Um Plano de Negócios
é basicamente um instrumento de planejamento, no qual as principais variáveis envolvidas
em um empreendimento são apresentadas de forma organizada. Obviamente, o processo de
fazer planos para a criação de um novo negócio, sempre existiu, mesmo que de forma
empírica ou somente na mente do empreendedor. Mas, a montagem de um documento com a
análise das principais variáveis envolvidas no futuro negócio, ordenadas segundo um
modelo, ou uma ordem lógica, é relativamente recente e se popularizou com a Internet e o
surgimento das chamadas empresas ponto-com ocorridas a partir da década de
90. Hoje, o Business Plan ou Plano de Negócios, em bom português,
faz parte de nosso cotidiano e quando se fala em um novo empreendimento, quase que
fatalmente se fala na elaboração de um Plano de Negócios como o primeiro passo a ser
dado.
Para a maioria dos empreendedores, a elaboração do plano tem como principal objetivo a
apresentação do empreendimento a possíveis futuros parceiros comerciais como sócios,
incubadoras e investidores. Porém, embora o plano sirva muito bem para essa finalidade,
consideramos que o principal benefício da montagem de um Plano de Negócios está no
conhecimento adquirido pelo próprio empreendedor durante esse processo. Desde que
levada a sério, a elaboração do plano induz a realização do planejamento de forma
organizada, forçando o empreendedor à reflexão. Questões como: quem é o comprador de
meu produto? É possível produzi-lo a um custo comercialmente viável? Meu projeto é
lucrativo? E inúmeras outras questões a serem analisadas, são determinantes para o
sucesso ou fracasso do empreendimento e a busca por essas respostas tem boas chances de
gerar conhecimento para o empreendedor, diminuindo incertezas e conseqüentemente os
riscos inerentes ao novo negócio.
Pode-se pensar no plano, como uma série de questões que deverão ser respondidas pelo
empreendedor como forma de prepará-lo para a montagem efetiva do negócio. O quadro
mostra a estrutura de um modelo de Plano de Negócios elaborado segundo esse conceito:
Questões para o
empreendedor |
Módulo |
O QUE vai ser
feito? POR QUEM vai ser feito? |
1. O
EMPREENDIMENTO |
O QUE vai ser
oferecido ao mercado? |
2. O PRODUTO |
A QUEM vai ser
oferecido e QUEM vai competir conosco? |
3. O MERCADO |
COMO o cliente
vai ser atendido? |
4. MARKETING |
QUANTO
gastaremos e QUANTO teremos de retorno? |
5. FINANÇAS |
QUANDO
realizaremos as atividades e atingiremos as metas? |
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Fonte: http://www.e-commerce.org.br/plano_de_negocio.htm
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Note que, de uma forma sintética, praticamente todos os aspectos
relevantes de um empreendimento foram contemplados. Um empreendedor que seja capaz de
planejar e responder satisfatoriamente a essas questões, com certeza estará melhor
preparado para enfrentar o mercado.
Evidentemente, a montagem de um bom Plano de Negócios não garante o sucesso do novo
negócio, mas, sem dúvida, representa um importante passo nessa direção.
fevereiro/2003
Dailton Felipini,
Mestre em Administração pela Fundação
Getúlio Vargas. Consultor e Professor de Planejamento e Gestão de Empresas
Ponto-com na Universidade Ibirapuera.
Editor do site: www.e-commerce.org.br
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