A constante observação
dos fluxos de entrada e saída de produtos nos armazéns pode trazer novas idéias e
detectar necessidades que antes não haviam sido observadas.
Um armazém bem estruturado e com o layout definido de forma coerente, pode trazer
reduções significativas nos custos operacionais e agilidade nos processos. Veja então,
como a otimização de um espaço fez a diferença em uma empresa de transportes que,
voltada para as tendências do mercado, começou a investir seus recursos em armazenagem.
A referida empresa, tinha disponível um galpão de 450 m2, os produtos que
seriam armazenados, seriam acondicionados em racks, o empilhamento máximo era de quatro
peças, e sua movimentação seria feita através de empilhadeiras à gás e
movimentação manual. Com base nessas informações um layout emergencial foi
estabelecido e colocado em prática, já que não havia tempo hábil para maiores
definições; o armazém precisava entrar em operação com extrema urgência, assim, os
produtos foram armazenados e o armazém começou a operar. Observe abaixo o layout e os
custos que envolviam essa operação:
Figura 1 - Antigo layout
Legenda : |
- traços verticais: - área escura: - retângulo c/ pontos irregulares: - retângulo com listas: |
área de circulação racks divididos em 13 colunas área de picking área de carregamento |
Os processos eram lentos e os custos altos, assim, as necessidades de melhoria dos
processos não demoraram a aparecer e uma mudança rápida e eficaz se fez necessária. A
primeira atitude foi traçar uma curva ABC dos produtos, e para alocá-los de forma
eficaz, a mudança do layout do armazém era indispensável.
O novo layout definiu que devido a grande quantidade de corredores, as empilhadeiras
faziam longos percursos para apanhar os produtos, entrando e saindo dos mesmos, isso
elevava o custo com combustíveis e, sem necessidade, desgastava os equipamentos; da mesma
maneira, os colaboradores que trabalhavam dentro do armazém também se desgastavam
fisicamente e isso tornava os processos ainda mais lentos.
O armazém operava das 07:00 às 24:00 hs. de segunda à sexta-feira e aos sábados das
7:00 às 16:00 hs., e custos como energia elétrica, horas extras, adicionais noturnos,
etc, estavam num patamar inaceitável para a empresa.
Veja a seguir o novo layout e quais os benefícios que essa mudança trouxe para a
empresa:
Figura 2 - Novo layout
Utilize a legenda da figura 1
Com a mudança, a alocação dos materiais começou a ser feita da seguinte forma:
produtos classe A (com grande rotatividade.), foram alocados nos racks inferiores,
produtos classe B (com rotatividade média.), foram alocados nos racks intermediários,
enquanto que, os produtos classe C (com baixa rotatividade.), foram alocados nos racks
superiores.
Dessa maneira, a separação dos materiais passou a ser feita, com mais freqüência,
manualmente, já que os produtos classe A foram alocados em locais de fácil manuseio.
Com a diminuição da quantidade de corredores, a movimentação das empilhadeiras ficou
mais rápida e fácil, e a área de carregamento foi transferida para dentro do armazém,
o que fez com que os processos ficassem ainda mais rápidos.
Hoje, como o novo layout, o armazém opera das 7:00 às 20:00 hs. de segunda a sexta-feira
e não opera mais aos sábados, houve uma redução de fluxo de operações de 29 horas
por semana, e conseqüentemente, os custos com horas extras, energia elétrica, adicionais
noturnos, diminuíram em mais de 50%, a economia com combustíveis para empilhadeiras
(gás), foi de aproximadamente 60% e os colaboradores estão trabalhando mais satisfeitos
com o novo ambiente. Não podemos deixar de perceber que, nenhum investimento monetário
foi feito para que essas mudanças acontecessem, os custos foram reduzidos e os espaços
foram otimizados com custo ZERO, o maior investimento feito, foi o planejamento e a
observação.
Assim, temos o cenário de uma empresa que se propôs a observar, controlar e mudar seus
processos, com objetivo de crescimento constante e resultados satisfatórios.
fevereiro/2003
Gislaine Zorzin,
Diretora Administrativa TZ Logística
Tel. (0--11) 4991-8446 gzorzin@bol.com.br
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