Iniciado em 1999, o plano original do Auto-ID Center, reunião dos laboratórios
de três universidades - Massachusetts Institute of Techology, nos Estados Unidos,
Universidade de Cambridge, na Inglaterra e Universidade de Adelaide, na Austrália - foi
descrever uma tecnologia de identificação agregada a uma tecnologia de informação e
infra-estrutura para o gerenciamento dos dados baseados em padrões abertos.
Sem o abastecimento de um padrão, seria impossível a leitura de etiquetas de
identificação por radiofreqüência (RFID) usando diferentes arquiteturas. A necessidade
de criar um sistema, onde as etiquetas possam ser lidas através de uma cadeia de
abastecimento inteira, decorre da enorme quantidade de informação envolvida.
A partir disso foi criado o Auto-ID Center com o objetivo de colocar etiquetas
RFID de baixo custo em todos os produtos fabricados, com uma única rede global fazendo o
rastreamento dessas etiquetas à medida que estes produtos passem de uma empresa para
outra e de um país para outro.
O elemento-chave é a criação de uma norma universal e aberta para a identificação de
produtos e o compartilhamento da informação. O Auto-ID Center está trabalhando com
organizações de todo o mundo para que uma empresa possa ler as etiquetas de outra
empresa com a mesma facilidade com que, por exemplo, os computadores da IBM podem se
comunicar com equipamentos da Apple através da Internet.
A necessidade de informação em tempo real, acuracidade, rastreabilidade e controle de
lotes dos produtos na cadeia de abastecimento são de grande importância em todos os
segmentos industriais. Na indústria de embalagens de produtos para consumo e nas
indústrias que fabricam produtos de alto valor agregado, expressivos ganhos em
eficiência de manufatura já têm sido obtidos. Agora muitas dessas indústrias estão
procurando entender a redução de custos na cadeia de abastecimento, em especial as que
movimentam grandes volumes de diferentes produtos através de complexas malhas logísticas
que freqüentemente estão separadas por grandes distâncias e aquelas de
alto valor agregado que na maior parte das vezes executam suas distribuições dentro da
cadeia com esquemas complexos de segurança e rastreabilidade.
Superar limitações
Apesar do sucesso e da vasta área de utilização dos códigos de barras, está se
tornando evidente que essas empresas necessitam de mais informações do que aquelas que
os códigos de barras podem prover para um gerenciamento do fluxo de produtos mais
exigível e ágil. Códigos de barras têm limitações como a visibilidade do seu sinal a
partir do código de barras para o scanner. Com isso, pode ler somente um código por vez
e exige pessoas para a captura dos dados, além do que, códigos de barras provem somente
comunicação one-way e coleta uma quantidade restrita de informação sobre o produto.
Também existe o risco de que os códigos de barras não sejam lidos. Códigos de barras
impressos nos produtos também podem ser danificados de maneira que dificulte sua leitura.
A arquitetura da solução RFID desenhada pelo Auto-ID Center foi feito para superar todas
essas limitações e tornar possível a automatização em grande escala do processo de
leitura, provendo informação em tempo real para todos os elos cadeia de abastecimento.
Benefícios do RFID
De acordo com muitos patrocinadores (empresas que estão efetuando testes pilotos da
tecnologia), RFID promete economizar cifras milionárias de dólares através do aumento
na eficiência na distribuição. Mas mesmo o mais fervoroso defensor admite que o
potencial beneficio deverá variar bastante entre as operações da cadeia de
abastecimento. Enquanto algumas promessas possam parecer um pouco otimista, RFID prove uma
significante vantagem em relação a solução de código de barra. Antes de qualquer
companhia embarcar numa solução de RFID em suas operações, devem primeiro ter um firme
entendimento dos benefícios que essa solução possa proporcionar.
Benefícios / Características
- Eficiência / A ausência de atrito em uma operação com RFID em comparação com a
solução de código de barra, a qual necessita de equipamentos e pessoas para leitura dos
SKUs, é grande ganho de eficiência da solução RFID
- Acuracidade / Pelo fato de prover uma identificação de objetos próxima da
perfeição, sistemas baseados em códigos de barras podem ser extremamente acurados. Mas
eles possuem um ponto fraco, eles dependem de um operador para desempenhar a leitura. RFID
tem a habilidade de fornecer um mecanismo de rastreamento que não depende da mão humana.
As transações podem automaticamente ser gravada com um produto em movimento, dentro do
centro de distribuição.
- Visibilidade / A rede EPC (Electronic Product Code) oferece um verdadeiro potencial de
extensão e otimização da visibilidade do produto além das quatro paredes de um centro
de distribuição, enquanto o tradicional EDI prove um mecanismo para compartilhar a
informação entre seus parceiros, RFID e a rede EPC podem fornecer a base de uma firme
colaboração e uma ótima visibilidade através da cadeia de abastecimento.
- Segurança / Assim como RFID pode rastrear o movimento de objeto individual, ele pode
ser usado também de um modo similar para ajudar na redução de roubos durante o manuseio
destes produtos dentro da cadeia de abastecimento, por meio do emprego de portais RFID
dedicados similares a paginas de internet entre os participantes da cadeia de
abastecimento, pode-se detectar movimentos não autorizados dentro da cadeia e, portanto
prevenir ou até barrar o roubo de uma carga ou produto.
Desafios da solução RFID
Considerando o estado atual da tecnologia RFID, seus desafios e barreiras podem fazer da
solução RFID impraticável por muitas situações. Como qualquer aplicação de uma nova
tecnologia, RFID deve trazer um aceitável retorno do investimento e o encontro de uma
criteriosa performance produtiva que possa viabilizar a solução na cadeia de
abastecimento, segue abaixo outros pontos
desafiadores a serem vencidos:
Desafios / Características
- Desempenho / Os leitores de RFID podem falhar na leitura das etiquetas por vários
motivos. Distância e orientação das etiquetas em relação ao leitor pode impedir o
sucesso da leitura da etiqueta. Certos materiais como metais ou líquidos podem distorcer
ou absorver o sinal da etiqueta RFID, embalagens e o próprio ambiente que o circunda,
assim como o próprio produto manuseado pode afetar o sucesso da leitura. Ondas
eletromagnéticas, ruídos de fundo de gerado por outros equipamentos podem também
apresentar problemas na leitura das etiquetas, até mesmo a velocidade que as etiquetas se
movimentam através dos leitores pode prejudicar o sucesso da leitura.
- Custo / Os planos das primeiras empresas que estão adotando a solução RFID são de
trabalhar com etiquetas mais baratas. Etiquetas passivas custam atualmente na faixa de US$
0,20 a US$ 10,00 por etiquetas dependendo do tipo da quantidade desejada nos Estados
Unidos. O Auto-ID Center prevê que uma etiqueta custará US$ 0,05 nos próximos anos,
este é um custo aceitável e justo a ser usado na cadeia de abastecimento. Recentes
avanços na fabricação das etiquetas prometem tornar esta meta realidade. Wal-Mart e o
departamento de defesa dos Estados Unidos tende a forçar a disseminação do uso desta
tecnologia, aumentando assim o interesse da fabricação de chips RFID, conseqüentemente
o custo das etiquetas cairão nos próximos anos.
- Redesenho do processo / Uma vez que RFID pode ser usado no lugar do código de barra,
muitas potencias eficiências e acuracidade, só serão obtidas se usarmos essa tecnologia
de modo diferente do sistema de código de barra, ou seja RFID torna os processos internos
do centro de distribuição um fluxo continuo sem atrito e isso exige mudança nos
processos operacionais de forma que possamos obter os ganhos esperados com esta
tecnologia.
- Integração / RFID não é uma tecnologia plug-and-play. Exige-se
considerável planejamento, engenharia e afinação para fazê-lo funcionar no ambiente de
produção. Considerando o atual estágio da solução RFID e sua pouca utilização nos
dias de hoje, faz-se escassos os recursos humanos disponíveis para abraçar essa
tecnologia nas empresas, isso significa que muitas empresas terão que contratar
integradores terceirizados para assisti-los.
Nov/2004
Kalid Nafal,
Consultor da IMAM Consultoria Ltda, empresa especializada na solução de problemas
relacionados à logística e engenharia industrial, movimentação e armazenagem de
materiais, técnicas modernas de administração da manufatura e estratégias de
produtividade.
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