"A
primeira impressão é a que fica".
Quantas vezes você já ouviu esta expressão? Assim sendo, tudo o que fizemos até agora
para praticar corretamente a venda está - neste instante - sendo testado. O que queremos
ao nos aproximarmos do nosso cliente ou quando ele se aproxima de nós (no caso de
trabalharmos atrás de um balcão)? Nesse momento, queremos conquistar sua confiança, sua
simpatia e seu tempo.
Mas como demonstrar que você é confiável, simpático e que merece o tempo dos clientes?
Existem seis maneiras para fazer isso competentemente:
Essas
são apenas seis das várias maneiras que você tem para cativar o cliente imediatamente
após a aproximação.
Conquistar pessoas é o principal talento de um profissional de vendas competente e
eficaz. Quando os preços são praticamente iguais e os produtos também, é isso o que
faz a diferença.
Pense no seguinte: quantas vezes você já ofereceu produtos com preços mais altos do que
os dos concorrentes e os clientes preferiram comprar os seus? Você não consegue nem se
lembrar de quantas vezes isto aconteceu, mas aconteceu.
E, quantas vezes, ao oferecer produtos a preço mais baixo na sua loja, você viu o
cliente preferir comprar no concorrente? Você também não se lembra, mas isto também
já aconteceu muitas vezes. Então o diferencial não é o preço? É claro que não.
Nós, da área de atendimento, por meio da nossa forma de atuação, é que representamos
o diferencial para a empresa.
Portanto, sempre que puder, tente descobrir mais sobre seu cliente: seus interesses,
hobbies, gostos, pontos de vista, etc.
Conseguir fazer com que o cliente queira ser nosso conselheiro em algum aspecto é uma
maneira bastante eficaz de conquistar a sua simpatia, sua confiança e seu tempo. É por
isso que ser bom ouvinte é extremamente importante.
É necessário saber fazer o cliente falar. Para isso, basta formular as perguntas certas.
Mas, cuidado! Jamais comece uma pergunta com a palavra "quanto", porque você
estará induzindo o cliente a pensar em custo. "Quanto" é uma palavra do
cliente, nunca do vendedor.
setembro/2002
É diretor do IPEB - Instituto Profissionalizante Eduardo Botelho e consultor na área de
Vendas.
botelho@eduardobotelho.com.br
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