SUA
LOJA VIRTUAL TEM VISITANTES?
Imagine
que você tenha se preparado muito bem para montar seu negócio na Internet: montou um bom
plano de negócios; escolheu um bom nicho de mercado e os produtos adequados ao perfil do
público alvo; colocou no ar uma loja virtual bem montada, eficaz na transformação
de visitantes em clientes.. está tudo perfeito, só falta algo fundamental: os visitantes
da loja!! Existem inúmeras estratégias de marketing off-line (canais tradicionais)
e on-line (via internet) também conhecido como web-marketing. Vamos ver quatro formas de
geração de tráfego muito utilizadas pelo web-marketing.
Inserção nos sites de busca.
Cerca de um terço das visitas de sua loja virão de sites de busca como Google, Yahoo,
Msn,.. entre outros. Existem duas grandes vantagens na utilização dessas ferramentas. A
primeira é que o visitante vindo dos sites de
busca é potencialmente interessado em seus produtos tendo em vista que para chegar até
sua loja, ele teve que digitar alguma palavra-chave associada ao seu negócio. Dessa forma, a chance desse visitante
vir a tornar-se um cliente é muito boa. Outro
aspecto positivo da utilização dos sites de buscas é o baixo custo da inserção que em
algumas situações é próximo de zero. É importante ressaltar que existe uma forte
tendência a cobrança dos anúncios, principalmente no sistema em que cada palavra
utilizada terá um preço em função de sua demanda, mas mesmo assim, os sites de busca
serão sempre uma fonte imprescindível de visitantes.
Email-marketing. O
e-mail é uma ferramenta poderosíssima na geração de visitas e fortalecimento de marca.
Note que não se trata do envio massivo de e-mails não autorizados, o chato
Spam, que causa terríveis danos ao Comércio Eletrônico e que não deve ser
utilizado por empresas sérias. A grande
força do e-mail é sua agilidade como canal de comunicação por meio de promoções e
newsletter, com o usuário que autorizou a abertura
desse canal (opt-in). Sabe-se que o recebimento e envio de e-mails é a atividade mais
realizada pelos internautas, seguida de longe pela leitura de notícias e diversão. Isso
indica que não dá para imaginar um site bem sucedido que não utilize de forma eficiente
esse canal de comunicação com os usuários.
Anúncios por meio de Banners.
O mercado de propaganda on-line tem passado por uma certa turbulência com índices
de retorno insatisfatórios, mas o lado positivo é que isso talvez leve a uma redução
no custo das inserções, o que atrairia para
esse mercado os pequenos anunciantes, além de melhorar o retorno. O importante para quem
anuncia é não perder de vista a relação custo/beneficio, ou seja, volume de
vendas efetivamente realizadas com a campanha em relação ao seu custo. Note, no entanto, que existe um benefício adicional à
geração de tráfego que é a divulgação da marca; os banners tem esse efeito na medida
em que, para cada pessoa que clicou, provavelmente outras 99 pessoas viram o anúncio e a
marca de sua empresa.
Programas de afiliados.
O conceito é bem simples: o site que enviar um visitante que realize uma compra,
receberá uma comissão sobre o valor da venda. Os programas de parcerias são incipientes
no Brasil e exceto por algumas grandes lojas que pagam percentuais irrisórios, ainda são
pouco utilizados. Provavelmente isso se deve a necessidade de um software mais sofisticado
que faça o controle e o gerenciamento de cada compra, quem indicou o visitante, o valor
de comissão a ser pago, entre outras funções. Com um maior acesso a essa tecnologia por
parte de empresas menores e a melhora nas comissões pagas, esse meio de geração de
tráfego tende a florescer e ser tornar uma das principais ferramentas de geração de
tráfego nos sites de e-commerce.
Como ressalvado no início do artigo, existem incontáveis maneiras de trazer visitantes para o seu site. As citadas acima são extremamente importantes e quase que certamente serão utilizadas em sua loja virtual em algum momento.
junho/2.004
Dailton
Felipini ,
Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas.
Consultor e Professor de Comércio Eletrônico na Universidade Ibirapuera.
Editor dos sites: www.e-commerce.org.br
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