PDM: Aproveite esta Ferramenta
Como está o cadastro de materiais da sua
empresa?
No Brasil é comum encontrarmos grupos empresariais que
possuem várias empresas independentes, ou seja, cada uma com uma razão social, CNPJ e
administração própria.
Isto deve-se pelo fato de estarem em cidades ou estados diferentes e optou-se em ser assim
por vários motivos, como estratégia empresarial, incentivo fiscal da prefeitura/governo
local, etc.
Também existe um fato que é muito comum, das aquisições e fusões de novas empresas.
Grandes grupos vão adquirindo concorrentes para crescerem ou mesmo empresas de outros
segmentos, com a idéia de diversificar o ramo de atuação no mercado.
Nestes dois casos é comum encontrarmos no cadastro de materiais das empresas, famílias e
grupos diferentes entre elas, códigos de materiais diferentes (sem padronização e
critério), muitas duplicidades/multiplicidades, falta de NCM (Nomenclatura Comum do
Mercosul) ou mais conhecida na prática como Classificação Fiscal dos materiais, com
erros nas descrições, enfim totalmente heterogêneo.
Isto dificulta muito para o departamento de Compras, pois ter que lidar com todas estas
diferenças citadas acima, faz com que seja mais difícil formar pacotes/lotes de compra
econômicos, onde se agrega o maior número possível de itens do mesmo grupo, que
poderiam ajudar em uma negociação com maior poder de barganha para obter junto aos
fornecedores, melhores descontos e melhores condições comerciais em geral.
Normalmente neste caso o departamento de Compras é centralizado, pois para reduzir custos
as empresas já passaram por esta fase de ter vários departamentos de Compras espalhados
pelo País. No máximo mantém um departamento de Compras pequeno em cada empresa só para
compras locais.
Também já passaram pela fase de centralizar o departamento responsável pelo
cadastramento de novos materiais, em um só lugar.
Nos casos de aquisição de empresas é comum os grupos optarem em trazer para o cadastro
central todo o cadastro da empresa adquirida, sem fazer um saneamento prévio para tirar
materiais iguais, acertar erros de descrições, fazer acerto de grupos, acerto de
unidades de medida, etc., isto pelo fato de não terem ferramentas próprias, tempo hábil
ou mesmo profissionais habilitados para fazerem esta análise criteriosa.
Devido a isto é comum vermos empresas com uma quantidade absurda de itens no cadastro,
sendo que se fosse fazer esta análise cairia drasticamente o número de SKU's (Stock
Keeping Unit).
Ter um cadastro "inchado" tem um alto custo para a empresa, devido a todo o
processo operacional envolvido, arrumar espaço nos almoxarifados, muitos materiais perdem
a validade parados na prateleira, tornam-se obsoletos ou se deterioram parados por anos no
estoque, enfim administrar todo este enorme cadastro. Também é importante considerar a
dificuldade maior para fazer os inventários periódicos.
Para empresas nesta situação, utilizar a ferramenta de PDM (Padrão de Descrição do
Material) é fundamental, pois com o devido detalhamento dos atributos de cada material,
começa-se a utilizar critérios para identificar os mesmos e assim fazer o saneamento do
cadastro.
Utilizar PDM não está necessariamente ligado a acertar as famílias e os grupos de
materiais, pois pode-se acertar a narrativa do material e o mesmo continuar onde já está
cadastrado. Não há esta ligação. Mas será uma ótima oportunidade para acertar as
famílias e os grupos, depois alocar os materiais corretamente, criar uma lógica de
formação dos códigos de materiais e também acertar os NCM's para não correr riscos de
sofrer multas por alocação errada, referente a atribuições fiscais e tributárias.
Fazendo um diagnóstico da situação atual da empresa por um profissional com
conhecimento de PDM e Administração de Materiais como um todo, é possível indicar
soluções, que reduzirão custos e prejuízos e deixarão o cadastro saneado e assim mais
enxuto e confiável.
setembro/2015
Marcos Valle Verlangieri,
Diretor do Guia Log, Consultor e professor
especialista em PDM/PDS
guialog@guidelogistica.com.br
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