Logística no Organograma das empresas
Utilizada nas muitas Guerras, que acontceram na história
do Mundo, a Logística foi implementada no Exército, com a finalidade de ser na
retaguarda, um setor de estratégia. Sua finalidade consistia em fazer o planejamento
militar, que compunha o estudo do adversário ( pontos fortes e vulneráveis ), a
definição das frentes de batalha, movimentação e deslocação das tropas e
equipamentos, e programação das equipes de apoio (abastecimento técnico e suprimentos).
O Exército sempre foi na história, sinônimo de disciplina e obediência hierárquica.
Talvez tenha sido este o motivo, para o grande sucesso da Logística, que tem como
característica principal, ser integradora. Era um setor departamental com autonomia plena
de planejamento, diretamente ligado as decisões do comando geral. Fazia a consolidação
das informações e do potencial dos setores. Baseado neles, utilizava todos os recursos
disponíveis, com o objetivo de alcançar as metas do grupo.
As empresas, que na história, sempre se basearam nos modelos organizacionais da Igreja e
do Exército, para se estruturarem, procuraram adequar a Logística ao mundo dos
negócios. Isto ocorreu pela necessidade de se ter um diferenciador, já que começávamos
a viver o período da competitividade, onde era necessário uma solução integrada, que
visasse um ganho global no processo e não em pontos isolados.
Muitas empresas não souberam, ou não conseguiram adequá-la e tirar todo proveito da
nova situação organizacional, devido a falta de profissionais com experiência, por não
ter profissionais com este perfil de visão genérica , ou por deixarem o departamento com
uma autonomia limitada, onde as decisões principais e estratégicas sempre paravam na
mesa de um "comandante"conservador, e preocupado com a reação dos gerentes das
áreas envolvidas.
As que souberam, cresceram e serviram como propaganda de dissiminação da nomenclatura.
De uns tempos para cá, a logística foi tratada erroneamente pelas empresas, como se
fosse moda. Por escutar falar, muitas começaram a criar ramificações de departamentos e
chamar de Departamento de Logística. Hoje se vê muitas empresas, utilizando o nome de
Logística para departamentos, onde o serviço nada tem a ver, e o pior, com gerentes
reaproveitados de departamentos extintos, ou pelo fato de estarem sendo credenciados,
simplesmente por terem tempo de casa.
Apesar de ter havido uma evolução, em termos da difusão e maior compreensão sobre a
abrangência da Logística, graves erros continuam ocorrendo. Faltam profissionais
especialistas, e nos organogramas das empresas, Logística fica sem a autonomia, que
deveria ter, em baixo de departamentos conservadores e tolhedores.
É muito importante seu posicionamento no organograma, em contato direto com o comando da
empresa, e fazendo a integração de todas as interfaces do sistema.
Em plena fase de globalização, onde o mercado exige que se produza mais, com menores
custos, maior qualidade e melhor atendimento, a utilização da Logística nas empresas é
uma questão de sobrevivência.
Para as empresas, que utilizaram no passado, a Logística de forma errada e criaram um
paradigma, da eficácia do conceito, sugiro uma reavaliação de postura, procurando
enfocar o assunto com uma visão geral do processo, esquecendo da administração atual,
que utiliza-se muitas vezes de boas lideranças, porém isoladas, que nada contribuem para
o objetivo principal da organização.
março/1998
Marcos Valle Verlangieri
Diretor da Vitrine Serviços de Informações S/C Ltda.,
empresa que criou e mantém o www.guiadelogistica.com.br
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