Revolução ou e-volução?
Comprar produtos através do comércio
eletrônico requer muito mais cuidados do que se pensa. É preciso saber se todos os
produtos e serviços que a empresa precisa para operar fazem ou não parte do produto
final, e se a empresa está gastando para se moldar à era cibernética ou está afundada
em papel e procedimentos manuais.
Produtos e serviços não relacionados com a produção (NPR - non-production-related)
recebem muitos nomes - indiretos, produtos não para revenda, não-listas de materiais ou
acessórios operacionais de reparo ou manutenção - mas, não importa como sejam
chamados, não há dúvida de que até recentemente, a compra de materiais não-produtivos
era desprezada.
A maioria das empresas subestima seus gastos com estes materiais e muitas os vêem como
itens não estratégicos, que preferem ignorá-los. Nem é de se surpreender, pois nunca
houve uma forma efetiva de gerenciá-lo na empresa.
Uma nova forma de fazer as coisas
As primeiras tentativas de gerenciar os suprimentos dos
materiais não-produtivos focalizaram a redução dos custos do processo, em
reconhecimento ao recurso desproporcional para gerenciá-lo - 80% do esforço para 20% de
valor é frequentemente citado.
Como gerenciar suprimentos de materiais não-produtivos é um problema de toda a
indústria, com um imenso mercado em potencial para a solução certa, os fornecedores,
independentes de software, se apressaram para tentar preencher esta lacuna. Pacotes para
iniciar a Internet foram seguidos pelos fornecedores de planejamento dos recursos da
empresa (ERP), mas estes perderam amplamente a significância da Internet e suas
tecnologias relacionadas, como uma nova forma para solucionar velhos problemas.
Entretanto, enfrentados pelo declínio das receitas pós-bug do milênio, os fornecedores
de ERP estão, agora, procurando soluções comerciais eletrônicas, como os suprimentos
eletrônicos como um programa de ampliação de vida do ERP.
A chegada das tecnologias empacotadas, combinando catálogos eletrônicos e gerenciamento
do fluxo operacional, tudo distribuído em intranets corporativas, fez com que as
organizações de grande porte, em particular, se dessem conta de que elas podem gerenciar
os gastos dos materiais não-produtivos.
Implementar um sistema de suprimentos eletrônico pode ser visto como uma solução
tecnológica para um problema de suprimentos a longo prazo, ou como o primeiro passo para
transformar uma organização em um comércio eletrônico.
Para empresas de grande porte, os suprimentos eletrônicos
são, provavelmente, a forma mais simples e de menor risco para explorar o comércio
eletrônico. Empresas novas de ampla visão identificaram que comprar tais produtos
eletronicamente evitaria criar infra-estrutura desnecessária e grandes departamentos de
suprimentos para servir a uma empresa de rápido crescimento.
Contudo, visualizando o sistema como uma solução de suprimentos ou uma ruptura no
comércio eletrônico, há questões cruciais que não podem ser desprezadas. Os
suprimentos eletrônicos são somente uma ferramenta, não uma panacéia para contratos
insatisfatórios e os desafios do gerenciamento da mudança não devem ser subestimados.
- Se os itens em um catálogo eletrônico foram negociados de forma insatisfatória, um
sistema de suprimentos eletrônicos irá, simplesmente, permitir aos usuários que
executem negócios ruins de forma mais fácil. Implementar os suprimentos eletrônicos sem
gerentes de materiais e uma estratégia de suprimentos, seria uma temeridade.
- Diferente da maioria dos sistemas de Tecnologia de Informação, que têm bases pequenas
de usuários, os suprimentos eletrônicos trazem uma mudança no atacado. No departamento
de suprimentos, será uma grande mudança para um pequeno grupo, como a mudança do staff
da administração para o
gerenciamento de fornecedores. Para o resto da empresa, será uma pequena mudança para um
grande grupo, como qualquer pessoa que compra produtos indiretos terá que começar a
utilizar um browser da Web, ao invés de fax ou telefone.
- Os processos de negócios poderiam mudar dramaticamente, à medida que os suprimentos
eletrônicos removem regras complexas postas em funcionamento para defender os processos
de papel. Com a capacidade de rodar uma trilha completa de auditoria em uma compra, as
organizações mais imaginativas estão tendo a visão de que os funcionários devem ser
confiáveis para ficar dentro de seus limites de autoridade e estão removendo a maioria
dos processos de verificação.
- Para que os suprimentos eletrônicos sejam um sucesso, os fornecedores precisam
concordar em fornecer e manter a alimentação eletrônica em um catálogo mestre que é
gerenciado, normalmente, pelo fornecedor do sistema, a empresa que compra ou um hub de
suprimentos terceirizado. A experiência dos primeiros que adotaram é que os fornecedores
estão muito dispostos a entrar em programas com a maioria dos clientes.
Onde residem os benefícios
Um caso de negócio típico é baseado em três propostas:
A cooperação dos fornecedores
é, portanto, essencial. Tipicamente, eles terão que investir na criação do catálogo,
e sua disposição em fazer isto dependerá do volume de negócios que, provavelmente,
realizarão.
Enigma de conteúdo
Até um determinado ponto, entretanto, há uma relação do
tipo o ovo e a galinha entre o conteúdo do catálogo e os volumes de transações. Os
fornecedores não investirão em catálogos completos, a menos que possam estar seguros
das transações; os usuários não comercializarão eletronicamente, a menos que possuam
catálogos abrangentes. Os compradores de alto volume podem assumir que seus fornecedores
cumprirão, mas pode ser difícil enfocar o comprar produtos de baixo volume sem usuários
desapontados.
Quando a empresa trabalha com catálogo somente por contrato, são oferecidos aos
usuários somente itens para os quais os contratos foram negociados. Para este trabalho,
eles precisam solicitar itens que não constam no catálogo. Estas solicitações são
roteirizadas para uma equipe de suprimento estratégico que direcionará o usuário de
volta ao catálogo ou fonte dos itens e os agregará ao catálogo.
Para uma organização de compras manter seu próprio catálogo de todos os itens é um
esforço de alto custo (estimado entre $1 e $4 por item de linha, por ano). Pela
aplicação da regra de 80% de esforço e 20% do valor, a empresa pode maximizar o volume
das compras em contrato e manter somente aqueles fornecedores que fornecem 80% dos itens.
Avanço rápido
Durante os próximos dois a três anos, a maioria das
principais organizações mundiais estará trabalhando em programas de suprimentos
eletrônicos. E, à medida que os riscos e prêmios de tais implementações tornarem-se
compreendidos, e fornecedores ficarem acostumados com esta nova forma de comprar, os
suprimentos eletrônicos farão uma cascata através do mundo comercial.
Alguns Conselhos Essenciais |
- O gerenciamento da
mudança é chave, e um programa precisa ser posto em funcionamento desde o início. - O patrocínio da alta gerência é crucial. - Comparado com uma implementação ERP, somente é necessária uma pequena equipe, com uma igual divisão entre informática e aptidões de gerenciamento da mudança. - Poderá ser necessário construir um caso de negócio para cada unidade de negócio, mas o retorno sobre o investimento, normalmente, leva isto direto ao ponto. - As unidades de negócios, tais como finanças, contabilidade e auditoria, tendem a dar aos suprimentos eletrônicos uma recepção entusiasmada. - Os requisitos de treinamento para a organização e fornecedores de suprimentos não devem ser desprezados. - A interface de ERP com a aplicação de suprimentos, e a configuração da própria aplicação, pode provocar problemas, principalmente com produtos mais recentes. - A adoção de fornecedores e gerenciamento do conteúdo são ocultos e precisam ser incluídos no caso de negócio. - Implementar um sistema de suprimentos eletrônicos não é, por si só, entregar benefícios: deve ser parte de uma estratégia de suprimentos com gerenciamento ativo de materiais. |
Suprimentos
eletrônicos de produtos e serviços indiretos - |
Conformidade | Alavancagem | Eficiência do Processo |
- Maior uso de
fornecedores preferenciais. - Gastos reduzidos. |
- Detalhes consolidados de gastos reais com cada fornecedor e cada produto. | - Carga administrativa
reduzida. - Remoção dos processos via papel. |
Conduz a | Conduz a | Conduz a |
- Mais produtos comprados a um melhor preço. | - Total poder de compras é alavancado. Categorias adequadas de produtos visando contratos de fornecedores preferenciais. | - Taxas reduzidas de
erros. - Tempo reduzido de processamento. - Uso reduzido de fax/fone, inventário reduzido no local. - Possibilitando Staff dedicado de suprimentos eletrônicos em atividades de valor agregado, tais como negociações de contratos. |
A empresa desenvolve soluções completas e personalizadas para cada cliente. Isso porque cada operação requer serviços diferenciados, de acordo com a necessidade do cliente. O acompanhamento é feito baseado no perfil de operação do cliente e, assim, ele consegue reduzir seus custos, pois elimina setores como o de conferência e manuseio de carga. |
out/2000
Edson Carillo Júnior,
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400 imam@imam.com.br
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