Serviços logísticos oferecidos ao cliente
Diante das novas dificuldades de gestão frente a novos conceitos de
mercado fundamentados na competitividade.
Manter clientes tornou-se uma tarefa muito difícil para as organizações. Após extensos
trabalhos elaborados pelo departamento de marketing das organizações afim de captar
clientes, mantê-los torna-se um desafio que ultrapassa os elementos básicos de
administração que necessita cada vez mais de um alinhamento estratégico com o cliente
fundamentado numa logística eficiente para suprir as expectativas do cliente.
Mas como oferecer ótimos serviços sem agregar o custo final do produto ??? Esta
indagação é um novo desafio das empresas modernas que perceberam que os produtos não
são feitos somente de aspectos tangíveis como a qualidade, a durabilidade, e sua
natureza propriamente dita; mas também de aspectos como a pós-venda, a agilidade e
confiabilidade na entrega, a freqüência do serviço de entrega, etc.
Esta nova expectativa dos clientes onde além do produto, também estão comprando um
pacote de serviços embutidos no produto , trouxe a tona ao mercado uma tendência que
esta modificando substancialmente as operações logísticas e tornando-as uma ferramenta
fundamental para garantir os lucros nas organizações.
A grande dificuldade em oferecer serviços aos clientes é justamente não onerar os
custos do produto final ao agregar esta estratégia. Uma cadeia de suprimentos ajustada a
esta realidade e voltada ao cliente possibilitou algumas empresas ganharem uma maior
participação no mercado e consequentemente tornarem-se mais competitivas.
O grande empecilho deste processo é justamente personalizar os serviços sem onerar o
custo total desta dinâmica. Algumas empresas adotam um serviço único e
padronizado para todos os clientes, adotando uma teoria de que todos os clientes são
iguais. Na prática este processo adotado não funciona na maioria das organizações,
pois ao tratarmos de diferentes clientes, com necessidades diferentes, com dimensões
também diferenciadas, um serviço padronizado pode significar muito para um determinado
cliente e pouco para outro. Ou seja, para propiciar níveis de serviços logísticos ao
cliente deve-se segmentá-los dentro de um panorama logístico e personalizar os
respectivos serviços de acordo com as diferenças existentes entre os mesmos, projetando
serviços diferenciados afim de reestruturar as operações logísticas e garantir a
lucratividade do negócio, propiciando assim aos clientes, serviços adequados a sua
realidade sem perder a qualidade e tampouco diminuir o nível de atendimento.
Luiz Augusto Silva,
Gerente de exportações de empresa do setor Moveleiro e
professor Universitário de Comércio Exterior
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