LOGÍSTICA BASEADA NO TEMPO
A combinação entre a Administração da Cadeia de Suprimentos e a
Logística Baseada no tempo, podem oferecer às empresas uma grande oportunidade de
aumento nos lucros.
Ao contrário do que tentava demonstrar uma famosa fábula, onde a tartaruga ganha uma
corrida disputada com uma lebre, pela sua persistência na lentidão, na competição do
mundo dos negócios da atualidade esta política não terá grande valia. Com a
competitividade acelerada pela globalização, é de conhecimento de todos que colocar os
produtos para os clientes mais rápido do que a concorrência fará a empresa melhorar sua
posição competitiva.
Claramente, a logística tem um papel fundamental na movimentação mais rápida de bens
para o seu destino. No entanto, esta velocidade envolve muito mais do que apenas entregas
rápidas. Fundamentalmente, envolve eliminação de perdas em toda a cadeia de
suprimentos, desde a tomada do pedido até a disponibilização do mesmo ao cliente. E a
administração efetiva da cadeia de suprimentos desempenha um papel fundamental para que
estes objetivos sejam alcançados.
Isto porque ao invés de tratar as funções como atividades discretas, a administração
da cadeia de suprimentos as considera interdependentes, e por isso é capaz de revelar
quais as possíveis conseqüências que uma ação isolada pode trazer a todo sistema.
A IMPORTÂNCIA DA VELOCIDADE
Por que é tão importante disponibilizar produtos para os clientes rapidamente?
A agilidade em colocar produtos no mercado é um fator vital para o aumento das vendas. A
principal vantagem diz respeito à diferença de tempo entre a sua entrada no mercado e a
de seu concorrente. Se você puder estar primeiro, é provável que consiga mais pedidos e
maior participação no mercado.
Para analisarmos esta questão basta nos colocar no lugar do consumidor. Se você, como
consumidor, encontrasse no mercado dois produtos aparentemente iguais, um imediatamente
disponível e o outro em apenas uma semana, qual escolheria? Se ainda esta velocidade for
posteriormente vinculada a um serviço confiável, sua empresa ganhou uma ferramenta
poderosa para ganhar negócios e aumentar o "Market Share".
A visão quanto a eficácia da velocidade aplicada à colocação de produtos no mercado
parece ter ficado clara. Mas as vantagens não param por aí. Podemos analisar também a
eficiência dessa estratégia.
Colocar produtos mais rapidamente no mercado pode oferecer vantagens de custo para sua
organização. Isto porque alcançar uma disponibilidade mais rápida para o cliente exige
que as empresas reduzam o número de vezes que o produto é manuseado e geralmente resulta
em uma significativa redução no inventário. Isto não apenas reduz o tempo do ciclo,
mas também os custos.
É freqüente encontrarmos gerentes de logística entretidos com preocupações no sentido
de melhorar o serviço ao cliente, melhorar o atendimento, atender
rapidamente as necessidades dos clientes, melhorar a qualidade do produto ou
serviço, ou aumentar a disponibilidade do produto. Embora apenas uma destas
preocupações mencione velocidade, na prática, a logística baseada no tempo exerce
importante papel em todas. Tanto serviço ao cliente quanto atendimento, por
exemplo, implicam disposição para solucionar os problemas dos clientes, e rapidamente.
Disponibilidade do produto depende da habilidade da manufatura e logística
fluírem os produtos pela cadeia no menor tempo. Finalmente, os clientes consideram
a entrega rápida e confiável um fator importante da qualidade do serviço.
EFEITO DOMINÓ
Empresas que desejam melhorar sua posição competitiva reduzindo seu ciclo do
pedido à entrega estão considerando a administração da cadeia de suprimentos para
ajudá-los a alcançar esta meta. Como a "Supply Chain Management" abrange todos
os processos envolvidos na produção e entrega de um produto ao consumidor, este oferece
a oportunidade de identificar gargalos que podem tornar as atividades lentas ao longo de
toda cadeia de suprimentos.
Esta questão é facilmente ilustrada se colocarmos o exemplo de uma montadora de
automóveis fictícia que se dispõe a montar carros sob encomenda para entrega em uma
semana. Tudo poderia correr bem a não ser pelo fato de que o fornecedor de assentos não
tem capacidade ou flexibilidade para produzir assentos numa seqüência de cores
variável. Este fato isolado, faz com que a habilidade da montadora em oferecer este tipo
de serviço seja prejudicada. Inevitavelmente, tais problemas afetarão a entrega ao
cliente final, como um efeito dominó, onde o problema no início da cadeia traz
conseqüências ao seu final.
No entanto esta questão pode ser bastante melhorada quando utilizamos uma visão de trás
para frente na cadeia, ou a visão de "Puxar" a cadeia, onde a demanda do
cliente orienta as atividades necessárias para atendê-la, desde o fornecedor da
matéria-prima até o produto final.
FLUXO DE INFORMAÇÃO
Para o projeto de uma cadeia de suprimentos, deve-se levar em conta benefícios a
todos os participantes. No entanto para que isso aconteça, é necessário que a
informação que flui entre as partes na cadeia seja de excelente qualidade, oportuna e
relevante. E estas informações devem estar relacionadas ao fluxo de materiais. Isto por
que se a intenção é ter tempos de ciclo curtos, é necessário que as atividades tendam
para uma sincronização entre clientes e fornecedores, e esta sincronização depende
fundamentalmente do fluxo de informações.
setembro/1999
Francisco Moreno,
Especialista em Logística
Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .