O Correto Investimento em PDM/PDS


Já vi muitas empresas contratarem empresas de Software PDM/PDS para acerto nas suas descrições e consequentemente fazer o saneamento do cadastro, retirando as duplicidades ou até mesmo as multiplicidades.
Foi um investimento pesado, mas não se preocuparam de estruturar sua equipe, ter um departamento próprio, seus sistemas internos, desenvolver uma SCME- Solicitação de Cadastramento de Materiais Eletrônico, com telas no ERP constando as Classificações Logisticas necessárias, que acompanham cada SKU (item) por unidade (fábrica, loja, escritório, etc.), enfim se prepararem para a sequência rotineira dos trabalhos.
O resultado disto é que em pouco tempo o cadastro já estava de novo bagunçado e com duplicidades/multiplicidades, pondo a perder todo o investimento feito e tendo que contratar de novo uma empresa de Software PDM/PDS para fazer o mesmo serviço.
Nos projetos que faço, sempre que me perguntam se seria mais vantajoso terceirizar o departamento de Cadastramento de Materiais, respondo que não e que é muito importante a empresa ter uma equipe apta a criar PDM's e PDS's, cadastrar e fazer a manutenção dos materiais e assim não depender de ninguém. Mesmo porque este serviço de terceirizar o cadastramento e fazer a manutenção do cadastro é caro e cobrado por SKU (item), mesmo que sem alterações no mês.
Já vi por exemplo, a empresa de software PDM Tradecom, encerrar suas atividades da noite para o dia, deixando meio que na mão os clientes. Era uma empresa com investidores, um banco canadense e outro brasileiro. Mesmo indo bem, o banco canadense alegou não se interessar mais em administrar empresa fora de sua área de atuação (Financeira) e o banco brasileiro não quis ficar sozinho.
Uma vez um diretor de uma empresa cliente em um projeto, disse me que gostaria assim como se aprende a andar de bicicleta, ter com a consultoria, como as rodinhas de apoio e quando tivesse com a equipe pronta produzindo, "tirar as rodinhas" e andar sozinhos. Esta é a idéia mesmo!

Costumo dizer quando ministro o curso de PDM/PDS ou quando faço projetos de PDM, que o nome correto não seria departamento de Cadastramento de Materiais e sim departamento de Caracterização de Materiais, já que não é só cadastrar e sim um trabalho contínuo, mesmo porque os fabricantes mudam descrições, mudam caracteristicas e tudo isto tem que ser avaliado/analisado, se é uma alteração no mesmo Código de Material ou tem que inativar o CM e cadastrar um novo e assim não bagunçar todo o histórico.
Hoje em dia com o dinheiro curto, tem que acertar na ordem das escolhas para sanear e resolver de vez o Cadastro!


junho
/2021

Marcos Valle Verlangieri,
Consultor, Instrutor do curso PDM e Diretor do Guia Log
guialog@guidelogistica.com.br    

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br ou www.guialog.com.br .