Gestão de Contratos nos Prestadores de Serviços em
Entende-se por gestão de contratos, o gerenciamento
de todo o processo de contratação, envolvendo todas as suas fases, desde a elaboração
da minuta do contrato e seus anexos até o término do prazo contratual.
Os contratos servem para administrar possíveis conflitos e devem ser
entendidos não apenas como uma proteção legal, mas também como um documento de
trabalho.
Um bom contrato maximiza as vantagens e minimiza as desvantagens da
parceria. O contrato serve para direcionar a parceria e estabelecer regras de trabalho,
visando um processo de melhoria contínua.
O gerente de contrato deve participar ativamente de todas as fases da
elaboração do instrumento contratual, zelando, sob todos os aspectos, pelos interesses
da empresa, garantindo o cumprimento de todas as obrigações contratuais por parte da
contratante e por parte da contratada, que ele representa. Além disso, ele é
responsável pela realização dos aditivos e dos atos de renúncia.
Alguns dados interessantes, obtidos em uma pesquisa realizada em 1.999 nos
Estados Unidos pela Association for Transportation Law, Logistics and Policy,
envolvendo 110 Embarcadores e Prestadores de Serviços Logísticos:
No Brasil, infelizmente,
dispomos de pouquíssimos dados a respeito, e pouco representativos. Apenas sabemos que
70% dos contratos dos Operadores Logísticos têm duração média acima de três anos e
que 64% dos contratos contemplam algum tipo de indicador e meta de desempenho.
Para finalizar, vão aqui algumas dicas a respeito da gestão de contratos:
julho/2004
Marco Antonio Oliveira Neves
Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em
marcoantonio@tigerlog.com.br
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