Ambição
Afinal de contas, ambição é um elogio ou um insulto? Em todas as
palestras que faço peço que as pessoas listem as características do sucesso. Ambição
nunca falta. (Inteligência, criatividade e ética, por outro lado, precisam geralmente de
uma forcinha para serem lembradas). Mas não a ambição esta nunca falta.
A ambição é tema de debates filosóficos e de peças teatrais desde
templos imemoriais, passando por gregos, romanos e egípcios e mereceu tratamento especial
de Shakespeare, que em várias peças tem na ambição dos seus personagens a mola
propulsora de todo o trama e até mesmo na Bíblia Sagrada.
Ambição tem a mesma raiz da palavra ambiente não por acaso. As duas vem
de ambire, que significa mover-se livremente. Traduzido
literalmente e, principalmente, se usada corretamente, a palavra ambição significa criar
seu próprio caminho na vida. É simplesmente você saber o que quer para sua vida, e
tentar chegar lá.
Ambição, assim, não é uma neurose obsessiva, ganância exagerada ou o
desejo de subir na vida pisando nos outros. Isso é o que o Mestre Yoda chamaria do lado
negro da força: quando um desejo humano se transforma em obsessão, perde o controle e
passa a dominar a pessoa, tornando-se seu foco principal.
A ambição tem também forte componente social. Num país como o Brasil,
por exemplo, ser ambicioso é muitas vezes visto como algo negativo. Dizer que
fulana é muito ambiciosa é quase um insulto significa que a pessoa é
pouco confiável por ser egoísta (no sentido literal da palavra), e que certamente
passará por cima de qualquer um em busca de seu objetivo. Neste caso,
objetivo significa geralmente alguma vantagem monetária ou econômica
algo palpável, digamos assim... financeiramente. Ambição virou sinônimo de ambição
financeira, quando na verdade é muito mais do que isso.
Ambicioso também, por motivos que aqui não temos nem tempo nem espaço de
comentar, virou sinônimo de arrogante. E todos sabem que ser arrogante é
feio e errado, logo... ser ambicioso também é. As pessoas
humildes são elogiadas em público, o que faz com que as pessoas cresçam com
uma percepção distorcida do que é realmente preciso para ter sucesso na vida. A
Humildade importante não é aquela de não falar de si próprio é ter a coragem
de ouvir críticas, aprender com erros, aceitar outros pontos de vista. Até porque muitas
vezes a humildade pública é completamente falsa cansei de conhecer pessoas que
incorporam um personagem em público, no palco ou TV, e são completamente insuportáveis
na vida pessoal.
Mas voltemos ao ponto principal, que é o da ambição: porque ela aparece
em todas as listas das características de sucesso? Porque é essencial. Sem ambição,
sem querer algo melhor para sua própria vida e para a dos outros, a pessoa se acomoda.
Não sai de sua zona de conforto, não se arrisca, não testa seus limites. Ou seja, não
faz seu próprio caminho. Aceita o caminho dos outros, que muitas vezes lhe é imposto. E
depois reclama que é infeliz.
Já as pessoas ambiciosas são as que fazem o mundo girar. São as que
apresentam projetos, abrem empresas, sonham e colocam em ação. Enfim, assumem riscos.
Preferem a tristeza da derrota do que a vergonha de não ter lutado. Embora nem todos os
ambiciosos consigam o que querem, muitos deles (e delas) conseguem bem mais do que
conseguiriam se ficassem acomodados. E talvez assim cheguemos ao final da charada: talvez
a ambição tenha se tornado negativa, na visão de algumas pessoas, simplesmente por
inveja. Acomodadas e preguiçosas, preferem denegrir o trabalho dos outros do que tirar a
bunda da cadeira.
Se essas pessoas entendessem que ambição é muito mais do que falar de
dinheiro é falar de destino provavelmente melhorariam muito sua qualidade
de vida, e de todos os outros ao seu redor, pois assumiriam sua vida, ao invés de
terceirizá-la, que é o que a maior parte das pessoas faz. Principalmente, parariam de
ter inveja, pois a ambição sadia é criar seu próprio caminho de vida. Quem pode ser
contra isso? Só alguém muito medíocre. Preguiçosos que se incomodam com as iniciativas
de outras pessoas. E se quisermos que o Brasil realmente cresça não podemos mais ter
lugar para medíocres no século XXI.
fevereiro/2003
Raúl Candeloro,
Autor dos livros Venda Mais, Negócio Fechado, Criatividade em Vendas e Correndo Pro
Abraço,
é palestrante e editor da revista Venda Mais® e responsável pelo site
VendaMais®
www.vendamais.com.br , www.raulcandeloro.com.br , candelo@zaz.com.br
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