Sete Segredos da Armazenagem
Algumas características que devem ser avaliadas em relação a armazenagem:
1. O antigo processo já não funciona;
2. Distância é a inimiga da produtividade;
3. Controle do inventário realmente significa assumir o controle;
4. Apenas toque no material quando puder agregar valor;
5. Os funcionários produzem mais quando controlam seu próprio trabalho;
6. Mais rápido sempre é melhor;
7.
Clientes e fornecedores são parte do processo.
Com relação ao primeiro segredo se não quebrou, não conserte. Se estiver
vendendo seguros, poderia achar o programa existente do cliente falho. No armazém,
preserve as coisas que estão funcionando bem e se concentre naqueles processos que não
funcionam efetivamente.
Na armazenagem, quanto maior a distância menor a produtividade. Num grande armazém,
sempre existe algum produto que está afastado, mas os pontos remotos deveriam ser
reservados para os itens de baixo giro e aqueles de baixa popularidade localizados
próximos da porta.
O controle de inventário é um ponto chave freqüentemente desprezado para a melhoria.
Este controle começa identificando os itens que são separados com maior freqüência.
Sugerir que se toque no material apenas para agregar valor é uma idéia potencialmente
perigosa. Levada aos extremos, negaria à administração a capacidade de reordenar o
armazém. Os melhores armazéns são aqueles onde existem freqüentes ajustes no layout e
onde produtos estocados são consolidados para criar espaço. A rearmazenagem pode e
agrega valor criando um layout de estocagem mais eficiente.
Deixar que os funcionários controlem seu trabalho pode melhorar a qualidade, bem como a
produtividade. No armazém, o controle é perdido quando as pessoas não possuem as
ferramentas adequadas e suficientes para realizar o trabalho. Por exemplo, quando existe
falta de empilhadeira, certos funcionários podem estar esperando a empilhadeira voltar
antes de poder paletizar ou desfazer um palete de material. Alguns armazéns usam a
filosofia Um Homem/Uma Máquina para certificar que todos tenham as
ferramentas que precisem.
Com a ênfase de hoje sobre o tempo do ciclo do pedido, o desempenho mais rápido apenas
traz melhorias, enquanto a velocidade não provocar sacrifícios na acuracidade.
Quando reconhecermos a importância de fornecedores e clientes, então deveremos quebrar
as relações antagônicas. Se sua empresa possui pessoal de compras que acreditam que a
compra é um jogo de gotcha, você terá relações com o fornecedor que
serão menos do que perfeitas. Na armazenagem de terceira parte, observe não apenas o
cliente, mas também o cliente de seu cliente, a empresa que recebe seus embarques.
Entender as necessidades das pessoas que recebem os embarques que você faz, assegura que
você esteja controlando a qualidade destes embarques. Você já acompanhou um embarque
até a doca de seu cliente para verificar o seu aspecto ao ser descarregado? Se não o
faz, perdeu a chance de tornar o cliente parte do seu processo.
abril/2003