Você é um profissional - ou só reclama?
Sua equipe está recheada de profissionais, ou de
gente que só reclama? E você: em qual das duas categorias acha que se encaixa?
De acordo com Dave Anderson, da Dave Anderson Coorporation (www.learntolead.com), aqui
estão 10 características que separam claramente os dois tipos. Leia a lista e, se
encontrar alguma coisa que você esteja fazendo negativamente, comece imediatamente a
mudar.
1) Reclamões apontam continuamente para coisas que estão erradas na empresa, e defeitos
nos seus colegas. Profissionais também apontam erros entretanto, com uma grande
diferença: eles também oferecem idéias e soluções para melhorar.
2) Reclamões têm uma mentalidade de escassez. Cada vez que alguém faz uma grande venda,
recebe uma bonificação, um aumento ou um computador novo, reclamões acham que acabou a
riqueza do mundo e eles nunca mais poderão receber algo de bom. Por outro lado,
profissionais têm a mentalidade da abundância. Eles sabem que existe muita riqueza no
mundo, totalmente disponível para todos que trabalham duro e fazem um bom trabalho.
3) Reclamões culpam coisas fora do seu controle e nunca assumem a responsabilidade sobre
coisas que realmente podem controlar. Profissionais mantêm o foco estritamente nas coisas
que podem controlar, e fazem o melhor para garantir seus resultados nessas áreas. Se não
conseguem os resultados planejados, assumem toda a culpa, sem ficar inventando desculpas
ou jogando a culpa nos outros.
4) Reclamões trazem seus problemas pessoais para o trabalho e fazem com que todos na
empresa saibam o que está acontecendo, afetando negativamente a sua performance.
Profissionais também têm problemas, mas eles sabem que seu lugar é fora do trabalho.
Eles não dizem ou contam coisas que podem distrair ou deprimir outros funcionários, e
afastam-se rapidamente daqueles que fazem isso.
5) Reclamões esperam que as coisas aconteçam. Profissionais fazem as coisas acontecerem.
Eles estão continuamente colocando coisas em movimento, para que as metas que querem
realizar sejam alcançadas o mais breve possível.
6) Reclamões usam a rejeição como desculpa para desistir. Profissionais usam a
rejeição como a validação de que estão fazendo algo diferente, sabendo que leva um
certo tempo para quebrar a inércia e preguiça das pessoas e, no processo, aproximam-se
cada vez mais de suas metas.
7) Reclamões são sempre pessoas que dão o mínimo e esperam o máximo. Fazem o mínimo
possível de esforço, e por mágica esperam de volta o máximo de resultados. Já os
profissionais são o contrário: esforço máximo e expectativas mínimas. Profissionais
fazem muito mais do que a obrigação e esperam nada em troca embora sempre acabem
sendo reconhecidos.
8) Reclamões somente dão duro quando estão com vontade. Profissionais trabalham duro
todos os dias, de forma dedicada e persistente. Eles fazem tudo ao seu alcance e não se
enganam (nem a empresa) fazendo corpo mole.
9) Reclamões têm a Síndrome do Eu. Eles são viciados nas suas próprias
expectativas e somente pensam neles mesmos. Profissionais sabem que para alcançar o
sucesso precisamos trabalhar em equipe, e que as necessidades do grupo sempre vêm antes
do que as necessidades pessoais.
10) Reclamões precisam de motivação contínua. São pessoas que precisam de
manutenção alta e atenção contínua. Profissionais são aqueles que motivam com
palavras, gestos ou exemplos. Não apenas cruzam a linha de chegada, mas fazem questão de
trazer o máximo possível de pessoas junto, compartilhando as alegrias da vitória.
E aí: que nota você se deu? E as pessoas que trabalham com você? Descobriu algumas
áreas onde você pode melhorar? Trabalhe nessas áreas e melhore rapidamente você
vai descobrir que profissionais, além de se divertir mais, também ganham muito mais
dinheiro do que reclamões.
Raúl Candeloro,
Autor dos livros Venda Mais e Negócio Fechado,
é palestrante, editor da revista Técnicas de Venda e
responsável pelo site VendaMais
www.vendamais.com.br
candelo@zaz.com.br
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