Logística na prática: Atividades da Armazenagem
O negócio da armazenagem agora envolve
atividades de terminar de montar, embalar e movimentar o produto. Chamamos isto de
postponement, ou adiamento da finalização do produto com customização. O armazém
atual (e para alguns do futuro) não estoca simplesmente o produto: ele desmonta,
remanufatura, reformula, coloca etiquetas / rótulos / marcas nos produtos, etc.
Algumas empresas estão estocando produtos num estado semi-acabado e executando
configurações após o pedido do cliente / consumidor ter sido recebido. Existem exemplos
na indústria de produtos eletrônicos, móveis, etc. Um importante desafio para este tipo
de armazenagem é a necessidade de atrair e reter uma força de trabalho altamente
competente.
Os exemplos do postponement e da customização exigem um nível mais elevado de aptidões
do que o recebimento, estocagem e expedição associados com as operações
convencionais do armazém. Tais aptidões encontram-se disponíveis, mas num mercado de
mão-de-obra semi-qualificada poderá ser necessário criar tais talentos internamente,
porque não podem ser encontrados.
COMPETÊNCIA | DEFINIÇÃO | O QUE ABRANGE |
Comunicar verbalmente | Comunicar um recado aos outros oralmente para assegurar que seja rebedido no formato pretendido. | 1. Usar linguagem que
possa ser entendida pelo receptor. 2. Usar um diálogo claro que possa ser ouvido e entendido. 3. Usar um volume e tom que acompanha as necessidades do receptor. 4. Abastecer com informação precisa. 5. Passar o recado ao receptor dentro do prazo que garanta que a informação ainda seja útil. |
Ouvir | Ouvir é efetivamente para assegurar que o que está sendo comunicado seja precisamente recebido. | 1. Ouvir aterntamente o
que está sendo falado. 2. Encorajar mais comunicação se o recado não é claramente entendido. 3. Entender também o que não está sendo "falado". 4. Ouvir idéias dos outros que podem ajudar na solução de problemas. |
Receber/realizar ligações telefônicas | Oferecer serviço de informação fazendo e recebendo telefonemas. | 1. Atender ligações
pronta e claramente. 2. Identificar-se e sua organização. 3. Cumprimentar aquele que telefona de maneira educada e registrar com precisão as suas necessidades. 4. Responder às perguntas ou recorrer a alguém que possa.. 5. Registrar os números de telefones com precisão. 6. Fazer ligações externas dizendo o propósito precisamente e claramente aos receptores. |
Ler/escrever correspondência | Receber e despachar a comunicação por escrito entendendo a mensagem. | 1. Ler as instruções,
boletins/sinais de segurança e entender o recado. 2. Escrever de maneira positiva exibindo um propósito claro. 3. Definir quando a comunicação escrita deverá ser usada oposta à comunicação global. 4. Verificar a informação num formato de leitura simples que possa ser entendido pelo público-alvo. 5. Verificar o diálogo quanto à acuracidade. 6. Verificar com o público-alvo se a mensagem foi recebida e entendida. |
Elaborar procedimentos de documentação | Preparar manuais, procedimentos e instruções de trabalho. | 1. Identificar manuais,
procedimentos e instruções de trabalho que precisam ser preparadas. 2. Avaliar exatamente o público-alvo para quem a informação é dirigida. 3. Elaborar a informação de maneira que possa ser entendida pelo público-alvo. 4. Verificar para que a informação esteja correta e seja entendida pelos receptores. 5. Monitorar os manuais, procedimentos e instruções de trabalho existentes para assegurar que o resultado desejado seja obtido. 6. Atualizar os documentos existentes para alinhar com as mudanças de necessidades da empresa/práticas de trabalho. |
Participar de reuniões | Negociar com os outros para alcançar um resultado, explorando alternativas que são aceitáveis por todos. | 1. Pesquisar os assuntos
por completo - coletar fatos. 2. Pesquisar a pessoa com quem está envolvido - questionar habilmente. 3. Saber como usar os fatos - ter cópias prontas para uma resposta imediata. 4. Fazer observações - assegurar o teor correto. 5. Obter a cooperação dos outros pela persuasão. 6. Encorajar o envolvimento dos outros. 7. Lidar com a percepção e fatos. 8. Manter o relacionamento, apesar do conflito de interesses. 9. Buscar o consenso. |
Organizar a informação | Pesquisar a informação coletando dados relevantes para definir assuntos/problemas. | 1. Identificar fontes de
informação. 2. Obter informações relevantes. 3. Analisar os dados pelos fatos e assuntos. 4. Registrar a informação levantada. 5. Avaliar a qualidade dos dados. 6. Aplicar técnicas para usar os dados e solucionar problemas. 7. Armazenar a informação de modo prático para uso. |
Trabalhar em cooperação com outros | Desenvolver estratégias para estabelecer e manter a confiança nos outros. | 1. Estabelecer e manter a
confiança e suporte aos subordinados. 2. Estabelecer e manter a confiança e suporte aos superiores. 3. Estabelecer e manter a confiança e suporte aos colegas. |
Alcançar e manter padrões | Planejar e alocar atividades e monitorar o desempenho. | 1. Auxiliar na
determinação das funções e responsabilidades de trabalho da equipe. 2. Auxiliar na determinação das necessidades e prioridades de trabalho. 3. Auxiliar no planejamento de uma atividade utilizando habilidades individuais e da equipe. 4. Auxiliar no estabelecimento dos procedimentos de monitoramento e agir para alcançar os objetivos. |
Edson Carillo Júnior,
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400 imam@imam.com.br
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