A Internet revolucionando o mundo dos negócios
A Internet
nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava laboratórios de pesquisa e se chamava
ARPAnet. Era uma rede do departamento de defesa norte-americano. Durante cerca de duas
décadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 1987 pela
primeira vez foi liberado seu uso comercial nos EUA. A World Wide Web nasceu em
1991 no laboratório CERN, na Suíça. A Web fez pela Internet o que o Windows fez pelo
computador pessoal.
Em 1995 foi liberado o uso
comercial da Internet no Brasil. Nos últimos anos, os internautas brasileiros vem se
familiarizando com ela e descobrindo seus benefícios. O e-mail está bastante difundido.
As novas gerações já usam a Internet com a mesma naturalidade que usam o telefone.
Como a rede mundial de computadores é muito dispersa, surgiram os portais de comunidades.
Ambientes virtuais que concentram conteúdo especializado para um determinado segmento.
São freqüentados por pessoas com interesses comuns ou por categorias de profissionais.
Nestes sites de nicho de mercado, como o Guia RH e Guia de Logística por exemplo,
milhares de pessoas da mesma área podem ler artigos, interagir, buscar fornecedores,
pedir cotações, pesquisar eventos e fazer outras consultas.
Por volta de 2000 houve uma
grande empolgação. Muitas empresas ponto-com conseguiram capital de risco de
investidores para seus projetos de negócios. Muitas delas não conseguiram recuperar o
investimento e quebraram. Passada a febre e voltando à realidade, os negócios
eletrônicos lucrativos permanceram.
Aos poucos, as empresas vem
incorporando a Internet às suas estratégias de negócios. Observamos empresas
tradicionais atuando com grande destaque no meio digital como a Americanas, Chevrolet,
Natura, C&A, Extra e outras. Em 2002, as vendas virtuais do site Magazine Luiza,
movimentaram nada menos do que R$ 48 milhões.
Grandes empresas de vanguarda estão contratando profissionais de e-business para
gerenciar seus canais eletrônicos. As principais competências requeridas para este cargo
são : entender o negócio e a tecnologia relacionada, experiência em desenvolvimento de
negócio, liderança, habilidade para trabalhar bem sob pressão e cumprir prazos e
talento para gerenciamento de projetos. É muito importante ter visão para atuar como o
principal proponente das estratégias de canal de e-commerce da organização e saber
tomar decisões rápidas na velocidade da Web.
As empresas vem explorando o
potencial da Internet para alcançar melhores resultados. A Internet tem muito a
contribuir com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Encontrando o endereço do
site no produto adquirido, o cliente pode entrar em contato com o fabricante, fazer suas
solicitações e valiosos comentários como críticas e sugestões. Tudo isto sem
congestionar as linhas telefônicas. Um recurso útil de auto-atendimento é colocar uma
lista de respostas para as "perguntas mais frequentes" (FAQ). O mais importante
é a agilidade na resposta para a solução do problema. Através do site é possível
conhecer os hábitos de compra dos clientes e fazer um melhor gerenciamento da relação
com o consumidor (CRM).
Os negócios entre empresas
(B2B, business-to-business), contam com o apoio dos chamados market-places, como por
exemplo : ME (Mercado Eletrônico), Websupply, Webb, Mercosul Search, Mercador e
Connectmed onde é possível automatizar o processo de compras com grandes benefícios e
economia. Através de procura eletrônica (e-procurement) são feitas cotações de
preços e transações online.
Existem vários tamanhos e tipos de empresas. Cada uma vem utilizando a Internet de acordo
com seu tipo de negócio. Pequenas empresas podem ingressar na WEB fazendo um site grátis
no provedor de acesso que assinam ou no HPG e redirecionar o domínio (URL, www) para um
nome mais curto no site CJB.NET. Não precisa pagar taxa de registro na FAPESP, nem
mensalidade de hospedagem para o provedor. No site a empresa pode informar : quem somos, o
que vendemos (catálogo eletrônico), onde estamos e como falar conosco. Um site grátis
já é um bom começo para experimentar este aprendizado. O site precisa ser de fácil
navegação, rápido carregamento, atualizado, objetivo, com ágil atendimento e divulgado
para sua comunidade.
Comprar mailing de milhões de
e-mails (maioria são inválidos) e enviar mensagens não solicitadas (SPAM) para qualquer
um, só faz prejudicar a imagem da empresa. É recomendado anunciar em newsletters
eletrônicas que tenham a permissão do usuário cadastrado. Geralmente bons sites
apresentam uma política de privacidade que garante que os dados dos cadastrados
não serão repassados a terceiros. Outra forma de divulgar é através de faixas
publicitárias (banners) para atrair o interesse do consumidor garantindo uma boa
visibilidade e fixação de marca. Anunciar na Internet é bem mais barato do que nas
mídias tradicionais e atinge clientes às vezes inacessíveis por outras mídias. O
site é mais um canal de vendas que pode atrair clientes de qualquer lugar e a qualquer
hora. É um grande aliado do vendedor.
A Internet é
irreversível e revolucionou a vida das pessoas e o mundo do trabalho. Dependendo da
atividade, alguns funcionários podem trabalhar boa parte do tempo em casa ou "na
rua" mantendo contato com a empresa através da Internet e Extranet. A Extranet
permite o acesso de pessoas autorizadas a informações sobre a corporação mesmo estando
fisicamente fora dela. Despesas com viagens podem ser evitadas com o uso de web
conferências.
A ferramenta Internet tem muito a contribuir com as várias áreas das empresas :
recrutamento (banco de dados de currículos), treinamento (e-learning), compras, vendas,
atendimento, marketing, comunicação ...Ela torna as operações das empresas mais
ágeis, eficientes e econômicas. Cabe a cada empresa perceber suas oportunidades e agir.
Leia também Estudo de Casos : O processo de incorporação da Internet nas estratégias de negócios das empresas.
março/2.003
Ana Claudia Corrêa,
Diretora da empresa Vitrine Serviços de Informações, que mantém os sites www.guiarh.com.br
e www.guialog.com.br .
Educadora com vivência na área de RH-Treinamento e pós-graduação em Negócios
Digitais e Interativos pelo IBPI / UNI-RIO.
guiarh@guiarh.com.br .
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