"Uma visão sem ação não passa de um sonho.
Ação sem visão é só um passatempo.
Mas uma visão com ação pode mudar o mundo". (Joel Baker)
As frases acima fecham com chave de ouro o excelente vídeo "A
Visão do Futuro", produzido por Joel Baker. É um vídeo que costumo apresentar ao
final de algumas palestras pois tem um poder reflexivo incontestável. Não há como ir
para casa sem se perguntar: "O que estou fazendo comigo, com minha família, com
minha empresa, para ser feliz?"
Este artigo tem este objetivo. Quero despertar em você a auto-reflexão
sobre como tem tratado sua empresa ou seu projeto de empresa, caso ainda não tenha
constituído uma.
Desejo que você desligue este piloto automático de sua vida, através do
qual você não conduz, mas é conduzido por uma rotina sem sequer saber para qual
direção. E passe a vislumbrar diante de si apenas duas palavras: sonhos e futuro.
Futuro e Liderança
O futuro não é o lugar para onde estamos indo. É o lugar que estamos
construindo e que dependerá daquilo que fizermos no presente. Por isso, digo que a melhor
maneira de prever o futuro é criá-lo.
Aqueles que constróem o próprio futuro, constróem o futuro dos outros. A
capacidade de empreender o próprio futuro está se tornando uma questão de
sobrevivência. Administrar bem um negócio é administrar seu futuro; e administrar seu
futuro é administrar informações. O futuro não é mais sobre tecnologia. É sobre
informação. Se a história testemunhou a triste divisão entre nações ricas e pobres,
o futuro pode nos reservar a separação entre as que sabem e as que não sabem.
Nenhuma empresa sobreviverá se depender de gênios para administrá-la.
Ela precisa ser capaz de ser conduzida por seres humanos medianos. Lidar com gente já é
difícil. Levar gente a enxergar o futuro é ainda mais difícil. Jack Welch colocou com
propriedade que os gerentes fracos acabam com as empresas, acabam com os empregos. Mas os
gerentes fracos são fruto de nossas decisões, são nossa responsabilidade... A melhor
pessoa do mundo no negócio ou no cargo errado ainda tem alguma chance. O melhor negócio
ou cargo do mundo com a pessoa errada não tem chance nenhuma.
Na qualidade de empreendedores, somos diferentes, iluminados, pois onde
todos vêem problemas, vemos oportunidades. Viajamos num carro chamado imaginação, tendo
a criatividade como co-piloto, a meta como motor e a persistência como combustível.
Sabemos que só o melhor é suficiente e controlamos direta ou indiretamente o destino de
muitas pessoas. Fazê-las vibrar com a mesma intensidade com o intangível futuro criado
em nossas mentes é nossa missão suprema alcançável através da liderança. E o
verdadeiro líder é aquele que consegue capilarizar esse sentimento nos grupos por onde
passa.
Sonhos e Metas
O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos. E,
parafraseando Victor Hugo, não há nada como um sonho para criar o futuro. Tudo isso pode
parecer piegas, mas você deve continuamente monitorar seus passos em relação aos seus
sonhos e nunca se afastar deles. Se preferir ser mais técnico, menos filosófico,
substitua a palavra "sonhos" por "metas". Mas siga sempre confiante em
direção ao cumprimento de seus planos, reto como uma flecha, pois o que torna um sonho
irrealizável é a inércia de quem o sonha. O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho
é o alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo.
A maioria das pessoas toma os limites de seu próprio campo de visão como
os limites do mundo. Elas vêem as coisas e dizem o porquê delas. Já os empreendedores
dizem: "Por que não?" Poucos aceitam o fardo da própria vitória; a maioria
desiste dos sonhos quando eles se tornam possíveis. O primeiro sintoma de que estamos
matando nossos sonhos é a falta de tempo. As pessoas mais ocupadas têm tempo para tudo.
As que nada fazem estão sempre cansadas. Nunca temos tempo para fazer direito. Mas sempre
temos tempo para fazer de novo...
"Eu tive um sonho de que meus quatro filhos um dia irão viver em uma
nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu
caráter". Quando Martin Luther King Jr. proferiu estas palavras em seu famoso
discurso, encontrou evidentemente grande resistência no seio de uma sociedade
conservadora e racista que ainda hoje prima por ser preconceituosa. Seu pensamento
"subversivo", entretanto, encontrou aliados. King não pôde viver para
presenciar o efeito de seus atos. Mas o tempo encarregou-se de concretizar seu sonho. Se
não o de igualdade, ao menos o de oportunidade.
Sempre que ensinar, ensina também a duvidar do que ensina
Não precisamos saber nem "como" nem "onde", mas existe
uma pergunta que todos nós devemos fazer sempre que começamos qualquer coisa: "Para
que tenho que fazer isso?" Voltando ao início deste texto, você conduz ou é
conduzido? Você escolheu ou foi escolhido para seu negócio?
Entre o certo e o errado há sempre espaço para erros maiores. A vida nem
sempre é baseada nas respostas que recebemos, mas também nas perguntas que fazemos. Eu,
particularmente, ao repassar minha vida, sinto que sempre estive numa corrida de
obstáculos, sendo eu, o maior de todos. A grande chave para a satisfação é algo que
quase sempre nos escapa. Não é conseguir o que queremos, mas sim querer aquilo que
conseguimos.
Toda glória é fruto da ousadia. A ousadia de tentar ser sempre melhor.
Não é tarefa fácil, pois há sempre uma casca de banana à espreita de uma tragédia. E
sombras são sempre negras, mesmo sendo de um cisne. Mas espero ver você refletindo
repetidamente sobre o que conversamos aqui hoje sonhos, futuro, objetivos
corrigindo sempre sua rota e banhando-se nas águas permanentes da mudança.
Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo.
PS: O texto utiliza frases de Amyr Klink, Arthur Schopenhauer,
Clemente Nóbrega, Eleanor Roosevelt, Gandhi, Jack Parr, Paulo Coelho, Pedro Mandelli,
Peter Drucker, Ronaldo Sardenberg, Tancredo Neves, Tom Morris.
fevereiro/2.003
Tom Coelho,
Graduado em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP
e especialização em Marketing pela MMS/SP, é empresário, consultor, escritor e
palestrante, Diretor da Infinity Consulting, Diretor do Simb/Abrinq e Membro Executivo do
NJE-Fiesp.
tomcoelho@tomcoelho.com.br
Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .