A Logística pós - CRM
Não é novidade alguma que o mercado está
mudando e continuará em constante mutação. De uma forma geral, até pouco tempo as
empresas conseguiam garantir seus resultados a partir da redução dos custos, através da
reestruturação de processos e até da implementação da gestão integrada (ERPs), mas a
"commoditização"dos produtos, bem como a perda de lealdade para com a marca,
tem apresentado novos desafios.
Nesta nova dinâmica do mercado, a palavra de ordem tem sido a diferenciação dos
consumidores, oferecendo-lhes produtos e serviços de valor agregado, ou seja,
entregando-lhe mais do que os requisitos atendidos pelo produto (commodity). De fato, os
consumidores atuais têm buscado a atenção a seus requisitos de acordo com suas
necessidades específicas.
O CRM (Customer Relationship Management) - Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente -
tem permitido às empresas responder de forma mais eficaz e direta ao atendimento das
necessidades dos clientes, a cada pedido, criando um diferencial em relação aos seus
concorrentes e assegurando a realização de negócios.
Assim, o CRM passa a ser uma ferramenta de administração das necessidades dos clientes,
tornando cada cliente uma entidade única, atendida de acordo com suas expectativas.
Assim, a estratégia para incremento do valor aos clientes está baseada no aumento do
grau de relacionamento (número de contatos), duração e resultado do relacionamento
(lucratividade).
Logo, o esforço para definir os segmentos dos clientes para focalizar e determinar as
experiências passadas com o cliente orienta a estratégia para o alinhamento dos
processos, tecnologias e pessoal de forma integrada, criando "memória"
organizacional sobre o cliente de modo formal e integrado.
De uma forma resumida, a implementação do CRM cria um relacionamento integrado com o
cliente, permitindo:
Os fatores importantes na implementação do CRM estão relacionados ao projeto suportado pelos processos e tecnologia de informação, os quais devem:
A implementação do CRM integrado ao
ERP orienta as organizações no atendimento das necessidades e expectativas dos clientes,
que passam a ser atendidos de forma única (customização dos serviços) para a realidade
onde os produtos e serviços podem ser comprados a qualquer hora do dia e da noite, em
qualquer lugar do planeta, num ambiente onde a informação comanda nossas ações.
Daniel Georges Jehlen Gasnier,
Consultor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400 imam@imam.com.br
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