Por que Terceirizar a Logística?
Essa é uma dúvida muito comum! Apesar de muito se
falar sobre outsourcing (terceirização) ainda existem muitas empresas que realizam
determinadas atividades, diferentes do seu Core Business (Negócio Chave/Atividade Fim)
internamente.
Esse posicionamento pode estar correto, principalmente se tais atividades forem exclusivas
e o mercado não dispor de Prestadores de Serviços capacitados para sua execução.
Por outro lado, existem diversas empresas cujo negócio é especificamente atender o que
não é o Core Business de seus clientes! Em outras palavras, prestadores de serviços
capacitados para exercer funções específicas para outras organizações, nas quais
estas são somente um suporte e não a atividade fim.
No caso da Logística não é diferente! Um Prestador de Serviço Logístico (PSL), no
inglês Third-party Logistics (3PL), concentra todos os seus esforços neste segmento.
Veja através de diferentes perspectivas o porquê de terceirizar a logística
· Pessoas
Isso significa que as pessoas que atuam neste ramo são especialistas no
assunto, tanto por formação acadêmica (MBA, mestrado, doutorado, etc) quanto pela
experiência profissional. Além disso, estão envolvidas no meio, participando de feiras,
fóruns, reuniões e tendo acesso a canais destinados ao setor, tais como revistas, blogs,
etc. Portanto, conhecem novas tecnologias e tendências nacionais e internacionais. Tudo
isso reflete nas Soluções e Diferenciais oferecidos aos seus clientes.
Para a empresa que terceiriza, pode haver uma considerável redução do quadro de
funcionários, o que diminui a necessidade de gestão, espaço e outras tarefas
administrativas relativas a pessoas.
· Equipamentos
Existem dezenas de equipamentos aplicáveis na armazenagem e movimentação de materiais.
Porém, é preciso conhecer o que eles oferecem e quais suprem ou não a necessidade de
cada operação. Em alguns casos um equipamento influencia em outro e uma escolha errada
pode comprometer toda a operação, por isso é importante entender do assunto!
· Processos
Ter um processo robusto é a base para uma boa operação! É preciso mapear todas as
atividades e entendê-las de forma detalhada, assim é possível gerar: velocidade,
qualidade, flexibilidade, produtividade, confiabilidade, etc.
· Ambiente/Layout
Para operacionalização é preciso ter um ambiente adequado em termos de: espaço (área,
pé direito, capacidade de peso do piso, docas elevadas, iluminação, sistemas de
detecção e combate a incêndio, segurança, etc.) e layout adequado para proporcionar
redução dos movimentos, tempos (lead time) e melhor aproveitamento do espaço.
· Qualidade
É o que todo prestador de serviços deve buscar continuamente!
Um dos principais motivos pelo qual algumas empresas têm receio em terceirizar. É fato
que nem todos os prestadores conseguem garantir um bom Nível de Serviço, por isso é
importante escolher o parceiro certo! Esse deve contar com um SGQ Sistema de
Gestão da Qualidade desenvolvido, implementado e controlado através de importantes
indicadores (KPI- Key Performance Indicators).
· Tecnologia
O mercado está em constante evolução, por isso novas tecnologias surgem diariamente. É
preciso trabalhar atualizado e implementar os novos recursos disponíveis, tanto hardwares
quanto softwares. Tudo isso pode gerar maior produtividade, agilidade, qualidade, menores
custos ou também pode ser um diferencial para o cliente final!
· Custos
Creio que esse seja o fator principal para a escolha de terceirização pela maioria das
empresas! Na prestação de serviços é possível ter custos menores, tudo depende da
eficiência do operador logístico. Em muitos casos é ainda possível substituir custos
fixos por variáveis, o que é muito positivo para as organizações!
As perspectivas acima são apenas alguns exemplos, além dessas existem diversas outras
que podem ser observadas. Importante lembrar que a eficácia da terceirização depende de
todas as partes envolvidas nas etapas dessa mudança.
Para concluir, deixo a questão: Devo concentrar os recursos da minha organização no meu
Core Business (Negócio Chave/Atividade Fim) e realizar internamente tudo o que foi
mencionado acima?
março/2014
Rafael Mendes,
CEO & Founder da ASAP Log - Soluções em Logística,
graduado em Administração de Empresas pela FAE Business School com experiência
profissional em empresas multinacionais de grande porte no Brasil e EUA.
rafael@asaplog.com.br
Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br ou www.guialog.com.br .