Muito
se discute no perfil que o novo gestor necessita ter para atuar no cenário internacional
cada vez mais competitivo. Além de competências pessoais, emocionais, sociais e
atributos de perseverança, agilidade e dinamismo, o gestor internacional requer uma
sólida formação em atividades operacionais que devem ser utilizadas de forma
estratégica.
As 6
áreas de conhecimento que fortalecem o executivo internacional são:
1
Economia Internacional
2 Sistemática de Comércio Exterior
3 Logística Internacional
4 Câmbio
5 Marketing Internacional
6 Negociação
A economia internacional é uma das principais ciências que o gestor internacional
deverá conhecer. Acompanhar indicadores econômicos e, sobretudo interpretá-los,
facilita a vida do gestor para que caminhe firme na seara global, desmistificando
conjunturas, acompanhando ondas de recessão / crescimento e visualizando novas
oportunidades que são constantemente apontadas pela economia.
Quanto a Sistemática do Comércio Exterior, esta se reveste de
importância, pois é na verdade o cotidiano dos negócios internacionais. Conhecer as
documentações pertinentes, o processo de compra e venda internacional e as restrições
mercadológicas fazem deste conhecimento uma das ferramentas vitais à gestão das
exportações e importações.
A logística internacional é na verdade todo o sistema de transportes,
distribuição, armazenagem, etc. Por diversos anos, o estudo da logística internacional
limitou-se ao estudo das alternativas de transportes e suas características. Porém, o
novo gestor internacional deverá dominar esta ferramenta e utiliza-la de forma adquirindo
vantagens competitivas, buscando a diferenciação e redução de custos para que os bens
e serviços cheguem ao destino com maior rapidez e nível de serviço adequado.
O câmbio é um conhecimento essencial as operações internacionais. O
domínio desta ferramenta esta atrelada a economia internacional. Porém conhecer os tipos
de financiamentos disponíveis para exportações e importações e antecipar as
oscilações cambiais é preponderante para que o executivo tenha sucesso neste cenário
global. Portanto é mister o gestor internacional acompanhar o comportamento das moedas
mais importantes em seus respectivos países, ou seja, verificar diariamente a relação
entre dólar americano, Euro e Ien e suas respectivas flutuações.
Marketing Internacional é também uma área de conhecimento
imprescindível para empresas internacionais. Conhecer as necessidades e desejos dos
consumidores é um grande desafio na Aldeia Global. Comportamentos de consumos
diferenciados, assim como aspectos culturais referentes a idiomas, hábitos, cores e
canais de consumo são algumas das barreiras mercadológicas que deverão ser ultrapassadas.
O Sexto conhecimento é na verdade o menos técnico, mas também requer
muita prática e experiência no cenário internacional. A negociação requer
planejamento, respeito a outras culturas e habilidades fundamentais como dominar idiomas,
profundo conhecimento cultural e vivência internacional. Para que desta forma possa criar
um ambiente de continuidade nas operações mantendo a transparência e resultados.
novembro/2003
Luiz Augusto Silva
Doutorando em Gestão de Negócios pela Universidad Nacional de Misiones Argentina, MBA
pela Fae Business School, Pós-graduado em Gestão de Pessoas, Professor Universitário de
Comércio Exterior.
exportacao@nativamoveis.com.br
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