Na seção "Dicionário Log"
do Guia Log defino a logística como sendo o sistema de administrar qualquer tipo de
negócio de forma integrada e estratégica, planejando e coordenando todas as atividades,
otimizando todos os recursos disponíveis, visando o ganho global no processo no sentido
operacional e financeiro. Com esta definição podemos notar que serve para ser utlizida
em qualquer ramo de atividade e não somente para transportes, distribuição e
produção, como muitos pensam. Aliás é interessante ver que cada um enxerga a
logística de um jeito e até a chamam muitas vezes de "logística integrada",
quando querem dizer que está agindo na empresa em vários setores. Na verdade, dizer
logística integrada é redundante, pois a logística tem como característica principal
de ser integradora. O importante é que cada vez mais seu conceito tem sido compreendido e
utilizado, fazendo com que seja o grande diferencial de performance para o sucesso das
empresas.
Nós que somos profissionais de logística, consequentemente ganhamos muito com isso, pois
de repente ficamos muito valorizados no mercado e procurados pela imprensa, que de uma
maneira geral quis entender mais sobre esta "novidade" que veio junto com o
e-commerce.
Qualquer empresa que vendia pela Internet, achava que era só vender pela tela, confirmar
o pagamento e depois sim ia providenciar o atendimento, como correr atrás do produto,
adquirir e despachar pelo correio. Saber se realmente tinha estoque daquele item, separar,
embalar, etiquetar, despachar, acompanhar (monitorar) a entrega e administrar a logística
reversa em caso de troca, era puro detalhe. Muitas empresas ponto com que trabalhavam
assim, fecharam e só sobreviveram as que adequaram rapidamente a sua logística, passando
a ter um domínio completo de toda a sua cadeia de abastecimento. Foi aí que esta palavra
apareceu em todos os meios de mídia, pois a notícia era "a culpa de não entregar
os itens comprados no prazo é da logística". Na verdade a culpa era pela falta de
logística nas empresas.
Hoje em dia, os benefícios de uma logística bem feita, já estão tão reconhecidos e
valorizados, que todos os setores já estão aderindo a esta maneira de administrar seus
negócios.
Enquanto no passado ter departamentos ou profissionais de logística era coisa de empresas
do setor de transportes e produção, hoje podemos notar que muitas instituições
financeiras, hospitais, grandes magazines e outros setores estão procurando profissionais
de logística para adequarem suas administrações.
Em uma cidade como São Paulo, os profissionais de logística trabalhavam mais retirados
dos centros de escritórios, pois as fábricas e transportadoras se situam na periferia e
cidades da grande São Paulo. Hoje com a mudança de perfil das empresas solicitantes de
profissionais de logística, é comum vê-los trabalhando nas regiões da Paulista
(coração financeiro de São Paulo), Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olimpia (região das
ponto com de São Paulo), Berrini, Centro Empresarial, etc.
Até para as consultorias especializadas em projetos de logística, houve uma mudança de
perfil de consultas e clientes. Muitas que ministram cursos ligados ao setor e escolas de
logística puderam notar a presença de participantes de outros departamentos, que no
passado nunca frequentariam tais cursos.
Há dois anos e meio atrás, moradores do edifício onde moro, souberam que eu era
profissional de logística e me convidaram para participar como candidato a síndico, já
que estavam descontentes com a administração do então síndico e com os consecutivos
aumentos de condomínio, que não viam reverter em obras necessárias e para as devidas
manutenções. Nunca tinha pensado em ser, mas aceitei concorrer e encarar mais este
desafio. Ganhei com 3 vezes mais votos do que o concorrente a reeleição. Tive muito
trabalho no começo, pois pude verificar ao assumir, a péssima administração que estava
sendo feita. Com a visão sistêmica de um profissional de logística, fiz todas as
pequenas e grandes obras necessárias e outras visando economia, obedecendo uma ordem de
prioridade, já que tinha como meta fazer tudo sem onerar ainda mais os condôminos.
Conclusão, nos dois anos de gestão consegui fazer tudo e durante este período não
houve aumento de condomínio. Só para exemplificar melhor, em 1999, instalei sensores de
presença nas garagens, que ficavam acesas 24 horas e lâmpadas frias em todas as áreas
cobertas do térreo. Estas duas obras geraram uma economia de 45% no consumo de luz do
edifício. Em fevereiro de 2001 fui reeleito. No dia 05/06/2001 o edifício foi matéria
do telejornal da TV Cultura (emissora paulista), como sendo um exemplo de edifício que
teve visão de economia e racionamento.
É esta visão que faz o grande diferencial dos profissionais de logística, de não
esperar a coisa acontecer para depois só ficar "apagando incêndio".
Eu que criei e sou sócio da empresa que mantém um Portal de Logística na Internet,
notei as mudanças bem de perto e fiquei feliz, já que por mais de 22 anos trabalho no
setor e ao longo deste período escrevi vários artigos a respeito. Acho que ajudei de
certa maneira a disseminar a logística no Brasil, e portanto me sinto também
responsável pelo sucesso que ela representa agora, com o reconhecimento que conquistou,
de ser o novo diferencial empresarial na administração dos negócios.
junho/2001
Marcos Valle Verlangieri,
Diretor da Vitrine Serviços de Informações S/C Ltda.,
empresa que criou e mantém o www.guiadelogistica.com.br
.
Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .