Parece que a onda finalmente acalmou. Em todo o país, as empresas estão atentas ao
fato de que os custos logísticos freqüentemente representam sua despesa operacional mais
alta responsável por cerca de 10 a 35% das vendas brutas da empresa. As empresas
estão começando a considerar que a logística também tem um tremendo potencial
competitivo. De fato, ouvi recentemente que cerca de 80% de todos os diretores acham que
sua empresa deve ter alguma forma de estratégia logística.
Embora o meio empresarial esteja começando a
demonstrar interesse significativo na logística, continua a encarar a logística como uma
ferramenta técnica e, raramente, inclui profissionais da logística em equipes
multidisciplinares. Como resultado, continua mantendo a função logística somente como
suporte, negando algumas das vantagens mais lucrativas.
Por exemplo, quantas empresas imaginavam a logística
como uma ferramenta de marketing?
Quantas empresas pensaram em utilizar a logística
para melhorar seu preço? Um importante varejista de desconto certamente pensou. Apostou
em uma agressiva estratégia logística para altas economias de custo aos seus clientes.
Praticando o conceito de reabastecimento contínuo, eliminou a necessidade da maior parte
do espaço de estocagem e reduziu, significativamente, os custos de manutenção do
inventário. Ainda mais importante, ganhou
reputação nacional como o local para procurar e encontrar os melhores preços.
Finalmente, quantas empresas consideraram ter
profissionais de logística para ajudar a reprojetar sua embalagem? Provavelmente, um
operador logístico poderá dizer a você o por que de seus produtos estarem quebrados, ou
ainda como substituir as caixas danificadas, porque este operador movimenta o produto
diariamente e vê a embalagem enfraquecer em "primeira mão".
Não estou dizendo que não é importante ou benéfico
à empresa prestar atenção aos elementos táticos da logística. Concordo que o
pensamento atual de que grande parte da armazenagem, transporte e processos relacionados
são uma grande oportunidade de melhoria. Incentivo
as empresas a considerar, seriamente, qualquer coisa que as possibilite movimentar
materiais de forma mais inteligente, mais rápida e melhor.
Entretanto, se você deseja render o maior valor de sua
operação logística, você não pode parar aqui. Ao contrário, deve se fazer as
seguintes questões:
§
Quais novas capacidades podemos oferecer por meio da
logística?
§
Como a logística pode nos ajudar a criar mais valor
para nossos clientes?
§
O que meus profissionais de logística sabem que os
outros não sabem?
As respostas poderão surpreender você e também a
sua concorrência.
A logística jamais poderá ser tão estimulante
quanto um novo produto, como um novo slogan ou como a atenção que recebe uma nova forma
de embalagem (a menos, evidentemente, que você seja um profissional de logística).
Contudo, isto não significa que não poderá embalar melhor ou provocar o maior impacto
em sua linha de lucro.
O único ardil é que você deve estar disposto a
expandir as fronteiras do programa de logística para além da doca, e dar aos seus
profissionais de logística a chance de planejar mais do que somente carregar um veículo
ou empilhar caixas.
Seu processo logístico pode ser um dos maiores ativos
e seus profissionais de logística finalmente poderão receber o respeito que merecem.
novembro/2002
Reinaldo A. Moura,
Engenheiro com pós graduação em Engenharia da
Produção. Fundador e Diretor do Instituto IMAM, Chefe das Missões Técnicas do IMAM à
Ásia. Consultor e Instrutor da IMAM Consultoria, com especialização em Logística,
Engenharia Industrial, Movimentação de Materiais, Produtividade e Qualidade. Autor de
diversos livros publicados pelo IMAM.
Tel. (0--11) 5575 1400 imam@imam.com.br
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