Criatividade em Vendas nas empresas
A criatividade é da maior importância para uma concepção moderna do
processo de vendas. É um compromisso interior que temos conosco, significa não nos
contentarmos com a imitação, com o lugar-comum, é sair da zona de conforto, do
comodismo e conformismo.
O pensamento criativo é libertador. Criatividade na empresa significa diminuir custos,
atender melhor e marcantemente o cliente, diferenciar produtos e serviços.
A mais importante técnica de venda não se aprende na sala de aula. Está dentro de nós
mesmos, oculta. Somente cada um, individualmente, pode libertar essa força e colocá-la a
serviço de nossa empresa. Dizem os especialistas que "Vender hoje é mais cérebro
do que músculo". Temos que usar toda nossa inteligência e expertise para conquistar
e manter clientes.
Podemos citar algumas qualidades básicas e desejáveis para o desenvolvimento do processo
criativo:
Curiosidade: vontade de descobrir, estar aberto a novas idéias e
posturas.
Flexibilidade: ter disposição de rever conceitos e valores.
Ousadia: gostar de riscos (calculados), empreender, aventurar.
Originalidade: ter idéias diferentes e relevantes.
Tolerância: aceitar o diferente, a ruptura, e ter visão empática com
relação a seu semelhante (cliente).
Auto-estima: confiança, aceitação de sua diferença com relação aos
outros.
Fluência: habilidade verbal, rapidez mental, capacidade de
improvisação.
Como proposta para conseguir as mudanças que você precisa fazer, ou as atitudes que
precisa reforçar, para alcançar a criatividade em vendas, faça uma revisão dos seus
próprios valores de vida, identificando-os, e exercite a habilidade para lidar com
clientes que tem valores diferentes dos seus.
Lembre-se que é preciso começar a agir já, para colher bons frutos no futuro.
A sua empresa não pode ser "mais uma", ou "uma qualquer", a sua
empresa é a sua empresa, única, incomparável.
Há 3 tipos de empresas: as de fazer acontecer, as que ficam observando e as que
perguntam: o que aconteceu?. Qual delas seria sua empresa?
abril/2003
Willians Rezende,
Especialista em tecnologia da informação, pós-graduado em Marketing, Professor de
Marketing e Recursos Humanos da Faculdade Faeste (www.faeste.com.br), Consultor e Palestrante da NWS Consultoria de
Vitória-ES, (www.nwsconsultoria.com.br),
gerente de desenvolvimento do site ÉSABER (www.esaber.com.br) especializado em EAD ( Educação a Distância ) e
do FalaMensagem (www.falamensagem.com.br)
portal de mensagens faladas via e-mail.
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