A embalagem na logística da cadeia do frio
Com a globalização, marco inicial de uma nova era na humanidade, o
homem pode obter, mais fácil e rapidamente, informações e trocar experiências,
sustentando assim, suas ambiciosas, porém inevitáveis conquistas.
O transporte passou, através de estudos e projetos logísticos, apoiados em sofisticados
softwares, a agregar mais valor aos produtos. O cuidado muitas vezes excessivo e o
manuseio necessário tornaram-se pontos fortes na rapidez e na qualidade final dos
produtos, principalmente no transporte de produtos da cadeia do frio.
Frutos do mar frescos, flores, suprimentos médicos críticos e perecíveis, entre outros,
exigem total e diferenciados cuidados, implicando em veículos e embalagens especiais,
garantindo por mais tempo sua qualidade e proteção.
O mercado de transporte de produtos da cadeia do frio tem encontrado inúmeros e
frequentes desafios face às tendências comerciais e às exigências seletivas dos
consumidores. O frescor e a aparência dos alimentos, a exuberância natural das flores e
a eficácia de um medicamento dependem da qualidade do serviço do transporte e da
adequação da embalagem à sua necessidade imediata.
Aspectos fundamentais, como acondicionamento, temperatura, níveis de umidade e a
captação de odores, podem deteriorar ou mesmo tornar inadequado o uso de produtos, como
é o caso de kits para teste de sangue, que possuem reagentes, e frutos do mar que, caso
sofram oscilação de temperatura, podem causar sérias e complicadas intoxicações
alimentares.
Os desafios logísticos da cadeia do frio exigem exaustivos projetos e adaptações
tecnológicas para minimizar tempo em trânsito, controlar temperaturas, promover
movimentações inteligentes e, com a ajuda de softwares, combinar e agendar entregas com
prazos definidos, garantindo assim, a validade do produto.
Caminhões refrigerados ou "reefer"e vôos "non stop", utilizados no
transporte de alimentos ou mesmo arranjos florais, garantem a rapidez e o frescor dos
produtos. A entrega, que poderia durar semanas, agora demora dias. Uma importadora de
flores nos Estados Unidos, por exemplo, pode colocar um pedido para um cultivador de
tulipas na Holanda na 3ª feira à tarde e recebê-las na 5ª feira, num destes vôos.
E, nestes desafios encontrados pela cadeia do frio, a embalagem pode servir ou representar
muito mais do que um simples meio de comunicação ou promocional.
Necessariamente, a embalagem deve oferecer segurança, proteção, formato e dimensões
adequadas para melhor aproveitamento do espaço no transporte e dela própria, bem como
proporcionar a adaptação correta do material.
Materiais plásticos transparentes e térmicos podem ser facilmente produzidos,
acondicionados e transportados, assim como as embalagens em gel, garantindo e mantendo
certas temperaturas ideais a determinados tipos de produtos.
O transporte de produtos, como frutos do mar, é feito através de contêineres LD3, que
devem ser adequadamente embalados para assegurar a qualidade. As caixas devem estar
forradas com materiais absorventes e impregnadas com cêra. Muitas possuem até quatro
camadas de espessura para garantir certos perecíveis.
Caminhando a passos largos rumo à superação dos limites e desafios é que o homem
realiza suas conquistas, tornando suas antigas vaidades nas mais necessárias e
importantes realidades.
Icaro Vanelli Muniz,
Assessor em marketing empresarial e desenvolvimento de embalagens
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