A Importância do Planejamento Estratégico nas Empresas de
Transportes e Logística
Ainda verificamos com grande intensidade a
resistência das empresas em desenvolver suas diretrizes estratégicas. Na prática, a
grande maioria das empresas de logística e transportes não possuem uma estratégia de
negócio definida.
De forma geral, existe uma grande aversão ao uso de
estratégias. Para muitas empresas, a formulação de uma estratégia é um processo
dispendioso em termos de tempo e recursos financeiros. Para estas empresas a adoção de
estratégias engessa o negócio, tornando-as lentas e pesadas. Terrível
engano!
Sem uma estratégia definida, a empresa fica à mercê do mercado e age de
forma reativa, comandada pelos Clientes e pelos concorrentes. Sem um correto
direcionamento estratégico a empresa realiza investimentos de forma incorreta e pouco
produtiva, apresenta baixa lucratividade, perde Clientes, etc.
A estratégia empresarial, quando existe, na grande maioria dos casos fica
restrita aos diretores, sequer chegando aos gerentes e muito menos às áreas
operacionais. Sem o envolvimento e comprometimento de todos os níveis hierárquicos as
estratégias estarão condenadas ao fracasso. No setor de transportes e logística, são
raros os casos de sucesso na aplicação dos conceitos de planejamento estratégico.
A estratégia da empresa deverá conter o foco de atuação da empresa
(serviços, mercado e escopo geográfico), política de preços, ações de marketing,
sistemas de qualidade total, plano de investimentos em infra-estrutura administrativa e
operacional, tecnologia da informação, treinamento, etc.
Algumas dicas para a elaboração da estratégia da sua empresa:
- primeiro, reúna as
pessoas-chave da empresa, preferencialmente em um lugar externo. Isole-as da rotina
diária e concentre-as nesse objetivo.
- segundo, trace um
panorama do mercado no qual a sua empresa atua, apontando as dificuldades, os desafios e
as tendências do setor;
- terceiro, faça uma
análise dos pontos fortes e pontos fracos da sua empresa; discuta também as
oportunidades e ameaças inerentes ao negócio. Seja bastante rigoroso e formal nesse
processo.
- quarto, parta para a
elaboração da missão, visão, valores e diretrizes estratégicas da empresa. Nessa
etapa, abandone o formalismo e abuse da criatividade.
- quinto, para cada
diretriz estratégica, detalhe as ações correspondentes, os responsáveis e o
cronograma. Desenvolva frentes de atuação.
- sexto, desdobre as
diretrizes de forma a alcançar e envolver todos os níveis hierárquicos da empresa,
inclusive (e principalmente) o operacional, no qual se incluem os motoristas.
Ter uma estratégia de
negócio é essencial para todas as empresas, não importando o seu tamanho. Se a sua
empresa ainda não tem ou não dá a devida importância a isso, está mais do que na hora
de rever esses conceitos. Tenha o devido cuidado de não transformar a falta de
estratégia o principal motivo da extinção da sua empresa.
novembro/2.004
Marco Antonio Oliveira Neves,
Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda
marcoantonio@tigerlog.com.br
www.tigerlog.com.br
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