PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
É cada vez maior o número de empresas que diante da complexidade no
cenário empresarial e de tantas turbulências e incertezas, estão buscando ferramentas e
técnicas para que as auxiliem no processo gerencial. O Planejamento Estratégico é uma
dessas ferramentas. Ao contrário do que alguns pensam, esta contempla as características
das pequenas e médias empresas. Nas empresas competitivas verificamos que, uma importante
condição para sua sobrevivência está ligada à clara definição de seus objetivos e
ao traçado antecipado dos possíveis caminhos a serem percorridos para atingi-los.
Mas, o que vem a ser Planejamento? Planejamento é a destinação de recursos avaliados
visando atingir determinados objetivos a curto, médio e longo prazos num ambiente
altamente competitivo e dinâmico. Faz-se necessário a participação das lideranças e
uma visão generalizada da empresa em relação aos ambientes em que atua.
Por que devemos planejar? Para que saibamos para onde devemos caminhar. Se não soubermos
para onde ir, não iremos para lugar nenhum. Seremos dragados e jogados para fora do
mercado.
E qual a metodologia a aplicar? Existem diversas. O método que ora apresentamos está
baseado em estudos e aplicação prática que viemos realizando e aperfeiçoando ao longo
dos anos e consiste nas seguintes etapas:
Inicialmente deve-se fazer o levantamento de dados internos da empresa como sendo:
sua trajetória, seu modelo de gestão, sua estrutura e ambiente organizacional, seus
resultados nas áreas comercial e financeira advindos das estratégias e
operacionalização, da sua qualificação técnica e evolução, e dos seus processos
produtivos.
Feitos a coleta e análise desses dados, serão identificados seus pontos fortes e pontos
fracos. Os pontos fortes serão, posteriormente, bastante explorados e terão o reforço
de outros que serão desenvolvidos. Os pontos fracos deverão receber tratamentos para
que sejam minimizados ou eliminados. Para a coleta e análise de dados do ambiente externo
devemos focar os fatores relacionados aos fornecedores, distribuidores ( se for o caso ),
concorrentes, consumidores e clientes e as variáveis que impactam, ou poderão vir a
impactar, a empresa a exemplo da economia e da política, da legislação pertinente,
ciência e tecnologia, aspectos climáticos, cultura, demografia, ecologia, etc.
A estruturação do processo de P.E. será eficiente, eficaz e efetivo
para uma empresa se der o suporte necessário para a sua tomada de decisões. Enfatizamos
que a agilidade freqüente e contínua da empresa, em sintonia com as variáveis do seu
ambiente, será a melhor forma de se minimizar a probabilidade de que as mudanças se
constituam em surpresa. A flexibilidade do processo permitirá beneficiarem-se de
oportunidades, existentes ou futuras, e prevenirem-se de ameaças reais ou potenciais.
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