OUTSOURCING
A empresa, ao decidir a melhor opção entre
performar uma atividade internamente ao invés de terceirizá-la com um especialista
("make or buy analysis"), deve iniciar sua análise reconhecendo quais são suas
competências essenciais ("core competencies").
As competências essenciais de uma empresa são aquelas em que a empresa serve de
referência ("benchmarking") para competidores e potenciais fornecedores.
Cada competência essencial é uma questão de conhecimento retido e não dos produtos ou
funções existentes.
São sustentáveis ao longo do tempo. Fazem diferença para o cliente.
Os benefícios em combinar atividades internas com atividades terceirizadas são
relevantes.
I ) Maximizando retornos através da concentração de investimentos no que a empresa sabe
fazer melhor: Competências essenciais bem desenvolvidas são fortes barreiras contra
competidores no presente e no futuro.
II ) Segundo e muito importante, é o uso de todo aporte de investimento e inovações que
o apoio terceirizado oferece.
III ) Terceiro, em mercados sedentos por inovações, a estratégia de parceria reduz
riscos e investimentos, criando maior rapidez na resposta às necessidades dos clientes.
"INSOURCING vs OUTSOURCING" : como regra geral, ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS PODERIAM SER CONTRATADAS DE UM ESPECIALISTA .
Para cada atividade não essencial que está sendo
desenvolvida internamente, com recursos próprios, a empresa deve analisar se não
compensaria desenvolver um apoio terceirizado para a mesma. A empresa deve medir
sistematicamente se compensa continuar com a atividade internamente.
Teoricamente, a atividade não essencial conta com as seguintes vantagens para a empresa
contratante, se comparada a performance "in house".
I ) O custo é menor ;
II ) A qualidade é melhor ;
III ) O especialista consegue atualizar-se tecnologicamente mais rapidamente ;
IV ) É sustentável continuamente .
Notar que, na prática, por motivo de falta de
amadurecimento dos potenciais fornecedores, a empresa decide por continuar a atividade
internamente, pois consegue ser mais produtiva do que se terceirizá-la.
CUSTOS TRANSACIONAIS
A empresa, ao decidir manter a atividade internamente, deve estar preparada para suportar
sua decisão com investimento contínuo em Pesquisa, Desenvolvimento de Pessoal,
Infra-estrutura, etc, para ser ao menos tão competitiva quanto o melhor fornecedor de
serviços que poderia contratar. Se não, fatalmente perderá essa competitividade ao
longo do tempo.
Um grande ganho em terceirizar é a economia de tempo por ter delegado o gerenciamento da
atividade, e poder estar mais focado nas atividades mantidas internamente porque são a
essência do negócio da empresa.
julho/2001
Rafael Herrera,
Sócio-Consultor da Prodix Projetos
cel. 9900-0169 (11)
prodix@prodix.com.br
www.prodix.com.br
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