Sabe-se que a leitura no
computador é cerca de 25% menos produtiva e mais cansativa que a leitura em papel. Por
isso, o texto deve ir direto ao ponto apresentando de forma clara e objetiva os
benefícios de se realizar a compra. Lojas virtuais com usabilidade não usam textos
rebuscados ou excessivamente técnicos, a não ser que seu público seja majoritariamente
composto por especialistas. Lembre-se também, de usar parágrafos curtos e separados por
uma linha para tornar a leitura menos monótona.
Usabilidade na loja virtual é capricho no
visual, sem exageros.
Lojas com usabilidade não fazem
exageros no uso de imagens e grafismos que não acrescentam valor e sobrecarregam a
página tornando mais lento o seu carregamento na tela do usuário. Outro inconveniente
mais grave ainda, é tirar a atenção do usuário do roteiro, cuidadosamente estabelecido
para ser concluído com a ação de compra. Por
outro lado, vale a pena investir em boas imagens de produtos e, se possível, mostrar os
produtos sob vários ângulos de forma a destacar aspectos que podem valorizá-los aos
olhos do comprador. Procure utilizar fundo
branco que além de fornecer o melhor contraste com as letras, não acarreta peso
adicional, desnecessário às páginasl. Utilize
cores mais fortes apenas em pequenos grafismos que vão dar um visual mais bonito a loja
virtual.
A home-page é a porta de
entrada de sua loja virtual, onde os visitantes terão a primeira impressão, positiva ou
negativa, do que a loja pode oferecer. Mostre
imediatamente, de preferência no topo da página o que é a sua loja virtual e em seguida
os produtos que ele oferece. Além disso, deixe um link para uma página quem
somos, onde o visitante poderá obter informações mais detalhadas sobre a loja
virtual e seus responsáveis, ganhando confiança para realizar a compra. Coloque na
home-Page links para todas as seções importantes do site e nessas seções, um link de
retorno. Em sites com muitas páginas e grande volume de informação é interessante
colocar também um sistema de busca, no qual o usuário possa digitar a palavra-chave para
o que procura e obter os links para as seções onde a palavra foi encontrada. Usabilidade
também implica em permitir ao usuário realizar a compra imediatamente, disponibilizando
um link comprar já nessa
página.
Em geral, as lojas virtuais têm se esforçado para
facilitar a vida do usuário e o processo de compra on-line. A medida que aumenta o
know-how na área, vão se estabelecendo padrões de usabilidade a serem seguidos com a
conseqüente melhora na avaliação dos lojas e nas taxas de conversão em clientes.
Não por acaso, a maior e mais bem sucedida loja virtual do planeta, a Amazon.com, já
decretava em sua missão: Através da Internet, transformar a compra de livros na
mais rápida, fácil e prazerosa experiência de compra possível
Artigo
baseado no cap. 7 do e-book: LOJA VIRTUAL: como vender na Internet
setembro/2004
Dailton Felipini
Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br ou www.guialog.com.br .