Atualmente as Empresas Brasileiras vivem um momento
extremamente desafiador. Este novo cenário é caracterizado pela busca por maior
competitividade, maior desenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços
adequados às expectativas dos Clientes e maior desenvolvimento e motivação de seu
capital intelectual (seus recursos humanos).
Para superar estes desafios, algumas Empresas buscam tomar ações voltadas
para redução de custos de uma forma isolada (através da eliminação de posições em
seu quadro de colaboradores, eliminação do cafezinho, controle de ligações
telefônicas e outras tão conhecidas). Estas ações, às vezes se fazem necessárias, no
entanto, quando tomadas de forma isolada, não garantem o resultado desejado.
Por outro lado, temos Empresas que enxergam a Logística como uma
estratégia competitiva bastante eficaz. Estas Empresas planejam e coordenam suas ações
gerenciais de uma forma integrada, avaliando todo o processo desde o Fornecimento da
Matéria Prima até a certeza de que o Cliente teve suas necessidades e expectativas
atendidas pelo produto ou serviço entregue.
O resultado é a superação dos desafios apresentados e conseqüentemente
um melhor posicionamento no mercado.
Como pontos centrais da Logística podemos destacar:
maio/2.006
Hélio Meirim,
Administrador, Mestrando em Administração possui especializações em
Logística, Marketing, Análise e Projeto de Sistemas, Gestão da Qualidade e Docência
Superior;
Experiência profissional de mais de 15 anos como executivo de Logística
em empresas nacionais e multinacionais, tendo desenvolvido projetos no Brasil e no
Exterior. Coordenou as áreas de Planejamento da Produção, Manufatura, Compras,
Estoques, Almoxarifados, Importação e Exportação, Faturamento, Distribuição /
Transporte e Serviço ao Cliente.
Professor universitário e associado da HRM Logística onde desenvolve projetos de
Consultoria e Treinamento nas áreas de Logística e Estratégia Empresarial.
hrmeirim@ig.com.br
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