É um problema significativo. Muitas empresas de
armazenagem o empurram com a barriga devido à descontrolada perda de estoque. Os CDs são
culpados por vários pecados primordiais quando se trata de evitar o furto de produtos por
funcionários.
Ao lado do motorista, o funcionário interno significa problema
O engano mais comum é tornar a coisa tão fácil para que funcionários da
doca e motoristas possam agir em concordância. O armazém é o primeiro e o mais
importante interessado em velocidade, colocando produtos para dentro e para fora.
Programas de gerenciamento do estoque como JIT, criam até maior atividade nas docas de
expedição e recebimento.
Seja uma transportadora comum, um motorista avulso ou um motorista da
empresa, a combinação do motorista com funcionários internos é a
"morte. Paletes com produtos poderiam facilmente desaparecer da noite para o
dia. A logística é perfeita para criar conspiração.
Outro erro comum é a tendência dos armazéns de protegerem o estoque com
métodos de 15 a 20 anos atrás e que se tornaram antiquados, tais como: sistemas de
circuito de televisão e guardas de segurança.
Eles não são impedimentos efetivos por dois motivos: executivos ocupados
raramente têm tempo para observarem um circuito fechado de TV ou suas fitas: e os vigias
geralmente não possuem a motivação nem o treinamento para proteger contra furtos
de funcionários internos.
CDs em contradição sobre furto por funcionário
Muitos armazéns também estão em contradição quanto ao fato de terem um
problema de perda descontrolado e esperam muito tempo para reagir. Os gerentes de CDs
acreditariam que a falta de produtos é o resultado distorcido e será trabalhado durante
o próximo inventário, ou os contadores cometeriam um erro, então acreditam que um
funcionário está roubando no escuro.
Nesta mesma linha, vale a pena verificar os conferentes, os
responsáveis por contar as embalagens que entram e saem do recebimento, separação
do cliente, devoluções e transferência são áreas onde ocorrem muitos furtos no
CD.
Se as pessoas responsáveis por verificar os produtos que entram e saem
não estiverem fazendo um trabalho consciente de alta integridade, será queimado. Muitos
armazéns não fazem o suficiente para monitorar as atividades dos conferentes para ter
certeza que continuam honestos.
Uso de drogas é igual a perda de produto
Gerentes de armazém também precisam estar atentos à eliminação de
usuários e traficantes de drogas. Existe uma correlação direta entre viciados em drogas
e perda de produto, pois essa é a forma que os usuários sustentam seu vício
roubando o estoque.
Um indivíduo que recebe R$ 400 por mês não será capaz de sustentar seu
vício.
Uma das melhores ferramentas de prevenção de furtos é uma linha
confidencial de denúncias para os funcionários.
Implantar uma linha anônima para os funcionários
A grande maioria dos funcionários de armazém são honestos e não desejam
trabalhar entre viciados em drogas e ladrões. Mas relutam em reportar atividades ao
recursos humanos por receio de que a informação vaze e eles sejam alvo de retaliação.
Então ficam em silêncio e isso não é bom para ninguém. Isso causa
problemas de moral entre os bons funcionários e os furtos e consumo de substâncias
tendem a aumentar.
Descobrindo milhões em furtos
Furtos podem acontecer, com os funcionários do armazém
deliberadamente sobrecarregando transportadoras comuns que entram na instalação, ou
funcionários retirando produtos por meio de saídas de emergência e portas volantes para
retirada após horas.
Quão segura é sua instalação? faça essa observação em um minuto.
1. Você fez uma análise de segurança compreensiva
da sua instalação nos últimos cinco anos para identificar controles e procedimentos de
segurança negligentes?
2. As inspeções de embalagens são realizadas
regularmente para evitar que os funcionários furtem estoque?
3. Seu sistema de alarme recebeu uma revisão dos
últimos 12 meses para assegurar que todo equipamento esteja funcionando com plena
capacidade e adequadamente calibrado?
4. Suas proteções de prevenção de perdas
consistem de mais do que um sistema de alarme, circuito fechado de tv e/ou vigias
uniformizados?
5. Regularmente você realiza auditorias de
prevenção de perdas não anunciadas sobre os conferentes, para determinar se são
negligentes ou desonestos?
6. Sua empresa oferece um meio confidencial e seguro
para que ao funcionários forneçam informações sobre furtos, uso de drogas no
emprego e outras atividades ilegais?
7. Você sempre verifica o lixo removido do CD para
garantir que produtos bons não estão sendo escondidos dentro de sacos ou caixas?
8. Você recebeu treinamento significativo para
aumentar sua capacidade de reconhecer furtos, fraude e uso de drogas?
9. Quando você suspeitou do uso de drogas no emprego
no passado, você foi capaz de identificar com sucesso e eliminar o usuário?
10. Você colocou um investigador disfarçado dentro da
sua instalação nos últimos cinco anos?
11. Rotineiramente você tem investigações realizadas
sobre novos contratados para determinar se possuem antecedentes criminais quanto a
apropriação indébita, comportamento violento ou posse de drogas?
12. Quando suspeitou de furto interno você foi capaz
de concluir e acionar as partes culpadas?
2.004
Eduardo Banzato,
Diretor e instrutor da IMAM Consultoria Ltda, empresa
especializada na solução de problemas relacionados à logística e engenharia
industrial, movimentação e armazenagem de materiais, técnicas modernas de
administração da manufatura e estratégias de produtividade.
imam@imam.com.br
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