16 maneiras de estimular a criatividade na sua
empresa
A chave para aumentar a criatividade em qualquer
organização é ajudar as pessoas a começar a agir como criativamente como um grupo. Mas
como?
Suponha que você queira ser um artista. Você pode começar a comportar-se como um
artista pintando todos os dias, por exemplo. Você pode não tornar-se um Van Gogh, mas
provavelmente vai tornar-se muito mais um artista do que qualquer outra pessoa que não
tenha tentado. Da mesma maneira, as pessoas numa empresa podem tornar-se mais criativas se
começarem a se comportar criativamente.
Michael Michalko (michalko@ frontiernet.net), autor do livro Thinkertoys
(ainda sem tradução no Brasil), diz que existem 16 maneiras de estimular a criatividade
numa empresa veja qual delas pode ser aplicada à sua realidade (seja criativo!):
- Melhore todos os dias
: Peça para os membros da sua
equipe melhorarem um aspecto de seus trabalhos todos os dias, focando nas áreas que
estejam sob seu controle. Ao final do dia, faça com que se reunam e pergunte o que
fizeram de maneira diferente ou melhor - do que no dia anterior. (Isso também pode
ser feito por períodos um pouco mais longos, como uma semana ou mês, por exemplo. Basta
você escolher um tema prospecção, por exemplo, e fazer a Semana da
Prospeção Criativa, ou coisa parecida. As melhores histórias podem ser
aproveitadas pelo resto da equipe. Depois, é só escolher outro tema, e assim por diante.
Depois de um certo tempo, vocês vão descobrir dezenas de técnicas criativas e
eficientes de vender melhor).
Pendure um edital de brainstorming: Coloque um
quadro de avisos numa área central e encoraje as pessoas a participarem com idéias.
Escreva um tema ou problema numa cartolina colorida e cole-a no centro do quadro.
Providencie notas do tipo Post-it (autocolantes) para que as pessoas possam escrever e
colar suas idéias no quadro. Exemplo: suponhamos que os vendedores da sua empresa
deparem-se regularmente com um certo tipo de objeção. Descreva a situação na cartolina
colorida, cole-a no quadro criativo, e deixe todos os funcionários da empresa
participarem com idéias e sugestões.
Promova uma Loteria de Idéias: Dê um cartão
numerado para cada pessoa que tiver uma idéia criativa. No final do mês, compartilhe
todas as idéias com sua equipe. Faça um sorteio e dê um prêmio para quem tiver o
cartão premiado.
Crie um Cantinho da Criatividade: Crie na sua
empresa um local (de preferência uma sala) onde as pessoas possam ir para pensar
criativamente. Coloque no local livros, vídeos e jogos que estimulem a criatividade.
Algumas empresas chegam a decorar esse tipo de área com fotos de funcionários quando
eram bebês, reforçando a idéia de que todos nascemos espontâneos e criativos.
Inspire através de ícones: Peça às pessoas para
colocarem em suas mesas objetos que representem sua própria interpretação pessoal do
que é a criatividade no trabalho. Por exemplo, uma bola de cristal para representar o
planejamento do futuro, pilhas ou baterias novas para simbolizar energia criadora, etc.
Almoce com propósito: Encoraje almoços semanais,
com no máximo 5 pessoas, só para fazer um brainstorming. Primeiro, peça que leiam
alguma coisa sobre criatividade. Se for um livro, peça que cada um leia um capítulo
diferente. Assim cada pessoa vai ter uma perspectiva diferente sobre como aplicar a
criatividade na empresa. Convide pessoas criativas da sua cidade para almoçar com o
grupo. Peça-lhes para sugerirem como ser mais criativo no que vocês fazem na empresa.
Use Agendas de Idéias Brilhantes: Dê a todos
uma agenda de idéias brilhantes, e peça que escrevam três idéias por dia,
durante um mês, sobre como melhorar as vendas. No final do mês, recolha as agendas e
categorize as idéias. Discuta-as depois com seu grupo, decidindo quais as melhores e como
implantá-las.
Organize a Semana das Idéias Estúpidas:
Faça com que ter idéias seja divertido. Organize uma Semana das Idéias
Estúpidas e promova um concurso. Coloque as idéias em algum lugar visível, e
depois façam uma votação e premiem a idéia mais estúpida apresentada. Todos vão se
divertir e, no processo, você vai descobrir que algumas idéias não eram tão estúpidas
assim...
Cultive a Criatividade por Comitês:
Estabeleça voluntariamente um Comitê Criativo para discutir e implantar boas
idéias apresentadas pelos funcionários. O comitê pode ter alguma forma pública de
demonstrar como andam as idéias na empresa (um termômetro, por exemplo). Reconheça e
premie as pessoas de acordo com a quantidade e a qualidade de suas contribuições
criativas.
Crie o Clube dos Campeões: Pegue um corredor
da sua empresa e transforme uma de suas paredes no Clube dos Campeões.
Coloque fotos das pessoas cujas idéias tenham sido implantadas, junto com um parágrafo
descrevendo a idéia e os benefícios que ela trouxe para a empresa.
Misture cérebro esquerdo e direito: Quando fizer um
brainstorming em grupo, tente dividir as pessoas em pensadores com o lado esquerdo
(racionais) e lado direito (intuitivas). Peça aos racionais sugestões práticas,
convencionais e lógicas. Peça aos intuitivos para sugerirem coisas ilógicas e pouco
convencionais. Depois combine os grupos e discutam as sugestões.
Proponha cotas de idéias: Garanta a criatividade
dando a cada funcionário uma cota semanal (por exemplo, uma idéia por semana). Thomas
Edison usava este sistema. Sua cota pessoal era uma invenção pequena a cada 10 dias e
uma grande invenção a cada 6 meses.
Exija ingressos criativos: Faça com que seja
necessário trazer uma nova idéia para poder participar de qualquer reunião. A idéia
deveria focalizar algum aspecto de seu trabalho diário, e como isso pode ser melhorado.
Mude de Sim, mas... para Sim,
e...: Alguém oferece uma idéia durante alguma reunião, e as pessoas já
começam a dizer sim, mas.... Para mudar essa mentalidade, quando alguém
disser sim, mas..., peça à pessoa que troque essa frase por sim,
e..., continuando onde a pessoa que deu a sugestão havia parado.
Peça sempre 3 soluções: Funcionários não
deveriam perder tempo pensando sobre como uma coisa não vai funcionar ou não pode ser
feita. Ao invés disso, deveriam pensar sobre como fazer alguma coisa funcionar, e então
agir. Exemplo: peça aos seus funcionários uma lista de 3 objetivos ou tarefas que eles
acham que não podem ser feitos. Depois, peça que criem 3 soluções para cada um desses
problemas. Depois, não seja preguiçoso: faça você mesmo a sua lista
impossível e resolva-a!
Procure por ajuda externa: Jonas Salk, o doutor que
desenvolveu a vacina que erradicou o pólio, regularmente convidava homens e mulheres das
mais diversas formações para participar de suas sessões em grupo. Ele sentia que isso o
ajudava a desenvolver idéias que normalmente não surgiriam se o grupo fosse muito
homogêneo e parecido. Estratégia: convide pessoas de outros setores da sua empresa para
as sessões de brainstorming, e pergunte-lhes como elas resolveriam o seu problema (isso
também pode ser feito com clientes!).
Lembre-se: toda idéia, de certa forma, é uma
contribuição. Agradeça a todos que participarem com sugestões, mesmo que estas não
sejam implementadas. Afinal, essas pessoas poderiam muito bem ter ficado quietas no seu
canto. Ao dar uma idéia ou sugestão, as pessoas estão de certa maneira se expondo, o
que nem sempre é agradável. Ao agradecer a todos que participarem, você estará
estimulando um ambiente mais criativo e descontraído, ao mesmo tempo que sinaliza a todos
que está aberto para contribuições e novas idéias. Por isso premie as melhores
idéias, e agradeça as outras. É a melhor maneira de garantir um fluxo constante de
energia criativa na sua equipe.
Raúl Candeloro,
é palestrante e editor da revista Técnicas de Venda®,
além de autor dos livros Venda Mais e Negócio Fechado
e responsável pelo site VendaMais® www.vendamais.com.br
candelo@zaz.com.br
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