Rodoanel de São Paulo, um sistema logístico de primeiro mundo
Quando as marginais Pinheiros e Tiête
foram idealizadas, tinham como finalidade fazer um anel viário em volta da cidade,
evitando-se assim, a entrada no tráfego urbano de caminhões, carretas e ônibus, que
estavam de passagem por São Paulo. Hoje em dia, as marginais não tem nada de
"marginais", pois com o crescimento da cidade, ficaram dentro da zona urbana.
Agora um novo anel viário está sendo criado para ter a mesma finalidade, porém com uma
abrangência muito maior, já que engloba algumas cidades da grande São Paulo. O Rodoanel
de São Paulo está sendo construido em quatro etapas, trechos Oeste, Sul, Norte e Leste.
Terá um total de pouco mais de 170 quilômetros de extensão e interligará cerca de 10
rodovias que chegam à São Paulo. Deverá estar totalmente pronto no final de 2008 com um
gasto estimado de R$ 3,2 bilhões.
O primeiro trecho é o Oeste e está em fase final. São 32 quilômetros de extensão e
interliga as rodovias Castelo Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Anhanguera e
Bandeirantes.
Com o Rodoanel, o estado de São Paulo mostra que além de aliviar o trânsito dos
veículos pesados que passam de passagem por São Paulo, estima-se que sejam mais de
700 mil por semana, está preparando um adequado sistema logístico, digno da maior cidade
do Brasil. O Rodoanel terá interligação com outros modais como ferrovias, hidrovias,
dutos, aeroportos e ligação para a rodovia Imigrantes que vai para o porto de Santos. A
Imigrantes também já está com suas obras avançadas para ampliação do trecho de
descida da serra.
Ao longo de seu percurso, terá áreas destinadas a serem terminais de cargas e locais
para o transbordo de mercadorias, já que muitas cargas para a cidade de São Paulo,
terão sua distribuição pulverizada em caminhões/veículos menores.
Nesta idéia de se afastar o trânsito pesado para fora da cidade, o CEAGESP também
deverá ir para algum ponto do Rodoanel, mas ainda não há definição a respeito.
Paralelamente o Ferroanel já está sendo construído, com aproximadamente 45
quilômetros. O trecho Sul interligará os trilhos da antiga FEPASA (hoje FERROBAN) com os
da antiga REFESA (hoje MRS Logística).
Na interligação com outros modais, haverão CLI's (Centros Logísticos Integrados), que
serão responsáveis pela operação intermodal de carga e descarga, ou seja, terá uma
eficiente troca de mercadorias entre os diferentes modais.
A demora de definir e começar uma obra deste porte, gera uma série de dificuldades
técnicas e aumenta o custo total, já que a cidade vai se expandindo de forma desordenada
e depois fica mais difícil conciliar tudo. Como solução aumentam o número de túneis,
viadutos, piscinões, canalização de córregos e desapropriações.
A idéia do Anel Viário que antecedeu o Rodoanel, começou a ser executado em 1993, mas
teve que ser interrompido por falta de verba. Em 1997, o governador Mário Covas retomou
este assunto e em 1998 reiniciou esta obra, já com um projeto mais atual e abrangente do
ponto de vista logístico, então denominado Rodoanel de São Paulo.
Fica aqui uma modesta opinião, de que quando inaugurado, deveria ser batizado de
"Rodoanel Mário Covas", como uma homenagem a quem tanto batalhou para buscar
recursos para que este projeto saísse do papel e trouxesse mais progresso para o estado
de São Paulo.
As grandes cidades do Brasil devem buscar recursos para fazer o quanto antes seus anéis
viários, integrados com outros modais. Afinal, o futuro de um país que quer ser de
primeiro mundo, está diretamente ligado com a sua eficiência em logística.
Características de traçado |
Velocidade diretriz | 100 km/h |
Distância de visibilidade | 160 m |
Raio mínimo de curva horizontal | 375 m |
Superelevação máxima | 8% |
Rampa máxima | 5% |
Rampa mínima | 0,5% |
Gabarito vertical | 5,5 m |
Largura da faixa de rolamento | 3,6 m |
Largura do acostamento | 3,0 m |
Largura do canteiro central | 11 m |
Largura do refúgio | 1,0 m |
Faixa de domínio | 130 m |
Fonte: Dersa
Trecho | Início | Até | Extensão (m) |
Oeste | Régis Bitencourt Raposo Tavares Trevo da Padroeira Castello Branco Anhanguera Bandeirantes |
Raposo Tavares Trevo da Padroeira Castello Branco Anhanguera Bandeirantes Av. Raimundo P. Magalhães |
6.100 5.100 5.800 7.700 3.600 3.700 Total do trecho 32.000 |
Norte | Av. Raimundo P. Magalhães Fernão Dias |
Fernão Dias Presidente Dutra |
21.300 26.630 Total do trecho 47.930 |
Leste | Presidente Dutra Ayrton Senna SP66 - Estr. Velha Rio - SP |
Ayrton Senna SP66 - Estr. Velha Rio - SP Avenida Papa João XXIII |
6.400 7.130 27.100 Total do trecho 40.630 |
Sul | Avenida Papa João XXIII Anchieta Imigrantes |
Anchieta Imigrantes Régis Bitencourt |
10.200 6.440 37.100 Total do trecho 53.740 |
Extensão Total do Rodoanel |
174.300 |
Fonte: Dersa.
mar/2001
Marcos Valle Verlangieri,
Diretor da Vitrine Serviços de Informações S/C Ltda.,
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