"....a definição da melhor e mais adequada alternativa
logística para os transportes de importação, exportação e mercado interno, envolvendo
toda a infraestrutura de transporte existente".
A LOGÍSTICA MULTIMODAL pode ser
implantada em qualquer empresa e sua ação envolve o uso e o melhor aproveitamento
da atual INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE, ou seja, o meio físico através do qual e
pelo qual as mercadorias são transportadas.
Porquê então, a LOGÍSTICA MULTIMODAL deve ser considerada como uma estratégia
para os negócios? - Segue algumas observações relevantes:
Estas e outras situações nos fazem
questionar sobre o que pode ser feito para melhorar ou mudar a atual matriz, pensando no
futuro e nas complicações que teremos se continuar como está.
Diante desse quadro, cabe ressaltar a necessidade de se desenvolver o "pensamento
estratégico" considerando a situação da atual matriz de transportes, as políticas
governamentais que a afetam, as perspectivas futuras de investimento diante do crescimento
da demanda de carga e a necessidade de se reduzir custos para se manter competitivo numa
economia globalizada.
INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
No que tange à análise e desenvolvimento de
alternativas, a LOGÍSTICA MULTIMODAL está implicitamente relacionada com o entendimento
da INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES, tratada aqui como MULTIMODAL E INTERMODAL.
Multimodal porque implica no uso de todos os modais de transporte, como:
Ferroviário, Rodoviário, Marítimo, Hidroviário, Aéreo e Dutoviário.
Intermodal porque promove o intercâmbio entre os modais de transporte,
como: Terminais Ferroviário, Rodoviário, Hidroviário e Portuário; Aeroportos; Centros
de Distribuição; Armazéns Gerais; EADIs e TRAs.
É importante comentar também a diferença entre LOGÍSTICA
MULTIMODAL, TRANSPORTE INTERMODAL e TRANSPORTE MULTIMODAL. A primeira
abrange toda a infraestrutura existente e, com base nisso, define e aplica a logística
mais adequada a ser implantada. Quantos aos outros, sua interpretação é a
seguinte:
TRANSPORTE INTERMODAL - Transporte através de dois ou mais modais
com emissão de documentos independentes, em que cada transportador assume
responsabilidade por seu transporte. A responsabilidade da carga é do embarcador.
TRANSPORTE MULTIMODAL - Transporte através de dois ou mais modais
com a emissão de apenas um documento por conta de um Operador de Transporte Multimodal
que assume frente ao embarcador total responsabilidade pela operação da origem ao
destino.
ALTERNATIVA LOGÍSTICA - O TRANSPORTE FERROVIÁRIO
O transporte ferroviário é sem sombra de dúvida a
alternativa logística em evidência no momento. Apesar do ceticismo de muitos gerado na
maior parte pela simples falta de informação, é o que podemos chamar de
"transporte novo". Novo, porque vem de um processo de privatização recente e
está sendo operado por empresas profissionalizadas e que buscam resultados positivos.
Muitos investimentos já foram feitos e muito ainda há para se fazer.
No Estado de São Paulo a ferrovia participa atualmente com apenas 5,2% da carga
transportada, com isso percebemos a grande perspectiva de crescimento desse modal, o qual
está buscando ocupar cada vez mais espaço no transporte das cargas de maior valor
agregado como automotivo, carga geral, construção civil, containers, industrial,
petroquímico, etc.
E quais são as empresas ferroviárias que atuam no Estado de São Paulo?
BRASIL FERROVIAS, formado pelas empresas:
* FERRONORTE S/A
* FERROBAN FERROVIAS BANDEIRANTES S/A
* FERROVIA NOVOESTE S/A
* PORTOFER
FCA - FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA S/A
ALL - AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA
MRS LOGÍSTICA S/A
Através delas, pode-se enviar cargas para as
regiões nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, Mercosul (Uruguai e Argentina
alcançando também o Chile), Bolívia e para todo o mundo através do Porto de Santos e
outros portos.
Como identificar então, no contexto de cada empresa (embarcador), a perspectiva de
usufruir de uma logística envolvendo o transporte ferroviário? - Alguns
passos devem ser dados:
Nessa fase, informações importantes
são consideradas, tais como: fluxos, volumes, acondicionamento, tipo de vagão,
frequências, tempo de trânsito, custos atuais de frete, investimentos, armadores
(empresas de navegação), terminais portuários alfandegados, terminais retro-portuários
alfandegados, EADIs, CDs, armazéns gerais, terminais ferroviários, despachantes
aduaneiros, transportadores rodoviários, etc.
Com isto, ao definir a melhor e mais adequada
alternativa de transporte, a LOGÍSTICA MULTIMODAL contribuirá com:
OBSERVAÇÕES
Ao se fazer uma avaliação da logística atual para
verificar se o "modus operandi" é o mais adequado no momento,
considerando a existência de novas alternativas como no caso do transporte ferroviário,
deve-se também tentar responder algumas questões importantes como:
NA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
Qual o melhor local para desembaraço aduaneiro? - Terminal portuário, TRA, EADI ou em
fronteira?
Qual terminal disponibiliza o transporte ferroviário?
Qual terminal no interior ou o mais próximo da empresa recebe e expede trens e quais
serviços oferece?
A consolidação/desconsolidação deve ser feita em fábrica ou em terceiros?
Qual operação é mais adequada e vantajosa?
Qual é o custo dos serviços?
NO MERCADO INTERNO
Qual operação ferroviária existe para que se possa avaliar se aplica a uma necessidade
logística?
Conforme a região de influência, quem são as ferrovias e quais os serviços e projetos
que estão oferecendo ou vão implantar para atender a demanda de mercado interno? Quais
mercados poderão se beneficar?
Quais são os terminais ferroviários próprios e de terceiros? Onde se localizam? Quais
serviços e quais preços oferecem?
Estas e muitas outras indagações já
podem ser respondidas.
As empresas devem avaliar suas necessidades atuais de transporte e o impacto dos
custos de frete no resultado final; devem fazer um planejamento a longo prazo considerando
crescimento de mercado e a situação da atual matriz de transportes; devem considerar
aspectos como os que já foram citados neste artigo como aumento de combustível,
pedágios, situação das estradas, roubos, avarias, etc. e, dependendo do tipo da
mercadoria, do volume, dos fluxos e outros fatores, podem estar perdendo a
oportunidade de desenvolver, implantar e se beneficiar com a LOGÍSTICA MULTIMODAL.
GILSON AP. PICHIOLI*,
contato@logisticamultimodal.com.br
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