Estatísticas
São colocados os dados recebidos de
associações, entidades de classe, empresas idôneas e de publicações técnicas.
TIPOS DE CARGAS
Classificadas da seguinte maneira pela ANTT em 2013
por participação.
Tipos
de Cargas |
% |
Produtos ensacados e
envasados |
48,3 |
Cereais, areia, minérios e
outros granéis |
18,4 |
Fertilizantes explosivos e
perigosos |
5,5 |
Produtos em paletes e caixas |
5,7 |
Veículos |
5,5 |
Combustíveis e gás |
5,1 |
Outras cargas (máquinas,
líquidos, mudanças, etc.) |
11,5 |
Total |
100,0 |
TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Fonte: Anuário de Infraestrutura Revista Exame
2005/2006.
Posição |
País |
Malha
Ferroviária em km |
1 |
Estados
Unidos |
228.464 |
2 |
Rússia |
87.157 |
3 |
China |
70.058 |
4 |
Índia |
63.140 |
5 |
Canadá |
48.909 |
6 |
Alemanha |
46.039 |
7 |
Austrália |
43.802 |
8 |
Argentina |
34.091 |
9 |
França |
32.175 |
10 |
Brasil |
29.798 |
RNTRC
Registro Nacional de Transportadores Rodoviários
de Carga
Atualizado em: 30/05/2006 às 04:20 (Dados Preliminares). Fonte ANTT.
Tipo
do
Transportador |
Registros
Emitidos |
Veículos |
Veículos
/ Transportador |
Autônomo |
661.690 |
848.929 |
1,3 |
Empresa |
120.283 |
641.378 |
5,3 |
Cooperativa |
576 |
7.758 |
13,5 |
Totais |
782.549 |
1.498.065 |
1,9 |
CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS NO BRASIL
Transporte de carga, em milhões de toneladas.
Fonte: IDET-FIPE/CNT
|
2.000 |
2.005 |
Rodoviário |
445,8 |
489,8 |
Aquaviário |
407,5 |
459,3 |
Ferroviário |
302,6 |
424,9 |
Aéreo |
0,47 |
0,56 |
RODOVIAS FEDERAIS BRASILEIRAS 2005
A InterB Consultoria fez estudos sobre as
"Rodovias Federais Brasileiras" e chegou aos seguintes números:
A) Situação
18,2 % Boas; 35,4 % Regulares; 46,4 % Ruins ou Precárias.
B) Investimento feito (em porcentagem do PIB)
anos 70 = 1,2 %; anos 80 = 0,6%; anos 90 = 0,3%; 2000 a 2003 = 0,25; 2004 = 0,1%.
RODOVIAS BRASILEIRAS 2004
A Confederação Nacional dos Transportes fez um
estudo de avaliação da malha federal pavimentada, estradas estaduais e privatizadas; e
chegou nos seguintes números, que foram apresentados no começo de outubro/2004 :
Item
avaliado |
Estatais |
Privatizadas |
Boa pavimentação |
40% |
85% |
Boa sinalização |
25% |
83% |
Bom traçado |
14% |
50% |
Balanço final : estradas em
boas condições |
17% |
78% |
INFRA-ESTRUTURA VIÁRIA DE SÃO PAULO
Até 2.020, a matriz de transporte do estado de
São Paulo movimentará 250,7 bilhões de TKU (toneladas transportadas por quilômetro
útil), segundo o PDDT - Plano Diretor de Desenvolvimento de Transportes da Dersa. A
distribuição da malha é de : rodoviário 65,4%; ferroviário 31,3%; hidroviário 0,5%;;
dutoviário 1,7%; cabotagem 0,8% e aeroviário 0,3%.
RAIO X DOS TRILHOS NO BRASIL
Segundo publicado no Jornal O Estado de Minas de
30/06/2002, esta é a posição até esta data:
Itens |
Números |
Extensão das ferrovias no
Brasil |
28.446 Km |
Empresas operadoras |
12 |
Pessoal Empregado |
16.707 |
Receita operacional total |
R$ 2,6
bilhões |
Receita com transporte de
passageiros |
R$ 12,6
bilhões |
Receita com transporte de
mercadorias |
R$ 2,5
bilhões |
NOTAS DE AVALIAÇÃO PARA A INFRA-ESTRUTURA DO TRANSPORTE NO BRASIL
O Instituto de Engenharia realizou, entre abril e
junho/2002, pesquisa de sensibilidade espontânea dos associados da instituição e da
Febrae, quanto ao nível de atendimento às necessidades nacionais dos equipamentos
habitacional e de infra-estrutura. Referente a parte de Transportes, considerando uma
escala de 0 (péssima) a 10 (ótima), os profissionais atribuíram notas de avaliação da
atual qualidade em âmbito nacional, resultando as seguintes médias, conforme quadro
abaixo:
Transportes |
Média |
- Rodovias
- Ferrovias
- Navegação Fluvial
- Navegação Marítima
- Navegação Aérea
- Pontes
- Trânsito (vias urbanas)
- Transporte Público Urbano |
4,1
2,9
2,8
3,6
6,2
5,0
3,1
3,5 |
PROFISSÕES MAIS PERIGOSAS
O Ministério do Trabalho dos Estados Unidos
divulgou pesquisa sobre as profissões mais perigosas do país. Duas ligadas a logística
estão entre as 10 mais perigosas:
Em 3º lugar Piloto de avião com 101 mortes para cada 100.000
trabalhadores (por ano); e em
8º lugar Motorista de caminhão com 27 mortes para cada 100.000
trabalhadores (por ano).
TRÂNSITO DE CAMINHÕES NA CIDADE DE
SÃO PAULO
Segundo informações da Revista Veja SP de
07/08/2002, 200.000 caminhões rodam pela cidade todos os dias; 15.000 estão apenas de
passagem; 10 anos é a idade média da frota circulante; eles representam 17% do tráfego
nas marginais, mas ocupam quase 50% de seu espaço.
TRANSPORTE DE GRÃOS NO BRASIL
Segundo informações da Revista Expocargo de
junho/2002, a divisão de transporte entre os modais é a seguinte: 67% por rodovias; 28%
pelas ferrovias; 5% por hidrovias.
TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL
Números de nosso transporte em 2000. Fonte: NTC -
Assoc.Nac. do Transporte Rodov. de Carga.
Participação do transporte
no PIB brasileiro |
em torno de
3% |
Faturamento anual |
US$ 28
bilhões |
Empresas transportadoras |
12 mil |
De pequeno e médio porte |
95% |
Transportadores autônomos |
mais de
350.000 |
Transportadores de carga
própria |
50.000 |
PERFIL DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS NO BRASIL
Segundo pesquisa PAS/IBGE, referente a dados de
1999, temos os seguintes números:
Pessoas
ocupadas |
Empresas |
% |
Receita
Operacional líquida (R$ mil) |
% |
Receita
média (R$ mil) |
até 5 |
23.908 |
69,1 |
3.068.900 |
17,6 |
128 |
6 a 19 |
8.192 |
23,7 |
2.580.910 |
14,8 |
315 |
20 a 49 |
1.693 |
4,9 |
2.553.820 |
14,6 |
1.508 |
50 a 99 |
447 |
1,3 |
1.993.870 |
11,4 |
4.460 |
+ de 99 |
346 |
1,0 |
7.235.400 |
41,6 |
20.911 |
TOTAL |
34.586 |
100,0 |
17.432.900 |
100,0 |
|
TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL
Fonte: Geipot (Empresa Brasileira
de Planejamento de Transportes).
Modais |
1970 |
1972 |
1985 |
1999 |
Rodoviário |
70,0% |
72,0% |
53,6% |
61,8% |
Ferroviário |
16,2% |
15,8% |
23,6% |
19,5% |
Hidroviário |
12,1% |
10,3% |
18,3% |
13,8% |
Outros |
1,7% |
1,9% |
4,5% |
4,9% |
TRANSPORTE DE CARGAS EM ALGUNS PAÍSES
Referente a 1999/2000. Fonte: Ministério dos Transportes/World Road Statistics
País |
Rodovia % |
Hidrovia % |
Ferrovia % |
Alemanha |
61,21 |
16,51 |
22,28 |
Bélgica |
65,31 |
13,69 |
21,00 |
Brasil |
63,11 |
21,72 |
11,72 |
Estados Unidos |
32,41 |
20,37 |
47,22 |
França |
72,44 |
3,33 |
24,23 |
Holanda |
75,49 |
20,98 |
3,53 |
Inglaterra |
66,60 |
25,67 |
7,73 |
Itália |
88,95 |
0,70 |
10,98 |
Japão |
50,25 |
44,77 |
4,98 |
Polônia |
42,65 |
0,64 |
56,71 |
COMPARATIVO ENTRE MODAIS
Fonte: Secretaria dos Transportes do Rio Grande do
Sul.
Peso
morto por tonelada de carga transportada |
Força
de tração - 1 CV arrasta sobre: |
Navio |
350 kg |
Água |
4.000 kg |
Trem |
800 kg |
Trilhos |
500 kg |
Caminhão |
700 kg |
Rodas |
150 kg |
LINHAS ANTIGAS, NOVOS DONOS
Posição de janeiro/99 de como estava nosso transporte
ferroviário.
Antigo nome |
Novo nome |
Estados cobertos |
Extensão (km) |
Nome do Consórcio
ou de seu líder |
Malha Oeste |
Novoeste |
SP e MS |
1.207 |
Grupo Noel |
Malha Nordeste |
CFN |
MA, RN, PB, PE, AL e SE |
4.679 |
Consórcio Manor |
Ferrovia Tereza Cristina |
- |
SC |
160 |
Banco Interfinance |
Malha Sul |
FSA |
RS, SC e PR |
6.586 |
Sul Atlântico |
Malha Centro-Oeste |
FCA |
SE, BA, MG, GO, ES, RJ e
DF |
7.080 |
Tacumã |
Malha Sudeste |
MRS |
MG, RJ e SP |
1.633 |
MRS Logística |
Malha Paulista (Fepasa) |
Ferropasa |
SP e MG |
4.557 |
Consórcio Ferrovias |
EVOLUÇÃO DA VIAÇÃO FÉRREA
BRASILEIRA
Depois da implantação da estrada de ferro no Brasil em 1852,
por Irineu Evangelista de Souza, mais tarde Barão de Mauá, a nossa Rede Ferroviária
teve o crescimento abaixo:
Fonte: BRINA, Helvécio Lapertosa. Estrada de Ferro. Belo Horizonte: UFMG, 1988.
Decênios |
Km |
1854 a 1863 |
428 |
1864 a
1873 |
70 |
1874 a
1883 |
4.225 |
1884 a
1893 |
6.131 |
1894 a
1903 |
4.525 |
1904 a
1913 |
8.604 |
1914 a 1923 |
5.311 |
1924 a
1933 |
3.148 |
1934 a
1943 |
1.698 |
1944 a 1953 |
2.248 |
Total até
1953 |
36.388 |
TRANSPORTE MARÍTIMO (CABOTAGEM)
O Brasil tem aproximadamente 7.000 quilômetros de
costa.
Abaixo alguns números comparando-se a cabotagem com o transporte rodoviário:
- Um comboio de 10 mil toneladas transporta a carga equivalente à transportada por 278
caminhões de 36 toneladas cada;
- Esse mesmo comboio, em um percurso de 500 quilômetros, consome cerca de 21 toneladas de
combustível. A frota de caminhões, para cobrir o mesmo percurso, consome 54 toneladas;
- Para essa frota de 278 caminhões, são necessárias 556 pessoas, entre motoristas e
ajudantes, enquanto que o comboio de 10 mil toneladas é tripulado por apenas 12.
Fonte: Consórcio Corredor Atlântico do Mercosul no Rio Grande do Sul.
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