Postponement : Quando esperar até o último minuto é uma virtude
Há um velho ditado que diz: "por que deixar
para amanhã o que se pode fazer hoje?".
Os sistemas de postponement (postergação) mudam este ditado de cabeça para baixo e
perguntam: Qual segmento do meu armazém ou operação de manufatura posso adiar até
amanhã para obter hoje economia de inventário?
Pense nos sistemas de postponement, ou seja, como colocar os toques finais em um produto
praticamente acabado. "Você está mantendo o produto em seu denominador comum até
seu cliente colocar um pedido".
O denominador comum inclui todos os produtos que podem ser fabricados em uma forma
genérica e estocado, aguardando um pedido. A variação dos produtos vem na forma de
embalagem, acabamento, montagem de kit ou produto final (desde que a montagem final seja
simples) atrasando este passo final no processo até o pedido do cliente estar
disponível. Assim, o compromisso com a forma final, não importando se isto significa
aplicar um rótulo de marca da loja ou uma lata usando um tamanho diferente e na forma de
garrafa para uma loção para as mãos, pode ser adiado até o último momento possível.
O postponement pode também ser referido como a customização de massa.
Tradicionalmente, o postponement é uma salvação para os produtos de alimentos
enlatados, porque a produção deve ser processada logo após a colheita, mesmo se não
houver mercado para o produto.
Atualmente, os fabricantes de produtos que tem embalagem própria tão diversificados
quanto filtros de óleo, material de escritório e carpetes estão experimentando as
estratégias de postponement.
Como se parece o postponement? Veja o exemplo de um fabricante de roupas que produz
agasalhos. A demanda geral para este tipo de roupa pode ser prevista meses antes com base
nos padrões históricos de pedidos. As cores são outra questão, dependendo da moda.
Assim, o fabricante produz o volume de vendas previsto de agasalhos antecipadamente, mas
os cortes e montagens de todos eles em tecido branco que poderão ser tingidos segundo os
pedidos, posteriormente.
Quais são os benefícios principais do postponement? "A redução de
inventário".
Isto porque o postponement permite a você reduzir seu volume de inventário de produtos
acabados, enquanto que fornecendo um alto nível de serviço. Ao invés de manter um
grande estoque de um produto específico com diferentes rótulos e embalagem para uma
grande variedade de clientes, o postponement permite a você manter um inventário menor
em uma área de estocagem de produto semi elaborado em uma forma genérica logo antes da
expedição. Isto reduz a obsolescência em um mercado em rápida transformação, e perda
dos perecíveis.
Entretanto, ao retardar a montagem final, produzir a partir do pedido colocado, o lote
normalmente menor vai provavelmente induzir a uma produtividade, unitária e localizada,
maior.
Mas a estratégia de postponement não deve ser vista somente como uma forma para reduzir
inventário, mas, também, adicionar flexibilidade operacional em sua operação.
Os produtos de rápida movimentação são fáceis de estocar e expedir rapidamente.
Todavia, os itens de movimentação mais lenta não são tão previsíveis.
Para servir a seus clientes, uma indústria farmacêutica sempre manteve estoques de seus
produtos de movimentação mais rápida já embalados e prontos para expedição. Mas, ao
invés de rastrear um único SKU, a empresa controla centenas de SKUs do mesmo produto.
A solução: estocar o produto, como um SKU em uma forma genérica até a empresa receber
um pedido.
Quem disse que a postergação poderia ser uma virtude?
Características Operacionais: |
-
Estocagem de grandes quantidades de componentes genéricos e/ou idênticos de produto
acabado. |
outubro/2001
Daniel Georges Jehlen Gasnier,
Consultor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
imam@imam.com.br
Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .