Alguns pontos para um melhor
gerenciamento do inventário
A previsão de vendas é um determinante-chave do
giro de inventário e nível de serviços, incluindo o tempo do ciclo para entrega do
pedido. Uma boa previsão de vendas significa ficar próximo do cliente para monitorar e
prever as flutuações sazonais e o ciclo de vida dos produtos. Além disso, exige
determinar os índices que melhor atendem aos clientes.
Gerenciar o nível de serviço ao cliente é o segundo pré-requisito para uma melhor
administração dos materiais. Os padrões de serviço ao cliente precisam ser
estabelecidos na consulta com clientes, de modo que suas necessidades sejam refletidas nas
taxas de reabastecimento e nos lead-times. Grande parte dos clientes espera um serviço
consistente e confiável.
Estabelecer e monitorar padrões de serviço e alertar os clientes antes que haja uma
falha em atender a estes padrões. E um relacionamento positivo com os clientes pode
frequentemente facilitar a substituição de um produto, ao invés de se ter uma venda
perdida quando ocorre a falta.
Os distribuidores fornecem o elo essencial entre o fabricante do produto e os clientes.
Isto significa que relacionamentos com os fornecedores são tão importantes quanto
relacionamentos com os clientes. Os distribuidores precisam de desempenho de serviço
confiável e consistente para que os fornecedores atendam a seus próprios padrões de
desempenho de serviços ao cliente.
Muitas empresas oferecem descontos para estimular pedidos maiores ou pagamentos à vista.
Todavia, do ponto de vista do distribuidor, o gerenciamento eficaz do inventário
significa minimizar as quantidades por pedido e maximizar a frequência dos pedidos,
levando em consideração os lead-times do fornecedor.
O equilíbrio entre os objetivos conflitantes dos fornecedores e distribuidores exige um
relacionamento íntimo de trabalho entre os dois. A comunicação aberta dos contatos
pessoais em todos os níveis frequentemente fornece importantes benefícios para o
gerenciamento dos inventários do distribuidor, incluindo pedidos maiores, descontos
promocionais e melhores prazos de pagamento.
Ademais, um intenso relacionamento de trabalho com fornecedores importantes pode criar
oportunidades para venda por consignação ou devoluções de excessos ou de itens
encalhados. Contudo, para desenvolver e manter um intenso relacionamento de trabalho com
fornecedores importantes é preciso basear-se, também, em informações sólidas - e isto
significa manter um sistema de "puxar" as necessidades dos clientes através de
um eficiente sistema de resposta rápida.
Outro ponto é estabelecer objetivos realísticos para o giro de estoques. Políticas de
inventário devem ser estabelecidas com base no giro projetado dos itens individuais da
linha de produtos. Idealmente, os responsáveis pelo controle dos níveis de inventário e
satisfação dos padrões de serviço aos clientes devem ser responsáveis pelo
cumprimento das políticas, inclusive para os períodos sazonais.
O gerenciamento efetivo dos estoques do distribuidor também requer uma apreciação dos
custos de manter inventário e dos custos de transporte. A distribuição entre os custos
do capital investido e os custos operacionais é importante para uma tomada de decisão
sobre os níveis de estoque. O equilíbrio destes custos é o que determinou - há quase
um século - o famoso lote econômico, ou quantidade econômica por corrida de produção
ou compra.
Excelentes sistemas de informação são um ótimo pré-requisito para a efetiva
administração dos materiais. Informações acuradas e pontuais sobre a demanda, saldos
em estoque, níveis de serviço (de fornecedores e clientes) e quantidades sugeridas para
reposição podem fornecer aos gerentes uma posição competitiva no gerenciamento dos
materiais.
Finalmente, o efetivo gerenciamento dos inventários exige disciplina para acompanhar
políticas e procedimentos relativamente simples, mas de modo cuidadoso e consistente.
treinar operadores com base na administração de estoques - e implementar sistemas
específicos de inventário na empresa, como também procedimentos - pode minimizar os
efeitos adversos.
Daniel Georges Jehlen Gasnier,
Consultor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400 imam@imam.com.br
Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .