Novos Produtos: A chave para o Sucesso ou
para o Insucesso Empresarial
Ao considerarmos as intensas turbulências ambientais, onde a
volatilidade de mercados aliados as mudanças do comportamento do consumidor, além dos
ciclos de vida mais curtos dos produtos, a propagação desenfreada de novas tecnologias e
a crescente profissionalização da concorrência, pode-se afirmar que ao se falhar no
desenvolvimento e lançamento de novos produtos, a empresa estará se expondo a um grande
risco, tal risco pode tornar o novo produto inviável do ponto de vista financeiro.
Entre os vários fatores internos e externos à empresa que estão relacionados com o
sucesso ou insucesso no lançamento de novos produtos, condicionando, facilitando ou
restringindo a sua ocorrência, os fatores de Marketing são apontados por vários
pesquisadores como os mais importantes.
Algumas características do mercado e outros fatores podem explicar a
ocorrência de sucesso ou não no lançamento de novos produtos, entre outros, são
eles:
Entretanto é preciso salientar que está lista não é exaustiva, diversos outros fatores
e condições podem fomentar o sucesso ou insucesso de novos produtos, principalmente os
relacionados a bens de consumo corrente.
A despeito de ser vital para o crescimento, lucratividade e longevidade das companhias, a
inovação de produtos, principalmente quando se trata de um novo produto, representa
grande risco para a empresa. O maior risco no lançamento de novos produtos está no
estágio de introdução no mercado. Visto ser esta a fase mais crítica de todo o
processo.
Também com relação ao sucesso/insucesso várias conceituações podem ser utilizadas,
podendo-se, por isso, chegar a resultados diferentes. Empresas diferentes, adotam
diferentes mecanismos de mensuração dos resultados dos novos produtos, conceituando-os
as vezes como insucesso ou como sucesso, o que diferencia uma abordagem da
outra são as escalas usadas pelas organizações.
Implicitamente, nos diversos ramos de atividades estão associados riscos de diferentes
proporções; bem como ao porte das empresas estão associados não só riscos diferentes,
como também expectativas diferentes. De qualquer forma, o importante a notar é que
existe um risco, que não é pequeno, em lançar novos produtos no mercado.
Como as empresas podem reduzir este risco? Em primeiro lugar é importante
saber a razão por que novos produtos se tornam insucesso. Entre as diversas causas de
insucesso pode-se citar algumas relacionadas a deficiências nas ações de Marketing,
são elas: inadequadas análises de mercado, escolha errada da época de lançamentos,
falhas em prever antecipadamente a concorrência e baixos esforços de distribuição.
De outro lado, fatores relacionados a orientação para mercado,
integração multifuncional ou ainda o escopo das estratégias globais das empresas,
representam conjuntamente pontos vitais a serem analisados.
Obviamente existem diversas outras razões, entretanto, a adequação de
ações relacionadas a Marketing, permitem às empresas diminuírem as incertezas
relacionadas ao processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos no mercado.
O importante, principalmente considerando as características gerais do
empresariado brasileiro, é abandonar o empirismo, o achismo, e buscar
métodos e formas de análise que realmente permitam uma contextualização mais apurada
da realidade que cerca cada ramo de atividade, considerando obviamente, a realidade
vivida por cada setor e suas peculiaridades.
maio/2003
Fábio Luciano Violin,
Mestre em Estratégias e Organizações - UFPR
Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico - PUC-PR
Professor universitário, palestrante e consultor de empresas.
flviolin@hotmail.com
ou flviolin@terra.com.br
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