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Reinaldo Polito


VOCÊ É BOM DE CONVERSA?



Este teste foi elaborado pelo Professor Reinaldo Polito – mestre em ciências da comunicação e autor de onze obras sobre o assunto, entre elas o Best Seller "Como falar corretamente e sem inibições" com 98 edições. www.polito.com.br

Responda as questões em termos da realidade atual; não procure acertar ou buscar alternativas ideais.

1. Quando você precisa tomar a iniciativa para começar a conversa:

a) geralmente não sabe como iniciar

b) faz uma pergunta ou um comentário e torce para a outra pessoa continuar

c) faz uma pergunta, comenta uma notícia, ou dá opinião sobre um tema de acordo com a pessoa com quem está conversando
2. Quando você faz uma pergunta:

a) analisa antes se ela estimulará respostas objetivas ou mais abrangentes

b) não se preocupa muito com o tipo de resposta, pois o importante é que a outra pessoa fale

c) prefere falar a fazer pergunta e ter que ouvir
3. Quando a outra pessoa está falando, você:

a) presta atenção, embora nem sempre demonstre que está acompanhando o raciocínio

b) procura prestar atenção, mas com freqüência se distrai

c) presta atenção e dá sinais de que está acompanhando o raciocínio
4. Quando você faz perguntas para iniciar uma conversa nota que a outra pessoa:

a) dá sempre respostas muito curtas sem continuar o assunto você não sabe o motivo

b) às vezes dá respostas curtas, às vezes longas, dependendo do grau de intensidade

c) dá resposta curtas ou longos de acordo com o tipo de perguntas que você faz de propósito
5. Quando você começa a conversar:

a) sempre demonstra interesse, com o semblante alegre ou triste dependendo do assunto discutido

b) só demonstra interesse se a outra pessoa for agradável e simpática

c) não dá demonstrações de interesse nem pela pessoa, nem pelo assunto
6. Quando você recebe uma crítica:

a) demonstra contrariedade e procura se defender

b) não demonstra contrariedade, mas quase sempre se defende

c) não demonstra contrariedade e procura não se defender ou justificar sua atitude
7. Quando você conta uma história durante a conversa:

a) procura não se estender demais

b) não se preocupa com o fato de falar bastante se ela for muito boa

c) procura verificar sempre o interesse da outra pessoa e prefere ser o conciso a prolixo
8. Quando a outra pessoa está falando, você:

a) fica ansioso para falar também

b) geralmente fica sem a paciência e torcendo para a conversa terminar

c) ouve com atenção e dá sinais para que ela continue falando
9. Quando alguém faz crítica a uma pessoa ausente, você:

a) mostra-se solidário e concorda com ela quando tem a mesma opinião

b) ouve atentamente sem fazer comentários

c) procura mudar de assunto sem demonstrar que está censurando aquele comportamento
10. Quando várias pessoas estão conversando, você:

a) procura agir para que todos participem da conversa

b) só age se a conversa estiver morrendo

c) deixa por conta do grupo


INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS:

Perguntas / Alternativas a b c
1 1 3 5
2 5 3 1
3 3 1 5
4 1 3 5
5 5 3 1
6 1 3 5
7 3 1 5
8 3 1 5
9 1 3 5
10 5 3 1


Suas respostas:
Multiplicar as respostas pelos pontos correspondentes.

Perguntas Alternativa respondida Ponto correspondente Total
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Total Geral de Pontos


Você é bom de conversa?
Resultado

De 45 a 50 pontos: Excelente parabéns! Você é uma pessoa interessante e muito agradável para se conversar. Continue assim

De 39 a 44 pontos: Bom. Você é uma pessoa que todos querem ter por perto, mas às vezes fica meio desligado. Fique mais atento.

De 30 a 38 pontos: Razoável. Você é instável. Às vezes é agradável e em outras oportunidades não. Cuidado porque as pessoas podem se afastar e depois fica difícil reconquistá-las. Comece a fazer uma avaliação do seu comportamento depois de cada conversa.

Até 29 pontos: Fraco. Você precisa começar a se preocupar com as pessoas com urgência, pois só vão procurá-lo se tiverem muito interesse ou necessidade. Saia do seu mundo e descubra como pode ser agradável conviver com as pessoas.

Atenção – Se você deseja melhorar sua habilidade de conversar leia o artigo "Melhore suas habilidades para negociar conversando"


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