Presença na Internet (Parte I)
A Internet é a mais badalada, e a menos compreendida das tecnologias
Apesar da badalação, as vezes exagerada, não há razão para a Internet ser mal
compreendida. Para as empresas ela deve ser vista como um investimento e como tal,
deve gerar um retorno. Neste e nos próximos artigos, vamos tentar responder de forma
sucinta, a pergunta que qualquer empresário faria a alguém que lhe propusesse investir
na Internet:
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS QUE A INTERNET PODE GERAR PARA MINHA EMPRESA ?
Como resposta listei o que eu considero os 10 principais benefícios ou
aplicações para a Internet do ponto de vista das empresas. Note que essas
aplicações não são opções excludentes, mas sim complementares, e vão se
somando de forma a extrair da Internet o seu máximo potencial. Provavelmente para
algumas empresas, algumas das aplicações serão prioritárias em relação a outras.
Para as indústrias, as relações com os fornecedores, são importantíssimas, já
para as empresas de serviço as relações com o cliente são cruciais, e assim por
diante. Cada empresa, de acordo com suas características e necessidades deve
investir nas aplicações que maximizem seu investimento. Vamos ver cada uma
delas e seus benefícios.
Cerca de 90% das empresas tem atualmente, algum
tipo de presença na Internet. Mas uma parte expressiva delas tem apenas o que estou
chamando aqui de "Presença Institucional", ou seja, um site que mostra o que é
a empresa, suas atividades, produtos ou serviços prestados, localização, telefones para
contato, etc.. Uma espécie de brochura eletrônica de divulgação da empresa. Embora
esse seja um objetivo muito pequeno diante do potencial da Web, como veremos
posteriormente, a simples presença já traz resultados positivos em termos de
imagem de empresa moderna, atualizada, onde os funcionários podem se referir ao
site, podem utilizar cartões com o famoso www e o endereço eletrônico da
empresa... etc. Além disso, a existência do site já garante o recebimento de visitantes
e inclusive a possibilidade de contato e realização de negócios. O pessoal
das empresas ponto-com sabe muito bem que, dependendo do tipo de produto oferecido, de 30%
a 40% das visitas recebidas no site, chegam através dos buscadores, ou seja, alguém que
estava interessado em produto X entrou em um desses buscadores, digitou
essas palavras e caiu no site da empresa. A partir daí, pode ter achado o site
interessante, pode ter entrado em contato e mais um negócio ter sido concretizado.
Note que, quanto menor o nicho de mercado e especificidade da empresa, maior a chance da
empresa ser localizada e o negócio ser efetivado. Outro detalhe interessante é que os
visitantes chegam até você gratuitamente, uma vez que, por enquanto não se paga nada
para estar presentes nos buscadores. Então para resumir esse primeiro aspecto: embora de
forma limitada um simples site institucional já traz benefícios e, o mais
importante, é primeiro passo na Internet. A partir dessa presença, novas
aplicações e recursos podem ser adicionados buscando atingir outros objetivos.
Além de mostrar a empresa, você pode também mostrar de
forma detalhada a linha de produtos, suas características, atributos, preços, o
diferencial oferecido pelo produto em relação aos da concorrência e tudo o mais que
valha a pena destacar. É uma forma de pré-venda, na medida que o seu
visitante vai obter mais referências positivas sobre seu produto ou serviço. A
partir daí, o cliente pode contatar a empresa simplesmente clicando em um ícone e
enviando um e-mail, (clique aqui para receber mais informações sobre o produto)
solicitando a visita de um representante ou envio de informações mais detalhadas e
específicas. Note que a partir daqui, já estamos falando de uma característica
muito importante da Internet chamada interatividade que basicamente é a
possibilidade de realizarmos uma comunicação de duas vias, na qual o seu site
envia e ao mesmo tempo recebe informação de seu potencial cliente, diferentemente de
outros canais de comunicação como um folheto, uma revista, o rádio, ou a
televisão.
Podemos avançar um pouco na exploração das possibilidades oferecidas pela Internet, e
começar a usar o site de forma mais pró-ativa, buscando atrair novos clientes e expandir
os mercados através desse canal. Foi dito acima, que os buscadores são uma
excelente forma de captação de clientes na medida que funcionando como uma espécie de
radar, 24 horas por dia no ar, durante todos os 365 dias do ano. Mas além dos
buscadores, pode-se utilizar a Internet para realização de campanhas promocionais
utilizando uma mala-direta eletrônica, por exemplo. E aqui, não se trata do chamado
Spam, a prática de enviar milhões de e-mails não autorizados, que eu nunca
recomendaria para uma empresa ponto-com iniciante e muito menos para uma empresa
tradicional com um nome a zelar no mercado. Trata-se de uma mala direta adquirida de
empresa confiável, cujas pessoas concordaram em receber informações sobre determinados
produtos (grandes provedores e portais tem isso). Uma boa lista e cujos dados são bem
segmentados com alta concentração de clientes em potencial, possibilita um
excelente retorno das campanhas promocionais na medida em que o "target" ou
público alvo é definido com maior precisão. Outra alternativa de melhor retorno
ainda, é desenvolver o seu próprio mailing com as pessoas que já compraram da
empresa, ou que se registraram participando de concursos ou eventos promovidos com essa
finalidade de gerar prospects. Trataremos disso no próximo
artigo.
julho/2002
Dailton Felipini,
Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor e Professor de
Planejamento e Gestão de Empresas Ponto-com na Universidade Ibirapuera.
Editor do site: www.e-commerce.org.br
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