Centralizar estoques, o novo desafio do varejo
Medida reduz custos e
aumenta produtividade, mas deve ser realizada com planejamento para que o
tiro não saia pela culatra
Segundo
estudo apresentado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a ineficiência
na gestão de estoques é uma das principais causas da falta de competitividade no varejo.
Os altos índices de estoque de segurança nas lojas chegam a empatar até 50%
do capital de giro da empresa, além de provocar um aumento de 2,5% até 6% no preço do
produto ao consumidor. E a falta de mercadorias nas gôndolas, que chega a 42% em algumas
redes, é responsável por 66% da perda de vendas dos supermercados. Ou seja, de cada dez
pessoas, sete saem insatisfeitas da loja por não encontrarem o produto ou a marca de sua
preferência.
Não é à toa, portanto, que nos últimos anos as empresas do setor de
varejo têm concentrado seus investimentos na centralização dos estoques. Este conceito
proporciona dados mais consistentes para a definição do estoque ideal, ou
seja, o mais adequado para atender à demanda. Contribui também para reduzir os custos de
armazenagem, mão-de-obra e equipamentos, já que um centro de distribuição diminui ou
até elimina a necessidade de manter funcionários, veículos e espaço em cada loja
dedicado à manutenção do estoque. Todos esses recursos podem, assim, ser direcionados
para a área de vendas.
Porém, não basta ter consciência das vantagens da centralização dos estoques.
Reestruturar a área logística da empresa e investir em um centro de distribuição sem
antes fazer uma análise prévia e criteriosa sobre os riscos e oportunidades do
empreendimento é como pular em um buraco escuro. Isso porque os custos relativos a
estoques, avarias, devoluções, armazenagem, transportes e pessoal podem aumentar ao
invés de diminuir, fazendo com que o tiro saia pela culatra.
A implementação de um centro de distribuição implica avaliar, antes de
mais nada, o momento estratégico da empresa. Seja um supermercado, farmácia, loja de
material de construção ou de conveniência, antes de mais nada o varejista precisa ter
muito bem definido onde se quer chegar daqui há dois, cinco e até dez anos. Esse
crescimento precisa ter um ritmo e esse ritmo precisa ser sustentado pela logística
da reposição das lojas.
Outra recomendação é na escolha do local, que precisa levar em
consideração onde se situam clientes e fornecedores, demanda de cada região, custos de
transportes, custos de armazenagem, incentivos fiscais e nível de serviço ao cliente.
Deve-se levar em consideração também os riscos e oportunidades, como por exemplo o
potencial de crescimento de venda em determinada região.
Na corrida pelo ganho de competitividade pela centralização de estoques,
muitas empresas do varejo já saíram na frente. Porém, saiba que esta disputa é uma
maratona, não uma corrida de cem metros rasos. Quer dizer que o vencedor,
necessariamente, não será quem saiu com a vantagem, mas quem estiver melhor preparado.
Para isso, é preciso romper os paradigmas e identificar qual serviço o cliente realmente
exige e o que ele se dispõe a pagar.
agosto/2003
Glauber Della Giustina,
Gerente de negócios da Kom International/ABGroup
Sobre
o ABGroup
O ABGroup - Desenvolvimento de Negócios (antiga ABPL)
é formado pelas seguintes empresas:
Kom International: empresa canadense de consultoria em Supply
Chain, no mercado há 40 anos. Em setembro firmou uma fusão com a área de negócios em
consultoria da antiga ABPL, dando origem à Kom International - ABPL & Associados.
Logsys: empresa de consultoria, integradora de soluções em Tecnologias da Informação
com foco no setor de Logística e Distribuição. Com
5 anos de experiência, atuação nacional e dezenas de projetos desenvolvidos, apóia indústrias, redes varejistas,
distribuidores, atacadistas, operadores logísticos, transportadoras e brokers no
planejamento e execução de estratégias tecnológicas.
Logcom: empresa voltada ao
desenvolvimento de talentos humanos e comunicação com foco no segmento de logística,
tendo como clientes associações de classe e empresas do segmento.
Channels: com profissionais com mais de 15 anos de experiência,
é especializada em consultoria em canais de marketing e distribuição e atua diretamente
na reestruturação e gerenciamento de canais.
Mais informações pelo site www.abgroup.com.br ou pelos telefones (34) 3226-2555
/ (11) 5535-4766.
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