E-commerce? Que tal e-moção?
Somos todos, em essência, motivados por
emoções bastante básicas e primitivas, reptilianas, se me permite o termo.
Coisas como fugir, lutar, comer e... bom, não podemos nos esquecer do bom e velho sexo.
Numa palestra dada na semana passada por Kevin Roberts, CEO da Saatchi & Saatchi, e
coberta pela revista digital Digitrends (www.digitrends.com),
Roberts acusou as grandes empresas de estarem comoditizando suas marcas, através de
burocracias corporativas que sugam as energias de qualquer coisa que estiver ao seu
alcance, objetivando basicamente o lucro do mês que vem.
Para Roberts, um auto-proclamado reptiliano, somente as marcas, produtos e
serviços que conseguirem conectar-se com nossas emoções mais básicas serão capazes de
escapar dessa comoditização e sobreviver.
Profissionais de Marketing e Vendas precisam entender como o cérebro funciona se quiserem
estabelecer essa conexão mental. Para isso, Roberts apresentou sua própria lista: "As
7 Maravilhas da Mente Humana". Vejamos quais são, o que podemos aprender com
elas e como isso pode ajudá-lo a vender mais:
Então, o que isso significa? Roberts afirma que
qualquer um que queira destacar-se deve descobrir quais são os elementos emocionais mais
profundos que vinculam sua empresa aos clientes, e depois trabalhar isso em todas as
partes do relacionamento. Um produto ou serviço pode ser vendido com um certo senso de
mistério pois, para o especialista, clientes compram baseados muito mais em coisas
que talvez possam ser e com sensualidade ou com funcionalidade sensual,
alcançada através do design. Roberts, por exemplo, é da opinião que o iMac é o
produto mais sensual desde que inventaram o vibrador.
São formas de ser um arco-íris no meio da massa cinzenta, transcendendo de marca
registrada para marca de confiança.
Tem se falado demais em e-isto e e-aquilo, mas o mais importante para Roberts não é o
e de eletrônico, mas o de, energia, empatia, entretenimento ou seja,
emoção a forma mais básica e humana de estabelecer relacionamentos.
98% do tempo gasto com preocupações é desperdiçado porque 40% é de coisas que nunca
acontecem, 35% de coisas que você não pode mudar, 15% de coisas que acabam melhores do
que você imaginava e 8% são completamente superficiais e inúteis.
Esta vida só se vive uma vez. Então este mês coloque um pouco mais de emoção em seu
material, suas apresentações, contatos, entregas, cobranças, pós-venda,
prospecção... enfim, coloque um pouco mais de emoção na sua vida. Preocupe-se menos,
ajude seus clientes a preocuparem-se menos e venda mais.
Raúl Candeloro,
Autor dos livros Venda Mais e Negócio Fechado,
é editor da revista Técnicas de Venda e responsável pelo site VendaMais
www.vendamais.com.br candelo@zaz.com.br
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