Existem
empresários que pensam que sabem tudo a respeito de marketing. Investem pesado na
decoração de suas lojas e nos materiais de divulgação. Acreditam, por
isso, que têm uma profunda preocupação mercadológica e estética.
Não se dão conta de que apesar de sempre tentarem fazer alguma coisa e
até gastarem bastante com isso, acabam não vendendo um conceito positivo e forte de suas
empresas. Isso acontece porque nem tudo o que eles fazem apresentam um conceito único,
uma identidade visual, ou seja, suas ações não são aplicadas respeitando um padrão
visual.
Pequenos pecados diários agem silenciosamente fazendo com que a identidade
da empresa seja aos poucos diluída, enfraquecida, perdendo a força e pior, refletindo a
imagem de uma empresa desorganizada, ultrapassada e amadora. Veja a seguir sete dicas
simples que irão absorver esses pequenos pecados, largamente praticados por muitas
empresas que, ingenuamente, acreditam estar praticando o bem:
1. Não seja preguiçoso e invente novas maneiras de divulgar promoções no ponto-de-venda. Será que você não consegue fugir do óbvio, descobrindo algo mais interessante do que apenas entupir sua loja com cartazes promocionais pendurados em tudo quanto é lugar?
2.
Seja esperto e não desperte a ira dos deuses da estética e do marketing, desrespeitando
a tipologia,
as cores ou as proporções da marca de sua empresa. Afinal de contas, por que um belo dia
você pagou a uma empresa para que criasse sua marca, cercada de todos os cuidados
necessários contidos em bom manual de marca?
3.
Não seja avarento na hora de optar por um orçamento. Lembre-se de que tudo que é bom
tem seu valor. Portanto na hora de decidir, pense qual será o custo versus benefício de
um investimento e não apenas em escolher o mais barato. Por que você acha que a gente
vê tanta coisa feia quando andamos pelas ruas, como letreiros em fachadas e frotas
pintados à mão e outras pérolas da anti-comunicação?
4.
Não seja guloso, querendo todo o espaço só para si. Comunicações exageradas acabam
funcionando contra. Entupindo os esgotos da cidade com toneladas de panfletos jogados nos
bueiros ou congestionando visualmente a cidade com faixas e placas sinalizadoras
espalhadas pelas ruas, sua empresa até pode se tornar conhecida, mas não exatamente da
forma que dá dinheiro.
5.
Não seja invejoso. Resista à tentação de copiar o que os outros fazem, alegando que
isso é pesquisa de tendências. Não é porque uma empresa vizinha tem um luminoso
gigante, com luzes vermelhas, letras douradas com um coração que muda de cor, que sua
empresa tem de ter um igual. Lembre-se de que a linha de comunicação das empresas nem
sempre é a mesma. Principalmente se a empresa vizinha é um restaurante e a sua, uma
livraria.
6.
Não seja orgulhoso, seja exigente. Admita que o trabalho da gráfica que você exigiu que
contratassem não é admissível. Ou você acha certo aceitar que deformem a marca ou que
apliquem o logotipo com cores diferentes só porque a tal gráfica que você recomendou
não possui as tintas especificadas?
7.
Não se deixe levar pela luxúria. Golpes baixos procurando atingir clientes abaixo da
cintura podem até funcionar na hora, mas a imagem da empresa fica comprometida. Para que
a comunicação seja eficaz, deve apresentar uma mesma linguagem, um conceito único e
claro, não ser apelativa. De que adianta colocar uma passista da escola de samba vestida
com duas fitas do Senhor do Bonfim rebolando e desfilando no stand da sua empresa, se na
capa do folder, estampa a foto da Rainha Elizabeth e o seu produto é destinado a matar a
fome das crianças da Etiópia?
Veja bem se a comunicação visual de sua empresa
está sendo feita com olhos clínicos. Analise se a imagem da sua empresa não está sendo
vítima de uma comunicação sem padrão e não pense que esses pequenos pecados são
exclusivos de pequenas empresas. Existe muita empresa grande que, apesar de investir
fábulas na mídia, pecam na hora da venda e seus vendedores não dispõem de cartões ou
blocos de anotações com o logotipo e as demais informações atualizadas para anotar
preço, código, nome e telefone da empresa para o cliente. Então eles rasgam um pedaço
de papel e escrevem ali, alguns garranchos e entregam satisfeitos e sorridentes. A imagem
concreta que se guarda da tal empresa é um pedaço de papel rasgado e rabiscado.
Cuidado, pois você pode não estar atento, mas lembre-se, seus clientes estão!
setembro/2002
Designer, consultor de Identidade Estratégica e diretor de Criação da DATAMAKER
DESIGNERS.
criacao@datamaker.com.br
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