Como assegurar o sucesso de um Projeto
Você já deve ter ouvido algum
caso de erro em projeto ou na construção de uma fábrica, armazém, compra de um
equipamento, software, até mesmo de implementação. Provavelmente houve uma fase de
busca dos culpados e não é difícil ver várias pessoas acusando ou defendendo-se. Se os
erros foram cometidos por pessoal interno, várias penalidades devem ter sido aplicadas,
desde uma advertência até uma demissão sumária.
E quando se trata de uma empresa fornecedora de equipamentos, do tipo que promete resolver
integralmente o problema - "deixa conosco" - , apresentando uma solução
tendenciosa, em que especifica somente produtos de sua linha de fabricação, ou de
parceiros com quem estão previamente acordados? Em virtude da carência de profissionais
especializados, as empresas que estão à procura de uma solução podem apostar em uma
dessas "soluções milagrosas", pagando um preço elevado, pois ao acreditar na
resolução de seus problemas de Movimentação e Armazenagem de Materiais podem é estar
adquirindo novos problemas de gerenciamento de recursos.
E se o projeto foi executado por alguma empresa de Consultoria? Mesmo com a
"Qualidade Total" ainda continua válida a expressão "errar é
humano", principalmente num ambiente de urgências e atrasos em que sabemos que a
pressa é inimiga da perfeição. Você já parou para avaliar o que colocou no contrato,
qual a garantia de que sua empresa irá receber ou ser indenizada pelas consequências
deste erro? Será que ela tem um capital suficiente para assumir isso?
Esta é uma das razões que levam apenas algumas empresas a serem de fato consultorias em
Logística, Movimentação e Armazenagem, cobrando um preço justo e proporcional à sua
competência. Sendo assim, deve-se estar ciente dos riscos que sua empresa correrá caso
contrate serviços sem garantias.
Muitos destes erros, alguns até mesmo grosseiros, tem suas causas raízes em diversos
fatores. Acredita-se que muitos erros acontecem na fase inicial - durante a coleta de
dados, onde não foi dedicado tempo suficiente para esta tarefa, ou que os mesmos não
foram validados pela empresa. Pior ainda é quando o gerente de contratação do projeto
da empresa cliente é transferido ou até mesmo deliga-se da empresa e, por falta de
informações formalizadas, o novo gerente, ao assumir, altera as premissas básicas do
projeto, acarretando demora nas aprovações, aquisições ou até mesmo nas
implementações. Há casos em que a falta de atualização das premissas do projeto
praticamente invalidam a implementação, devido a um crescimento acima do previsto na
demanda, por exemplo.
Mas enfim, após o erro ocorrido em um projeto, inúmeras consequências são refletidas
para quem ficou fora do projeto, vê-se nesta fase, a grande oportunidade para difamar
todos os envolvidos, principalmente se forem concorrentes.
Esta postura de buscar os culpados e levar vantagem às custas de erros de outros, já
não tem mais espaço perante empresas sérias e que buscam desenvolver profissionais e
fornecedores parceiros.
Dentre as principais ações para se identificar e corrigir erros, assegurando o sucesso
de um projeto, pode-se citar:
- Discutir as soluções abertamente, logo que os erros
forem descobertos, sem se preocupar com os culpados, para evitar que se repitam;
- Detalhar todos os itens, premissas de soluções e
decisões tomadas pelos envolvidos;
- Coletar a assinatura de todos os envolvidos, até a mais
alta posição;
- Em uma eventual alteração de pessoas responsáveis,
registrar as alterações que foram devidas a uma nova orientação;
- Evitar a tendência de novos participantes que querem
mostrar serviço criticando o trabalho de seus predecessores;
- Estar atento para situações em que a gerência e
direção encontrem-se sorrindo apesar de as coisas estarem erradas. É provável que foi
encontrada a pessoa em quem será colocada a culpa e essa pessoa pode ser você!
Pouco se sabe de empresas que ajuizaram
ações cíveis contra seus fornecedores e até mesmo consultores, o que não resolve o
problema, apenas retarda uma compensação financeira após vencidos todos os recursos.
Portanto, o melhor neste caso é investir mais no projeto e no seu gerenciamento para que
possa eliminar todos os riscos de erros, através de uma adequada administração de
riscos e garantias.
Erros típicos de
projetos: |
- Alteração nas
premissas do projeto;
- Falta de critérios claros para escolha das melhores
alternativas de equipamentos;
- A decisão final fica a cargo de pessoas que não
participaram efetivamente do projeto;
- Gerenciamento das atividades/etapas do projeto mal
elaboradas;
- Economizar no projeto e planejamento da implementação;
- Obsessão por determinados sistemas ou equipamentos;
- Substituição dos profissionais durante a realização do
projeto;
- Desenvolver o projeto isoladamente à implementação;
- Ausência de profissionais com conhecimento técnico;
- Implementar o projeto com muitas alterações em relação
ao projeto original;
- Interesses pessoais se sobrepõem ao interesse do negócio;
- Falta de tempo para dedicar-se ao projeto. |
Daniel Georges Jehlen Gasnier,
Consultor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400 imam@imam.com.br
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