Ao falar em mudanças residenciais, industriais ou
comerciais, quem não se lembra da Lusitana e o seus caminhões baús com cores chamativas
verde e amarelo, com o seu nome e o slogan "O mundo gira e a Lusitana roda". Eu
vejo estes caminhões circulando pelas ruas e estradas desde os anos 60, mas pode ser que
esta sua estratégia seja até mais antiga. Seja que data for que começou, o importante
é que continua mais do que nunca uma estratégia super atual. Segundo a Associação
Americana de Caminhões, este tipo de propaganda é vista em 12 meses por 10 milhões de
pessoas. Se formos pessimistas, quanto a estes números no Brasil e considerarmos a
metade, teremos 5 milhões de pessoas vendo a propaganda em 12 meses. É um público
excelente para um "out-door ambulante", que vai até os mais remotos cantos do
País, deixando sua mensagem.
Muitas empresas ainda não se deram conta desta propaganda e mantém seus caminhões nas
cores originais, geralmente prateado nos baús e no caso das carrocerias do tipo sider, de
lona azul, com um pequeno logotipo ou apenas o nome da empresa, sem muitos detalhes como
por exemplo o telefone e o endereço do site (home-page). Outras empresas nem colocam nome
ou logotipo, pois segundo já ouvi de alguns donos de transportadoras, não é bom que
seus concorrentes estejam vendo e acompanhando onde estão trabalhando. Particularmente
não vejo, de uma maneira geral, motivos para esta justificativa. Acho que na fase atual
de terceirizações, as transportadoras até devem deixar uma parte da frota sem
propaganda nos caminhões, pois no momento que trabalham para uma empresa, seu caminhão
passa a ser temporariamente do cliente, e muitos clientes exigem caminhões sem o nome da
transportadora ou até com o seu próprio nome, o que acontece muito nas empresas de
laticínios, que na sua grande maioria terceirizou o serviço de distribuição nas
grandes cidades.
Outras empresas acham que não precisam mais fazer propaganda, pois já tem uma boa cota
de clientes. Isto é uma mentalidade totalmente errada, pois é necessário divulgar
sempre e estar sempre na mente do cliente/consumidor. Se fosse pensar desta maneira, a
Coca-Cola, a Nestlé e o Mc Donald's, por exemplo, não iriam mais fazer propaganda, já
que são conhecidos e vendem no mundo inteiro. Estas empresas que são administradas
com uma mentalidade de vanguarda, sabem que precisam estar sempre fazendo o marketing de
"fixação da marca" para que continuem crescendo cada vez mais,
conseguindo novos clientes e retendo os atuais. É o caso de empresas que anunciam no Guia
Log, maior portal de conteúdo sobre logística na Internet, que tem o maior número de
visitantes / usuários de profissionais dos setores envolvidos.
Assim é feito o mundo dos negócios e conforme o antigo provérbio popular "A
Propaganda é a alma do negócio", acrescento que "A Propaganda ainda continua
sendo a alma do negócio".
Marcos Valle Verlangieri,
Diretor da Vitrine Serviços de Informações S/C Ltda.,
empresa que criou e mantém o www.guiadelogistica.com.br
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