É muito comum hoje em dia escutar falar ou ler em
revistas técnicas e jornais sobre Custo Logístico, mas você sabe ao certo o que é um
Custo Logístico? Se você utilizar a seção "Dicionário Log" do www.guiadelogistica.com.br verá que é
a somatória do custo de transporte, custo de armazenagem e custo de manutenção de
estoque, mas será que com esta informação você sabe apurar o Custo Logístico de sua
empresa?
Foi pensando nisto, que resolvi detalhar como chegar a cada um destes custos, para depois
sim você ter a certeza de que a somatória irá realmente representar seu Custo
Logístico.
Vamos explicar a seguir cada um dos componentes:
1) Custo de Armazenagem
Em primeiro lugar é bom esclarecer que este custo envolve a armazenagem (almoxarifado)
para matérias-primas e embalagens (produtos acabados).
Terá de considerar: salários, horas extras, encargos sociais, assistência
médica/dentária, cesta básica, transporte de funcionário, material de consumo (limpeza
e segurança), aluguel de imóveis, depreciação de equipamentos, depreciação de
imóveis, manutenção (peças de reposição/serviços), impostos/taxas/associações de
classe, manutenção (limpeza), restaurante, RH, mão de obra contratada,
impresso/material de escritório, despesa com seguro, energia e compra de bens duráveis.
Acho que engloba todas, mas se tiver mais alguma que não esteja acima, acrescente.
2) Manutenção de Estoque
Terá de pegar o saldo médio de estoque de cada item e multiplicar pelo custo de
fabricação. Chegará a um sub-total. Somar o sub-total de todos os ítens e multiplicar
pelo (x,x) % ao mês. Este (x,x) é o índice que o Financeiro de sua empresa trabalha.
Multiplicar o resultado por 12 meses. Se trabalhar em dólar, multiplicar pelo valor do
dólar vigente. Desta maneira chegará ao valor de Manutenção de Estoque.
3) Custo de Transporte
Se o transporte na sua empresa for terceirizado, considere o valor total pago ao(s)
terceiro(s).
Se for frota própria considere como custos: salários, encargos sociais, horas extras,
administração, assistência médica/dentária, cesta básica, vale transporte,
depreciação, manutenção (óleos e lubrificantes), restaurante, reformas mecânicas
(peças), pneus, combustível, despachante/multas, seguro obrigatório, seguro dos
veículos, seguro das cargas, licenciamento/IPVA e outros que possa ter.
Se trabalhar com meia frota própria e meia frota terceirizada, terá de somar as duas.
Depois de tudo calculado, somando-se 1 + 2 + 3 = Custo Logístico
Agora que já sabe como calcular o Custo Logístico de sua empresa, mãos à obra e depois
de apurado mostre a seu superior (supervisor, gerente, diretor, etc.) e tente reduzí-lo,
mostrando o seu plano de ação para tentar baixar cada componente de custo.
É importante ter conhecimento do seu Custo Logístico, pois afinal não podemos melhorar
aquilo que não mensuramos. Com números, tudo fica mais claro e poderá saber ao certo
onde está e para onde quer ir como meta.
Marcos Valle Verlangieri,
Diretor da Vitrine Serviços de Informações S/C Ltda.,
empresa que criou e mantém o www.guiadelogistica.com.br
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