Existe uma certa tradição no mundo dos negócios de
que tudo que ocorre nos Estados Unidos em termos de mercado ocorre no Brasil alguns anos
depois. O ecommerce não foge a essa regra. As
vendas por meio do ecommerce começaram a deslanchar nos Estados Unidos por volta de 1995,
com o surgimento da Amazon.com e outras empresas. Cinco anos depois no Brasil o ecommerce
começou a ser levado a sério e diversas lojas virtuais começaram a aparecer no
horizonte da Internet. Desce então, da mesma forma que o ocorrido nos Estados Unidos, as
vendas por meio do ecommerce não pararam de crescer no Brasil, conforme atestam os
números do primeiro semestre publicados recentemente pela empresa eBit.
Os principais destaques do ecommerce são os seguintes:
O montante faturado no
ecommerce foi de R$ 745 milhões, nada menos que 50% acima do valor faturado no
primeiro semestre do ano passado. É bom frisar que estamos falando do ecommerce puro, que
não considera vendas de automóveis, leilões, passagens aéreas. Trata-se de milhares de
lojas virtuais vendendo roupas, bebidas, remédios, livros, cds, eletrodomésticos, entre
outros. É um excelente faturamento tendo em
vista, o pouco tempo de existência do ecommerce e mais importante que o número em si é
a tendência constante de crescimento que pode ser visualizada claramente pelos dados
abaixo:
Faturamento do e-commerce em milhões de R$ |
2001 | 2002 | 2003 | 2004 (1º semestre) |
197 | 336 | 495 | 745 |
Fonte:
eBit empresas
Conforme mostrado
pela tabela o faturamento saltou de R$ 197 milhões para
R$ 745 milhões num período de 4 anos, nada menos que um aumento médio de 69% ao ano.
eCommerce vende maiores quantidades.
Ainda segundo o eBit, o
crescimento acelerado de 50% do ecommerce no primeiro semestre, deveu-se a um maior volume
de mercadorias vendidas (+35%), e também a um aumento no tíquete médio
de compras (+10%) que chegou a R$ 300 reais com um aumento na preferência por itens de
maior valor unitário como eletro-eletrônicos. Esse dado também reitera o poder de
compra do e-consumidor. Para se ter uma
idéia, nas Lojas Americanas varejista tradicional e que também entrou firme
no ecommerce, o valor médio de compra na loja tradicional é de cerca de R$ 20 contra R$ 286 em sua loja virtual, segundo reportagem
publicada no jornal o Estado de São Paulo.
Mais consumidores para
o ecommerce.
A
quantidade maior de e-consumidores que passou de 2,5 milhões para 2,75 milhões foi uma das razões para o aumento no volume de
vendas do ecommerce mas não é a única. Os compradores antigos também estão comprando
com mais freqüência, segundo a e eBit, o que indica que o ato de comprar pela Internet
está deixando de ser uma novidade para se tornar um hábito.
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