Fracasso e Sucesso
"Se és homem, ergue os olhos
para admirar os que empreenderam coisas grandiosas,
"O segredo para o sucesso é fazer as coisas comuns incomumente bem". (John D.
Rockefeller Jr.)
É preciso discernimento
para reconhecer o fracasso, coragem para assumi-lo e divulgá-lo e sabedoria para aprender
com ele.
O fracasso está presente em nossa vida, em
seus mais variados aspectos. Na discussão fortuita dos namorados e na separação dos
casais, na falta de fé e na guerra santa, na desclassificação e no lugar mais baixo do
pódium, no infortúnio de um negócio malfeito e nas conseqüências de uma decisão
inadequada.
Reconhecer o fracasso é uma questão de
proporção e perspectiva. Gosto muito de uma recomendação da Young President’s
Organization segundo a qual devemos aprender a distinguir o que é um contratempo, um
revés e uma tragédia. A maioria das coisas ruins da vida são contratempos. Reveses são
mais sérios, mas podem ser corrigidos. Tragédias, sim, são diferentes. Quando você
passar por uma tragédia, verá a diferença.
A história e a literatura são unânimes em
afirmar que cada fracasso ensina ao homem algo que necessita aprender; que fazer e errar
é experiência enquanto não fazer é fracasso; que devemos nos preocupar com as chances
perdidas quando nem mesmo tentamos; que o fracasso fortifica os fortes.
Pesquisa da Harvard Business Review aponta
que um empreendedor quebra em média 2,8 vezes antes de ter sucesso empresarial. Por isso,
costuma-se dizer que o fracasso é o primeiro passo no caminho do sucesso ou, citando
Henry Ford, o fracasso é a oportunidade de se começar de novo inteligentemente. Daí
decorre que deve ser objetivo de todo empreendedor errar menos, cair menos vezes, mais
devagar e não definitivamente.
Assim como amor e ódio são vizinhos de um
mesmo quintal, o fracasso e o sucesso são igualmente separados por uma linha tênue. Mas
o sucesso é vaidoso, tem muitos pais, motivo pelo qual costuma ostentar-se publicamente.
Nasce em função do fracasso e não raro sobrevive às custas dele – do demérito de
outrém. Por outra via, deve-se lembrar que o sucesso faz o fracasso de muitos homens...
Já o fracasso é órfão e tal como o
exercício do poder, solitário. Disse La Fontaine: "Para salvar seu crédito,
esconde sua ruína". E assim caminha o insucesso, por meio de subterfúgios. Poucos
percebem que a liberdade de fracassar é vital se você quer ser bem sucedido. Os
empreendedores mais bem sucedidos fracassaram repetidamente, e uma medida de sua força é
o fato de o fracasso impulsioná-los a alguma nova tentativa de sucesso. É claro que cada
qual é responsável por seu próprio naufrágio. Mas quando o navio está a pique cabe ao
capitão (imagine aqui a figura do empreendedor) e não ao marujo tomar as rédeas da
situação. E, às vezes, a única alternativa possível é abandonar, e logo, o barco,
declinando da possibilidade de salvar pertences para salvar a tripulação. Nestes casos,
a falência purifica, tal como deitar o rei ante o xeque-mate que se avizinha.
O sucesso, pois, decorre da perseverança
(acreditar e lutar), da persistência (não confundir com teimosia), da obstinação (só
os paranóicos sobrevivem). Decorre de não sucumbir à tentação de agradar a todos
(gregos, troianos e etruscos). Decorre do exercício da paciência, mais do que da
administração do tempo. Decorre de se fazer o que se gosta (talvez seja preferível
fracassar fazendo o que se ama a atingir o sucesso em algo que se odeia). Decorre de
fabricar o que vende, e não vender o que se fabrica (qualquer idiota é capaz de pintar
um quadro, mas só um gênio é capaz de vendê-lo). Decorre da irreverência de se
preparar para o fracasso, sendo surpreendido pelo sucesso. Decorre da humildade de aceitar
os pequenos detalhes como mais relevantes do que os grandes planos. Decorre da sabedoria
de se manter a cabeça erguida, a espinha ereta, e a boca fechada.
Finalizo parafraseando Jean Cocteau:
Mantenha-se forte diante do fracasso e livre diante do sucesso.
PS: O texto utiliza frases de Lucano, Saint-Exupéry, Samuel
Butler, Steven Spielberg e Walter Franco.
março/2.003
Tom Coelho,
Graduado em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP
e especialização em Marketing pela MMS/SP, é empresário, consultor, escritor e
palestrante, Diretor da Infinity Consulting, Diretor do Simb/Abrinq e Membro Executivo do
NJE-Fiesp.
tomcoelho@tomcoelho.com.br
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