Até que ponto preço e qualidade caminham juntos ?
Com a globalização e as mudanças na economia mundial as empresas passaram a se
preocupar muito com setores que antes não tinham grande destaque, nem despendiam maiores
preocupações dentro das empresas, a logística passou a receber especial atenção por
parte dos administradores que, perceberam a necessidade de um controle geral e absoluto
sobre todas as operações de uma empresa para alcançar a tão buscada redução nos
custos e aumento da lucratividade.
Acontece que, essa visão unilateral de buscar incansavelmente a redução
dos custos de toda e qualquer operação, está se tornando um negócio perigoso e
afetando a qualidade dos serviços, operações e produtos.
Afinal, até que ponto preço e qualidade caminham juntos ? Sabemos que toda operação
tem um custo mínimo, isto é, existe um custo para se produzir um produto X, com boa
qualidade e satisfação dos clientes e existe um custo menor que o primeiro, para se
produzir o mesmo produto X, sem qualidade.
O problema é que, muitas empresas estão se atendo demais a esse conceito de redução de
custos e se esquecendo de se preocupar com a qualidade e com o consumidor de seus produtos
ou serviços, o mercado está literalmente em leilão, aquele que produzir pelo menor
preço, aquele que transportar pelo menor preço, aquele que armazenar pelo menor preço
ou aquele que vender pelo menor preço levará vantagem sobre aqueles que operarem com
preços justos, qualidade e buscando a satisfação dos seus clientes.
Esse leilão vem prejudicando o mercado, já que, seduzidos por um preço
menor, muitas empresas abandonam seus antigos fornecedores por um curto espaço de tempo,
até que percebam que, o menor preço, nem sempre é o melhor preço.
Desenvolver um fornecedor é um processo longo e trabalhoso, uma vez que,
diversos pontos como, qualidade, confiança, agilidade, preços, entre outros, devem ser
observados antes de se cadastrar um novo fornecedor, por isso, fica difícil entender como
essa constante troca continua a ser comum; isso não quer dizer que, trabalhar com apenas
um fornecedor seja uma boa opção, pelo contrário, desenvolver e fidelizar alguns
fornecedores que ofereçam qualidade em atendimento, qualidade dos produtos, agilidade e
preços competitivos seria uma opção muito interessante.
Negociar preços com seus fornecedores cadastrados é uma opção que
caracteriza a parceria entre as empresas, já descartá-los ou trocá-los por fornecedores
que poucos conhecemos, poderá colocar em risco o trabalho da empresa inteira.
O que vemos hoje em dia, não se pode classificar como competitividade e
sim como leilão, já que, pequenas diferenças no preço podem fazer com que a qualidade
do trabalho final, não seja levada em conta.
Não há dúvidas de que os custos devem ser discutidos e reduzidos, porém
isso não deve ultrapassar a tênue linha onde a redução de custos e a falta de
qualidade estão muito próximos, não podemos arriscar a imagem nem a qualidade dos
nossos produtos e serviços no mercado.
fevereiro/2.004
Gislaine Zorzin,
Diretora de Logística da Transportadora Zorzin Ltda.
Tel. (0--11) 4991 8446
gzorzin@bol.com.br
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