Mude seu jeito de pensar e você muda sua vida
(e se não conseguir peça ajuda!)
A força dominante na sua vida é a maneira como
você pensa. Se você acha que vai ser um sucesso - ou não - vai estar sempre certo.
Então a primeira coisa que você tem que fazer é dar-se permissão para ter sucesso,
pois os maiores inimigos do sucesso são justamente seus próprios bloqueios pessoais.
Ser um sucesso significa perder o medo de errar, a vergonha (e raiva) de ouvir críticas e
simplesmente aceitar que as coisas têm mais de uma forma de serem feitas. Nem tudo na
vida é branco ou preto.
Milhões de pessoas viram uma maçã cair. Só Isaac Newton parou para perguntar
porquê? Assim ele pensou na gravidade, lançou suas famosas leis, e entrou para a
história. Mesmo assim, teve dezenas de críticos na época.
A vida não é uma coisa estática, parada. Vocês está sempre avançando em alguma
direção. Quando você acha que está tudo parado, mesmo assim o tempo estará passando,
junto com outras coisas, pessoas e circunstâncias.
A cada dia que passa, estamos sempre nos aproximando ou afastando dos nossos objetivos,
com maior ou menor velocidade. E você: está avançando na direção certa, na velocidade
certa?
Por exemplo, já sabemos que a melhor forma de enfrentar um problema é enfrentá-lo. Mas
a maioria das pessoas prefere empurrar com a barriga, para não ter que mudar
algo nas suas vidas. Na prática, não querem sair da sua zona de conforto, embora da boca
para fora o discurso seja o contrário. Lembre-se de que 'Eu não posso' é sinônimo de
'Eu não quero'.
Não temos que temer as novas idéias, mas sim as velhas. Se for para errar, que pelo
menos seja um erro novo. Por isso sempre é importante perguntar-se "É realmente
impossível, ou eu ainda nem tentei?".
Quem não muda não cresce. E quem não cresce não vive. Se você quer que as coisas
mudem na sua vida, mude os estímulos que recebe tanto do mundo exterior (estímulos
externos) quanto de si mesmo (estímulos internos).
A curiosidade geralmente ganha da inteligência, por isso sua mente precisa de novos
estímulos, que são depois armazenados na memória.
Ao receber novos estímulos diariamente, sua memória é acionada, combinando os novos
estímulos com os antigos, criando novas idéias e perspectivas diferentes.
O problema é que geralmente recebemos sempre a mesma coisa como alimento para
nossos cérebros. E muita coisa, sejamos sinceros, é simplesmente lixo.
Como melhorar isso de forma simples, sem complicar?
Uma das características das pessoas criativas é ter muitos interesses em diversas áreas
da vida. É o que os especialistas chamam de Princípio da Descontinuidade.
Então o melhor é desenvolver interesses variados, de preferência em áreas diferentes
do que seu trabalho. Por exemplo, leia revistas que não leria normalmente. Isso faz com
que seu cérebro receba informações que normalmente não receberia.
Outra coisa - quem foi que disse que você tem que reinventar a roda, ou resolver um
problema sozinho? Peça ajuda! Nossa sociedade faz parecer que fazer perguntas e pedir
ajuda é sinônimo de incompetência ou fraqueza. Nada pode estar mais longe da realidade.
Numa sociedade interconectada, é muito mais inteligente compartilhar conhecimentos. Pior
ainda são os que não podem ajuda porque acham que já sabem tudo. Citando Elbert
Hubbard, "A fórmula da ignorância perpétua é estar sempre satisfeito com suas
próprias opiniões e contentar-se com seus próprios conhecimentos".
Pense nisso: quais as pessoas, com as quais você têm contato freqüente, que poderiam
ajudá-lo a enriquecer seus recursos e informações disponíveis se você apenas
perguntasse? Quem poderia ajudá-lo a ser um sucesso?
O problema não é o problema. Como você encara o problema esse é o problema. Uma
bela história para ilustrar:
Uma criança tentava, em vão, levantar uma pedra enorme. Ao passar na sua frente, seu pai
deteve-se e ficou observando seus esforços. Finalmente, perguntou ao filho:
- "Você está usando toda sua força?"
- "Sim", respondeu a criança, exasperada.
- "Não, eu acho que não", disse o pai bem
sério, "porque você ainda não pediu a minha ajuda".
julho/2001
Raúl Candeloro,
Autor dos livros Venda Mais e Negócio Fechado,
é palestrante e editor da revista Venda Mais e responsável pelo site VendaMais
www.vendamais.com.br candelo@zaz.com.br
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